Joaquim Nunes Publicado Janeiro 9, 2009 Publicado Janeiro 9, 2009 Olá a todos É a primeira vez que estou a colocar um post e caso não esteja no devido lugar, peço desde já desculpas pelo erro. Tenho um aquário (100x30x40) montado por mim em 2004 e o que fiz nele foi apenas o resultado da informação que fui recolhendo na internet e panfletos sobre aquariofilia adquiridos nas lojas de animais da minha área de residência. Como gosto de aquários com plantas, fui comprando aquilo que encontrava. A escolha era sempre limitada (infelizmente) e no final obtive um aquário carregado de plantas mas desorganizado como podem ver pelas fotos seguindo os links que indico. http://s284.photobucket.com/albums/ll8/jjm..._geral_lado.jpg http://s284.photobucket.com/albums/ll8/jjm...eral_frente.jpg Neste momento quero montar um aquário de dimensões superiores, algo com o mesmo comprimento mas mais largo e alto (100x40x50 ou 60 de altura) e quero tentar montar um aquário plantado com plantas escolhidas a dedo e colocadas de forma organizada. Pretendo também investir num sistema de co2 e outros acessórios necessários. Primeira questão: eu pessoalmente gosto daqueles aquários fechados, ou seja, a tampa do aquário cobre por completo o aquário e é aí também que está alojado o sistema de iluminação geralmente com 2 lâmpadas fluorescentes T8. Como pretendo montar um aquário densamente plantado, preocupa-me que as 2 lâmpadas sejam insuficientes e se pretender colocar mais um ou 2 tubos talvez não seja possível. Sendo um aquário aberto, pela experiência do meu, verifico que a parte de cima tem sempre um pouco de pó e numa semana evaporam-se entre 3 a 5 litros dependendo da altura do ano. Que recomendam? Segunda questão: sendo eu de Setúbal, a escolha por aqui é muitíssimo limitada para adquirir um aquário, filtros, PLANTAS, e outros acessórios. Que lojas me recomendam neste momento? Podem ser em Lisboa e arredores. A única que conheço e só lá fui uma vez é a Aquaplante e este fim-de-semana vou visitar a Naturline pela primeira vez. Sei que já existem postagens sobre lojas mas tal como disse uma loja pode ser boa hoje e daqui a um mês já não. Desculpem-me este relatório extenso mas as questões são muitas e o espaço é pouco. Agradeço mais uma vez sugestões e opiniões. Obrigado, Joaquim Nunes Citar
npinto Publicado: Janeiro 9, 2009 Publicado: Janeiro 9, 2009 Olá a todosÉ a primeira vez que estou a colocar um post e caso não esteja no devido lugar, peço desde já desculpas pelo erro. Tenho um aquário (100x30x40) montado por mim em 2004 e o que fiz nele foi apenas o resultado da informação que fui recolhendo na internet e panfletos sobre aquariofilia adquiridos nas lojas de animais da minha área de residência. Como gosto de aquários com plantas, fui comprando aquilo que encontrava. A escolha era sempre limitada (infelizmente) e no final obtive um aquário carregado de plantas mas desorganizado como podem ver pelas fotos seguindo os links que indico. http://s284.photobucket.com/albums/ll8/jjm..._geral_lado.jpg http://s284.photobucket.com/albums/ll8/jjm...eral_frente.jpg Neste momento quero montar um aquário de dimensões superiores, algo com o mesmo comprimento mas mais largo e alto (100x40x50 ou 60 de altura) e quero tentar montar um aquário plantado com plantas escolhidas a dedo e colocadas de forma organizada. Pretendo também investir num sistema de co2 e outros acessórios necessários. Primeira questão: eu pessoalmente gosto daqueles aquários fechados, ou seja, a tampa do aquário cobre por completo o aquário e é aí também que está alojado o sistema de iluminação geralmente com 2 lâmpadas fluorescentes T8. Como pretendo montar um aquário densamente plantado, preocupa-me que as 2 lâmpadas sejam insuficientes e se pretender colocar mais um ou 2 tubos talvez não seja possível. Sendo um aquário aberto, pela experiência do meu, verifico que a parte de cima tem sempre um pouco de pó e numa semana evaporam-se entre 3 a 5 litros dependendo da altura do ano. Que recomendam? Segunda questão: sendo eu de Setúbal, a escolha por aqui é muitíssimo limitada para adquirir um aquário, filtros, PLANTAS, e outros acessórios. Que lojas me recomendam neste momento? Podem ser em Lisboa e arredores. A única que conheço e só lá fui uma vez é a Aquaplante e este fim-de-semana vou visitar a Naturline pela primeira vez. Sei que já existem postagens sobre lojas mas tal como disse uma loja pode ser boa hoje e daqui a um mês já não. Desculpem-me este relatório extenso mas as questões são muitas e o espaço é pouco. Agradeço mais uma vez sugestões e opiniões. Obrigado, Joaquim Nunes Eu pensava que era o unico a ter uma verdadeira selva amazónica num aquario... Embrora compreenda a tua ideia de ter um aquario com um design definido e com um aspecto organizado, eu mesmo estou a começar a montagem de um, nao deixo de gostar dos aquarios com o aspecto do teu (e do meu). Para mim o mais importante é a saude das plantas e dos animais la presentes, e posso reparar que tens aí as duas coisas. A unica coisa que eu tinha feito diferente no teu aquario seria a alteração da localização as plantas maiores o fundo, para nao criar ali aquela parede. De resto parabens e boa sorte para a nova aventura. Nuno Pinto Citar N.A.D.A. - NÚCLEO DE AQUARIOFILIA DO DISTRITO DE AVEIRO!
