Recommended Posts

Publicado

Estou a montar um aquário e preciso que me ajudem. Tenho um aquário pequeno, pequeno demais aliás (cerca de 25 litros 21x28x42), sei que é pouco, mas tb sei que n é impossível recriar um pequeno mundo aquático no seu interior. As minhas dúvidas são as seguintes, dado que tenho um aquário pequeno, gostava de colocar plantas naturais, bem como alguns esconderijos para os peixes, tou também a pensar pôr um filtro interior, apesar de ter uma bomba de ar. Quais e quantas plantas me sugerem a utilizar, dado que não queria roubar muito espaço para os peixes nadarem. E já agora, tou a pensar colocar 2 guppys (macho e fêmea), 4 ou 5 néons, e se possível 1 limpa-fundos e 1 limpa-vidros, se acham que é demais e que não estou a colocar as espécies correctas digam-me, por favor, quais hei-de usar. Obrigado e bem-hajam.

Publicado:

Boas,

Vou tentar responder a tudo o que sei!

tou também a pensar pôr um filtro interior, apesar de ter uma bomba de ar.

Eu acho que, num aqua tão pequeno, ainda vais perder mais espaço com o filtro! Porque não tentas um exterior? E depois, quando comprares um aqua maior, já tens filtro!

Se vais ter plantas, não precisas de bomba de ar para nada!! Talvez, precises durante a noite! Mas, geralmente, não é preciso! Se optares por nunca ligar, tens de ter atenção se, durante a noite, os peixes ficam com respiração ofegante e se passam a vida a vir à superfície! Isto no caso de pores plantas! Se não puseres, tens de por bomba de ar!

E já agora, tou a pensar colocar 2 guppys (macho e fêmea), 4 ou 5 néons, e se possível 1 limpa-fundos e 1 limpa-vidros

Antes de mais, os néons querem ph baixo e os guppies ph alto! Portanto, tens de optar por uma delas!!

Outra coisa, os néons são peixes de cardume e não de mini-cardume! Ou pões muitos, ou não pões! Isto é o meu ponto de vista!!

se acham que é demais e que não estou a colocar as espécies correctas digam-me, por favor, quais hei-de usar.

A relação é esta: 1cm de peixe para 1 litro de água! 1 cm de peixe em adulto! Tipo o teu aqua tem 25 litros brutos! Deve ter aí uns 18 reais! Ora podes por 18 cm de peixe! Os guppies atingem 3 cm em adultos!

Deve-se por, no caso dos guppies, 1 macho para cada 2/3 fêmeas!

Eu aconselho-te a comprares 1 guppy macho, 2 guppies fêmeas, 3 corydoras e um platy macho e uma fêmea!

Acho que para começar está muito bem! Acho que devias optar por filtro exterior, por pôr plantas e esquecer a bomba de ar! Eu acho que assim estava bem!

Mas de qualquer modo, ouve outras opiniôes, inclusivamente, de "experts"!

Espero ter ajudado! Se alguma coisa estiver mal, corrijam sff!

Portem-se,

Cláudio Espírito Santo

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

Publicado:

Sim, vou ler mais algumas opiniões mas gostei dos teus conselhos. Sabes-me dizer qual é +/- o preço de um filtro exterior, li algures que os interiores são melhores para aquários pequenos, no entanto, como dizes, retiram muito espaço...

Publicado:

Sim, é verdade que os interiores, para aqua's pequenos, são melhores! Mas, eu sei como é o bichinho da aquariofilia! Tu hoje tens esse, mas dou te uns 2 meses para queres um maior!! E aí vais ter de comprar outro.. Então, para prevenir, compras já um exterior melhor! Agora, isso dos filtros exteriores, os piores, devem andar na volta dos 50€! Mais coisa menos coisa! Eu sou fiel à Fluval! Só uso FLuval, por isso não sei os preços dos Eheim! Mas há muita gente que prefere! Para o teu aqua, não te aconselho nenhum Fluval, porque são muito caros para esse aqua! Entre 50€ e 75€ ach que encontras um bom filtro para o teu aqua, e que possas usar num futuro aqua!

Portem-se,

Cláudio Espírito Santo

Publicado:

desculpa estar a incomodar-te....mas até agora és a única pessoa que me está a esclarecer as dúvidas...não fizeste nenhuma referência ao tipo de plantas que me aconselhas a colocar, sei que existem plantas para 3 colocações específicas: parte da frente, meio e parte de trás do aquário, dado que não devo colocar muitas plantas (penso eu...), em que zonas devo colocar e quais, não podem crescer muito pq o aquário tem 28 cm de altura. Eu sei que a vida de aquariófilo é um pouco dispendiosa, mas dado que estou a iniciar, queria optar por coisas mais em conta...tás a perceber?! será que é possível optar por não colocar um filtro? sei que me vai dar muito mais trabalho, mas se calhar torna-se mais barato....n?!

Publicado:

Sobre a questão de não pores filtro, esquece! É mesmo fora de hipótese! Tinhas muito trabalho! Mais vale por um filtro interior!

