Fosfatos e Sera Daydrops


NeroBaco

Recommended Posts

Boas, ando com ideias de fazer um plantado utilizando a seguinte fertilização:

 

Para Macronutrientes:

 

- Cloreto de Potássio para o Potássio;

- Nitrato de Potássio para o Azoto;

- Fosfato de Potássio para o Fósforo.

 

Para Micronutrientes:

 

- JBL Ferropol (tem o defeito de não ter magnésio...)

 

Para Ferro:

 

- Ainda não comprei mas estou a pensar no da Horizonte aquático.

 

 

Agora as dúvidas:

 

Coloquei à 1 semana Seraflordepot, posso começar já a fertilizar ou ainda não é necessário?Pergunto isto porque tenho algas filamentosas numas anúbias, e julgo tratar-se de uma desregulação de nutrientes, levando-me a crer que seja necessário um acerto nos nutrientes...

 

Aqual a constituição da Sera Daydrops, ou mesmo do JBL daydrops? Ainda não comprei o fertilizante específico para Ferro da HA, e caso este fertilizantes fossem constituidos essencialmente por Ferro, talvez não fosse necessário gastar dinheiro na HA...

 

Tendo comprado os compostos acima referidos para fazer os fertilizantes para Macronutrientes, peço-vos uma ajuda: tenho 200 de Cloreto de Potássio, de Nitrato de Potássio e de Fosfato de Potássio tenho 100g de cada. Agora para um aquário de 33L, densamente plantado e com Co2 DIY, como farei a diluição destes sais?

 

Os fosfatos são ou não importantes num aquário? Convém ter uma quantidade mínima, certo?

 

 

Muito Obrigado, Cumps.

Editado por NeroBaco
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, muitas perguntas afastam o pessoal das rxps :rolleyes:

 

Bem, se adicionaste substrato fertil aconselho a esperares no minimo 1 mês sem fertilizares micro nutrientes, apenas acertar os macros NPK e no dia das TPA repor Tb o NPK...

 

Para diluires os compostos e saberes as quantidades e respectivos valores usa este link:

 

Calculadora de CHUCK

 

Atenção nas opções dos compostos tens de escolher a certa certifica-te tb dos compostos que adquiriste

 

KCL = Cloreto de Potassio

 

KNO3 = Nitrato de potassio

 

KH2PO4= Fosfáto mono-potassio

 

Os fosfátos são extremamente importantes para as plantas, dai serem considerados Macro nutrientes.. deve se manter entre 0.5ppm a 2ppm

 

Para teres uma ideia tem de ser proporcional aos nitratos:

 

EX:

 

NO3= 5 ; PO4= 0.5

NO3=10 ; PO4 = 1

NO3= 15 ; PO4 = 1.5

 

Dos valores que obtens de NO3 regulas o PO4... (isto é só um guia para orientação inicial... se te deres bem com valores diferentes não há prob :D)

 

Cumps e venha fotos da montagem

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, muitas perguntas afastam o pessoal das rxps :rolleyes:

 

Bem, se adicionaste substrato fertil aconselho a esperares no minimo 1 mês sem fertilizares micro nutrientes, apenas acertar os macros NPK e no dia das TPA repor Tb o NPK...

 

Para diluires os compostos e saberes as quantidades e respectivos valores usa este link:

 

Calculadora de CHUCK

 

Atenção nas opções dos compostos tens de escolher a certa certifica-te tb dos compostos que adquiriste

 

KCL = Cloreto de Potassio

 

KNO3 = Nitrato de potassio

 

KH2PO4= Fosfáto mono-potassio

 

Os fosfátos são extremamente importantes para as plantas, dai serem considerados Macro nutrientes.. deve se manter entre 0.5ppm a 2ppm

 

Para teres uma ideia tem de ser proporcional aos nitratos:

 

EX:

 

NO3= 5 ; PO4= 0.5

NO3=10 ; PO4 = 1

NO3= 15 ; PO4 = 1.5

 

