Trio Pseudotropheus saulosi em 80x30x35 ou Tanganyica???

lmsalgado

Recommended Posts

Tenho intenções de me aventurar nos ciclidios num aqua 80x30x35 (84 litros). Tenho explorado o fórum mas a variedade é tal que é fácil a gente se perder.

Gosto bastante dos Pseudotropheus saulosi, mas a regra-bruta que vejo em todo o lado por aqui é que para Malawi tenho que ter um aquário no mínimo com 150 de frente. Por outro lado já li também que essa regra é justificada por uma determinada espécie exemplo (não me lembro qual) cujo macho marca como território um diâmetro de 60-70cm.

Isto dá origem à minha pergunta:

Se tiver apenas um trio (1 macho + 2 fêmeas) eles dão-se bem ou estou a sacrificar os bichos? Alguém já experimentou?

Obrigado a todos

Editado por lmsalgado
Partilhar nas redes sociais

Pois,

Não leves a regra á Letra, a questão é Podes, mas deves?

Na minha opinião é curto para 3 Saulosi, mas eles aguentam-se, não podes é cair na tentação de por lá mais nada.

Abraço,

Nuno Dinis.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Pois, o meu problema é mesmo esse: não sei se devo.

Com um aquário tão pequeno, e pelo que andei a investigar, praticamente não tenho alternativas entre os Malawis.

Posso virar-me para os Tangannyicas mas as espécies mais bonitas exigem todas mais espaço. Teria que me contentar com uns Lamprologus, Neolamprologus, ou Julidochromis, que pelas fotografias que vejo, não são tão bonitos.

Tenho sempre a alternativa de desistir por completo dos ciclideos, mas não queria desistir tão facilmente.

Conhecem algum peixe tão vistoso e interessante como os pseudotropheus saulosi que se dê bem neste espaço?

Obrigado

Existem ciclídeos anões sul americanos lindíssimos, com os quais podes juntar outras espécies de não ciclídeos

Sim, já estive a investigar os ramirezzis e os apistogramas. Mas sinceramente estou mais interessado nos africanos. 1º porque a água em minha casa é alcalina e por isso é muito mais fácil de manter os africanos, depois porque já tenho um comunitário onde quase todos os peixes são sul americanos.

Agora, se houvesse ciclídeos africanos anões, isso é que era :)

Já agora: eu vejo falarem muito em conchiculas.... isso é a mesma coisa que os shell dwellers?

E outra pergunta: entre os tanganicas conhecem algum incubador bocal que caiba neste espaço?

Editado por lmsalgado

Acho que já tenho uma lista de escolhas possíveis, agora tenho que verificar compatibilidades e quantidades... mas acho que para falar disso é melhor colocar noutro tópico (aqui) para não haver confusões.

Obrigado a todos pelas vossas respostas.

Editado por lmsalgado