Quanto às plantas, não respondi porque não percebo muito! Mas na parte de trás, pôem-se mais altas, no meio, as de tamanho médio e à frente, colocam-se as mais baixas ou até mesmo rasteiras!

Não tenho aconselho a pores muitas plantas, visto que estás a iniciar! Tenta usar a função pesquisar do fórum! E pôe-te a ler! Tens muito que ler! Podes colocar valisnerias, cambombas, sei lá! Há tantas! Para a frente, aconselho a Glossostigma! Tenta procurar, na secção Fotos e Vídeos, aquários plantados! Pode ser que te ajudem!

Vou deixar aqui um link, para te simplificar o trabalho, e depois procuras tu:

--> http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopi...t=8683&start=25

(o plantado do sergioveterano, ele sim é um expert!)

Outra coisa que podes fazer, é ir à secção de Plantas e consultar os inamovíveis! Tenta o "Sites de plantas", tens lá muita coisa!

Espero ter ajudado, mais alguma dúvida já sabes!

Portem-se,

Cláudio Espírito Santo

Publicado:

ok, vou pesquisar melhor acerca das plantas. mais uma dúvida, quanto à decoração, tenho umas pedras que arranjei na praia que acho que servem, mas queria alguma coisa que servisse de escnderijo, o que me aconselhas, encontro alguma coisa em lojas da especialidade?

tou a pensar colocar areia da praia em conjunto com outro tipo de areão, axas que o deva fazer ou n...?

Publicado:

Quanto aos esconderijos, podes fazer com as pedras! Fazer tipo grutas, pegar em duas pedras e depois por uma comprida por cima! Vai vendo fotos de outros aquas!

Quanto à areia, há quem diga que sim, há quem diga que não! Eu acho que se pode usar! Tens de lavar muito bem, porque a areia alcaliniza a água! E diz-se que a areia, com o tempo, fica muito compacta e que as ~raízes das plantas não conseguem furar a mesma!

Portem-se,

Cláudio Espírito Santo

Publicado:

Tanta duvida... vou tentar dar-te mais uma ajuda.

Filtro:

Um filtro interior tira de facto muito espaço. Se optares por um exterior diria para veres um aquaclear mini. É um filtro exterior de cascata mesmo para aquários pequenitos e deve-te ficar por entre 20€ e 30€ mais ou menos.

Não compres um filtro potente demais a pensar num aumento de aquário porque o que vai acontecer é ele arrancar-te as plantas todas e gerar corrente forte demais stressando os peixes (além disso quando aumentares esse aquário serve sempre como maternidade ou aqua hospital ou de quarentena para os peixes novos).

Areia de praia:

Má escolha. A areia de praia contem restos de conchas,coral que te alcaliniza a água. Escolhe antes areia de rio que com essa não tens problemas.

Se queres ter plantas não uses areia muito fina porque compacta como o frenchy disse e tem tendencia a criar zonas onde se desenvolvem bactérias anaeróbicas que podem ser prejudiciais ao aqua.

Plantas:

Depende fundamentalmente da quantidade de luz.

Para fundo e de crescimento rápido tens valisnérias ou elodeas (são as mais baratas, fáceis de transplantar, um vaso tem vários pés)

Para o meio eu metia ou esconderijos de pedra ou um tronco com buracos mas não colocava plantas.

Para a frente anubias nana. São anubias anãs que ficam sempre rasteirinhas.

E pronto espero ter ajudado mais alguma coisita. Com paciencia as coisas vão-se conseguindo 8)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Obrigado pelos conselhos, mas continuo com algumas dúvidas....tipo, se comprar esse filtro da hagen, um termóstato (eskeci-me de referir k tinha 1 e k se partiu), e alguns pés de elódea e de anúbias, gasto menos de 75 euros?

Publicado:

Olá, dado que o aquário é pequeno, colocar cabombas ou valisnerias é a meu ver má ideia, as valisnerias crecem mais de um metro e as cabombas precisam de alguma luz.

O meu conselho para plantas vai para uma escolha de plantas de crescimento lento e fácil manutenção, Para primeiro plano Cryptocorines uns 5 pés devem chegar, no meio plano um feto de java não muito grande, e no fundo uma planta de caule a formar um arbusto mais denso que poderá ser Ludwigia repens, não sei que luz tens por isso talvez esta última embora fácil, pode ser dificil de crescer ai.

O meio e o ultimo plano devido às dimensões do aqua fundem-se um pouco. Por isso não o enchas demasiado.

Tal como foi dito um filtro tipo cascata é uma boa solução e barata.

26675160.img.jpg

Publicado:

Cuidados, cuidados há muitos! Iluminação, poda, abudo, dar-lhes os nutrientes todos, não por peixes que as comam nem que as arranquem do substracto! Haver, há muitos! Tens de as podar, tens de lhes dar a iluminação necessária, adubá-las, etc etc!!

Portem-se,

Cláudio Espírito Santo

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!