Dos valores que obtens de NO3 regulas o PO4... (isto é só um guia para orientação inicial... se te deres bem com valores diferentes não há prob :D )

 

Cumps e venha fotos da montagem

 

 

 

Boas Godlike, afastam msm! =)

 

Mais uma pequena dúvida

 

O Chuck deu-me o seguinte

 

duvidarj2.jpg

w621.png

 

 

Ou seja, tenho como objectivo ter 5 ppm de Nitratos no meu aquário. Porém, devo adicionar os ml necessário por dia para ter esta quantidade (isto é, adicionar 3,7 ml por dia para obter diariamente os tais 5ppm de Nitratos) ou repartir durante os 7 dias da semana estes 5ppm(aumentando a diluição)?Porque este adicionar de Nutrientes deve ser contínuo e permanente e não tudo num só dia, certo?

 

 

Muito obrigado por todas as respostas!

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro deves ver os nitratos que a tua fauna produz... e tb os fosfatos... cria uma tabela para apontares todos os testes que fazes.. e assim chegas a conclusão de quantos nitratos e fosfatos (derivado da comida) o teu aquario cria por dia.. assim consegues saber se necessitas fertilizar ou não entendes??

 

Não deves adicionar NP assim sem mais nem menos... deves 1 ter a noção...

 

Nas TPAs tb convem saberes o que tiras e o que metes com a água de rede...

 

o K adicionas 10ppm dia sim dia não até teres a noção depois de saberes o consumo real adicionas 10 ppm por cada 5ppm de nitratos ou 1ppm de fosfatos... atenção os 2 não acomulação caso tenhas de fertilizar os 2!

 

PS: Isto tudo só deve ser tomado em conta depois de completado o ciclo de azoto :rolleyes:

 

cumps

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Primeiro deves ver os nitratos que a tua fauna produz... e tb os fosfatos... cria uma tabela para apontares todos os testes que fazes.. e assim chegas a conclusão de quantos nitratos e fosfatos (derivado da comida) o teu aquario cria por dia.. assim consegues saber se necessitas fertilizar ou não entendes??

 

Não deves adicionar NP assim sem mais nem menos... deves 1 ter a noção...

 

Nas TPAs tb convem saberes o que tiras e o que metes com a água de rede...

 

o K adicionas 10ppm dia sim dia não até teres a noção depois de saberes o consumo real adicionas 10 ppm por cada 5ppm de nitratos ou 1ppm de fosfatos... atenção os 2 não acomulação caso tenhas de fertilizar os 2!

PS: Isto tudo só deve ser tomado em conta depois de completado o ciclo de azoto :)

 

cumps

 

 

Sim o ciclo já está completo :sign_welcome:

 

Então adiciono diariamente a quantidade de ppm que o chuck me dá certo? Por dia o aquário necessita de x quantidade de y nutriente, e esse x fornece-se todos os dias, 7 dias por semana...ok!!

 

Só não percebi o que coloquei a Bold.

 

Então, para já começarei a fertilizar só com K. Vou fazendo os testes de N e P e depois já tenho uma noção

 

A relação entre os Macros é essa certo? 10ppm para K, 5 ppm para N e 1 para P, depois varia consoante as necessidades, ok!!

 

 

Quanto ao Daydrop da Sera ou da JBL, aconselha, conhece?

 

Muito Obrigado pela rapidez e ajuda!! surprised

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebeste bem!

 

Antes de começares a fertilizar macros.. deves saber o que o teu aquario gera primeiro... imagina que o teu aquario gera 2.5ppm por dia que não são consumidos pelas plantas... logo todos os dias vai existir um excesso... logo se vais fertilizar vais ainda aumentar.

Resumindo o aquario gera N e P mas as plantas tb consomem... caso o que seja gerado seja inferior ao consumido... ai sim tens de adicionar... agora se for ao contrário a solução é TPAs..