Joaquim Nunes Publicado: Janeiro 11, 2009 Autor Publicado: Janeiro 11, 2009 Olá a todos mais uma vez. Confesso que estou muito desapontado pela ausência de respostas. Se este fórum serve para partilhar conhecimentos, ideias, sugestões, etc. Não compreendo porque se privaram de me dar dicas. Nem um mísero link me foi indicado. Foi a primeira vez que solicitei ajuda e gostava de ter tido um feedback. Algum membro poderá dizer que tópico semelhante já foi tratado ou que a pesquisa existe. Sim é verdade, mas no meio de tanta informação por vezes não encontramos o que precisamos. Cumprimentos, Joaquim Nunes Citar
Jorge Oliveira Publicado: Janeiro 11, 2009 Publicado: Janeiro 11, 2009 Dei uma pequena ajuda com as fotos.Lamento que penses isso do pessoal que está por cá a tentar ajudar.Eu já tinha visto o tópico mas depois passou-me e nem disse nada.Vais ver que irão aparecer algumas respostas ao que pretendes.Eu não sou dessa zona senão até eu próprio te ajudaria a fazer um aquário.Há boas pessoas a fazerem por ai aquários.Aconselho sempre a fazer o maior possível.Faz no mínimo com 50 de largura e altura,no mínimo volto a repetir.Já sabes que é um vicio isto e queres sempre mais e mais.Para essa altura lâmpadas T5 era uma opção boa e fiável,mas nada como passares pela secção "plantas" e colocares lá a lista de plantas que tens em mente e as medidas do aquário e eles melhor que ninguém te indicariam a iluminação adequada e até fertilização.Sobre as lojas nem disseste o que achaste delas,segundo sei são as 2 melhores de Portugal,primam pela sua boa qualidade e atendimento ao cliente. Não sei se ajudei em algo mas espero que sim.Já agora não mudes de 100x30x40 para 00x40x50 é que mal irás notar a diferença Opta por o maior que possas e tenhas possibilidades financeiras.Analisa o espaço que tens e depois diz algo,já agora um filtro externo ai ficaria melhor. Citar O meu feedback
babykhan Publicado: Janeiro 12, 2009 Publicado: Janeiro 12, 2009 Boas Para que não digas que não há nada de jeito na tua terra deixo-te aqui um link. Eu é que me posso queixar à vontade, para o Porto eles não enviam nem aqui há quem faça Aquas a este preço e com esta qualidade. Gostei bastante do teu Aqua. Está com uma saúde pujante. Parabéns. Abraço Citar O meu Gerador de CO2 Químico O meu Muro das Lamentações (em estrangeiro FEEDBACK )
Nuno Costa Publicado: Janeiro 12, 2009 Publicado: Janeiro 12, 2009 sendo eu de Setúbal, a escolha por aqui é muitíssimo limitada para adquirir um aquário, filtros, PLANTAS, e outros acessórios. Que lojas me recomendam neste momento? Podem ser em Lisboa e arredores. A única que conheço e só lá fui uma vez é a Aquaplante e este fim-de-semana vou visitar a Naturline pela primeira vez. Sei que já existem postagens sobre lojas mas tal como disse uma loja pode ser boa hoje e daqui a um mês já não. bom dia podes começar por aderir ao grupo "Entre Margens" (para isso tens de enviar uma MP para "Nuno Costa" ou "Sergio Torres" ou "Dario Santos". Este Grupo é formado por membros deste forum que sejam da zona de Lisboa/setubal. Dentro desde grupo tens diversa informação sobre a tua area. Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Joaquim Nunes Publicado: Janeiro 12, 2009 Autor Publicado: Janeiro 12, 2009 Olá a todos mais uma vez e peço desculpa se pareci rude no meu comentário, mas não era essa a minha intenção. Quando estamos com qualquer coisa a ferver no sangue, queremos que as coisas aconteçam de imediato e a impaciência por vezes dá nisto. Agradeço desde já os comentários e espero que surjam mais uns quantos que me possam dar dicas valiosas. Tal como tinha dito no tópico inicial, tinha visitado uma loja da especialidade e este Sábado lá fui de Setúbal para Arneiro/Cascais para visitar a outra loja, Naturline. Das duas lojas que visitei - Aquaplante e Naturline - a minha opinião é positiva. Fui atendido muito bem e esclarecido nas dúvidas que coloquei, por isso aconselho a visita a estes lojas a quem ainda as não conhece. No que respeita à montagem de um novo aquário plantado confesso que fiquei um pouco assustado com os preços das coisas e de tudo ainda acho que o mais barato é o tanque. O substrato adequado para as plantas é um bocadinho puxado, depois as plantas Tropica idem idem, mais um sistema de CO2, etc etc., parece-me que só consigo montar isto lá mais para o verão. Se fosse uma televisão ainda comprava a prestações, agora um aquário é que não há nada a fazer senão ir juntando o dinheiro que puder. Quando tiver mais novidades das minhas decisões ou dúvidas, cá estarei de novo. Obrigado a todos. Joaquim Nunes Citar
Recommended Posts