 

O K é que não é gerado pelo aquario e devemos adicionar...

 

A duvida que meteste em bold.. o que eu queria dizer era imagina que vais fertilizar N 5 ppm e P 1ppm só fertilizas 10ppm k na mesma invés de 10ppm por cada 5 de N e + 10ppm k por cada 1ppm de P

 

Isto não se aprende de um dia para outro... e é complicado de explicar de rajada!! :sign_welcome:

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não percebeste bem!

 

Antes de começares a fertilizar macros.. deves saber o que o teu aquario gera primeiro... imagina que o teu aquario gera 2.5ppm por dia que não são consumidos pelas plantas... logo todos os dias vai existir um excesso... logo se vais fertilizar vais ainda aumentar.

Resumindo o aquario gera N e P mas as plantas tb consomem... caso o que seja gerado seja inferior ao consumido... ai sim tens de adicionar... agora se for ao contrário a solução é TPAs..

 

O K é que não é gerado pelo aquario e devemos adicionar...

 

A duvida que meteste em bold.. o que eu queria dizer era imagina que vais fertilizar N 5 ppm e P 1ppm só fertilizas 10ppm k na mesma invés de 10ppm por cada 5 de N e + 10ppm k por cada 1ppm de P

 

Isto não se aprende de um dia para outro... e é complicado de explicar de rajada!! :sign_welcome:

 

 

Nada de fertilizações para já, ok!

 

Farei:

 

primeiro os testes

depois vejo a produção e o consumo por dia, e nas TPa's a mesma coisa

encontrados os valores necessários de N e de P, adicionarei o K, na tal razao de 10K para 5 de N e 1 de P

 

 

Quanto à acumulação já percebi!!Ok, acho que para já está tudo assimilado, venham os testes, obrigado por tudom e boa noite!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nada de fertilizações para já, ok!

 

Farei:

 

primeiro os testes

depois vejo a produção e o consumo por dia, e nas TPa's a mesma coisa

encontrados os valores necessários de N e de P, adicionarei o K, na tal razao de 10K para 5 de N e 1 de P

 

 

Quanto à acumulação já percebi!!Ok, acho que para já está tudo assimilado, venham os testes, obrigado por tudom e boa noite!

 

Sim é isso mesmo, pq à partida após o ciclo de azoto começa a existir nitratos... os fosfatos são derivados da comida que dás...

 

Se com os primeiros dias ves que os testes dão sempre zero... é que o consumo está a ser superior ao gerado... aqui já tens alguma noção.

 

O passo a seguir é adicionares imagina 5ppm de nitratos e no dia aseguir medires e der 0 ppm de nitratos... é porque o teu aquario está a consumir o que é gerado mais o que adicionaste... numa proxima vez em vez de 5ppm metes 10ppm.... e o no dia seguinte o teste dá-te 5ppm... logo chegas a conclusão que o teu aquario consome o que foi gerado + 5ppm adicionados diáriamente...

 

O mesmo se passa com os fosfátos...

 

Acho que com esta parte ficas com uma ideia excelente de como deves proceder...

 

PS: atenção a 1 situação... qualquer alteração no aquario... pode alterar os consumos... estas alterações podem ser introdução de mais peixes ou redução, aumento ou diminuição de plantas (Podas tb contam :sign_welcome:) Mais ou menos TPAs... Mais ou menos horas de luz... etc etc..dá para teres tb uma noção

 

Cumps e boa sorte, e venha fotos surprised

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

If possible buy some KH2PO4, this is much easier to work with than Sera or other brand names.

Then dosing is standard for any and everyone as well as costly you much less $$$$$.

 

I typically have about 20ppm NO3, 2-3ppm of PO4, 20-30ppm K+.

 

If you go higher or lower, you will be fine.

the main errors are when people go from using a very limited PO4 dosing routine to adding more nutrients and then the CO2 starts to be used up really fast.

This causes more CO2 use and then unless more CO2 is added to account for more growth demands from the plants,m you end up with stunted plants and algae.

 

So make sure when you change one thing, to be sure you take care of the CO2.

This is easier in general if you use less light. Adding more light makes this issue much more sensitive and likely to cause a problem.

 

Which is good if you are interested in the dynamics, you do not have to wait long and get a strong response each time.

But bad if you just want a nice aquarium without algae or worrying about running out of nutrients for the plants.

High Light can cause many to have poor results and not know why, whereas lower light will be much more forgiving.

 

Hope this helps,

Tom Barr

Posted Image
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

If possible buy some KH2PO4, this is much easier to work with than Sera or other brand names.

Then dosing is standard for any and everyone as well as costly you much less $$$$$.

 

I typically have about 20ppm NO3, 2-3ppm of PO4, 20-30ppm K+.

 

If you go higher or lower, you will be fine.

the main errors are when people go from using a very limited PO4 dosing routine to adding more nutrients and then the CO2 starts to be used up really fast.

This causes more CO2 use and then unless more CO2 is added to account for more growth demands from the plants,m you end up with stunted plants and algae.

 

So make sure when you change one thing, to be sure you take care of the CO2.

This is easier in general if you use less light. Adding more light makes this issue much more sensitive and likely to cause a problem.

 

Which is good if you are interested in the dynamics, you do not have to wait long and get a strong response each time.

But bad if you just want a nice aquarium without algae or worrying about running out of nutrients for the plants.

High Light can cause many to have poor results and not know why, whereas lower light will be much more forgiving.

 

Hope this :twisted: s,

Tom Barr

 

 

Thanks a lot for your bigsmile Tom Barr

I will try to make it work :angelic008:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim é isso mesmo, pq à partida após o ciclo de azoto começa a existir nitratos... os fosfatos são derivados da comida que dás...

 

Se com os primeiros dias ves que os testes dão sempre zero... é que o consumo está a ser superior ao gerado... aqui já tens alguma noção.

 

O passo a seguir é adicionares imagina 5ppm de nitratos e no dia aseguir medires e der 0 ppm de nitratos... é porque o teu aquario está a consumir o que é gerado mais o que adicionaste... numa proxima vez em vez de 5ppm metes 10ppm.... e o no dia seguinte o teste dá-te 5ppm... logo chegas a conclusão que o teu aquario consome o que foi gerado + 5ppm adicionados diáriamente...

 

O mesmo se passa com os fosfátos...

 

Acho que com esta parte ficas com uma ideia excelente de como deves proceder...

 

PS: atenção a 1 situação... qualquer alteração no aquario... pode alterar os consumos... estas alterações podem ser introdução de mais peixes ou redução, aumento ou diminuição de plantas (Podas tb contam :angelic008: ) Mais ou menos TPAs... Mais ou menos horas de luz... etc etc..dá para teres tb uma noção

 

Cumps e boa sorte, e venha fotos :twisted:

 

 

Ok Godlike, e o ideal seria o aquario consumir exactamente toda a fertilização que lhe providenciamos certo? No entanto esse ponto de euilíbrio é dificil de atingir e ao longo da semana vão sempre se acumulando certos excessos, que com as TPA's semanais são eliminadas, funcionando assim como um reset ao aqua para não haver proliferação de algas..acho quue o pensamento é este...certo ;p?

Já agora:

Micros = 1 x por semana (?)

Ferro = indicado na embalagem, todos os dias umas gotinhas (?)-não tenho teste

 

Já vi que nitratos tá a zero, fosfatos vou ver, mas já sei que não havendo nitratos, falta um macro das plantas e todos os micro provenientes do substracto fertil estao a ser utilizados pelas algas, e não devidamente pelas plantas, como seria o desejado-...daí a proliferação de algas no meu aqua...uma das razoes aparentes,,,falta ver outros parametros...

 

Obrigado por tudo

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais