estes peixes serão compativeis ? ajudem - me por favor


Vitor Sousa

Recommended Posts

Ja me esquecia de responder a pergunta sobre o Viejita, e uma opiniao pessoal nao tive sorte com os que tive, vinham com parasitas e morreram. Tenho Cacatuoides, Iniridae, Hongsloi, Steindachneri e Apistogrammoides Pucallpaensis. Ja tive outros mas agora e o que tenho. Encomendei agora Juruensis, vamos a ver se vem. Um abraco caro J.V.Sousa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

vasconcelos, obrigado pela resposta em relação ao peckolita mas já fiz a minha escolha dos seres que vou por no aquario e o peckolita cresce muito e assim o aqua fica lotado. contudo muito obrigado pela resposta :)

as apisto vou meter cacatuoides, são os mais resistentes e assim melhor para os manter eheh.

 

abraços

Editado por djmanu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ok vasconcelos , obrigado pela dica. depois de por as minhas escolhas no aqua, se tiver espaço se calhar ponho um desses mas até lá faltam 2 semanas eheheh :D:)bowdown ( quer dizer, duas semanas para começar eheh )

 

agora o meu problema, como também disse ao jpp, é o substracto fértil. tenho de arranjar um porreiro e não sei o que ei de arranjar. se quizeres dar uma dica é porreiro :-D:):)

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Só hoje pude voltar a ler e responder ao tópico.

 

Eu tenho um aqua de 80x35x35, com 1 Escalar adulto, 1 Mesonauta F. de 10 cm (tens razao fica com 15 cm), 1 Nannacara, 1 Ap. Steindachneri, 8 Limias Nigrofasciatas, 1 Blue Phantom ( L128 , creio), 1 Hyp. sp. King Tiger, 2 Hopl. Thoracathum juvenis, quando crescerem mudo-os, 5 Corys e 4 Caridinas Japonicas adultas ( sim, estao vivas e de boa saude). Ta decorado com varios troncos, pedras e plantas. Ta um pouco lotado mas ta em perfeitas condicoes

Caro Vasconcelos permite me fazer esta fuga ao tópico mas o teu aquário tem no máximo 98 litros... E no aquário tens espécies que chegam aos 18cm (L128)...

Se seguirmos a regra de um 1L/cm (que nem sempre se pode seguir à risca mas que dá uma ideia do espaço) precisavas de mais de 190L para manteres esses peixes... Se quiseres eu mostro te as minhas contas.

 

Quanto ao tópico em si, eu punha um substrato fertil qualquer tipo AquaBasisPlus da JBL com akadama por cima e acho que ficavas bem servido.

 

Cuidado com as oscilações é ai que reside a principal morte de apistogrammas... A Temperatura podes aumentar um pouco mais.

 

De resto, acho que tens o essencial para montar um bom aquario ;)

 

Boa sorte!

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Só hoje pude voltar a ler e responder ao tópico.

 

 

Caro Vasconcelos permite me fazer esta fuga ao tópico mas o teu aquário tem no máximo 98 litros... E no aquário tens espécies que chegam aos 18cm (L128)...

Se seguirmos a regra de um 1L/cm (que nem sempre se pode seguir à risca mas que dá uma ideia do espaço) precisavas de mais de 190L para manteres esses peixes... Se quiseres eu mostro te as minhas contas.

 

Quanto ao tópico em si, eu punha um substrato fertil qualquer tipo AquaBasisPlus da JBL com akadama por cima e acho que ficavas bem servido.

 

Cuidado com as oscilações é ai que reside a principal morte de apistogrammas... A Temperatura podes aumentar um pouco mais.

 

De resto, acho que tens o essencial para montar um bom aquario ;)

 

Boa sorte!

 

 

boas jpp

 

bem o substracto fértil vai ser mesmo esse. vou utilizar o AquaBasisPlus da JBL , o meu lojista já me tinha aconselhado esse e parece ser mesmo muito porreiro. em relação á akadama não me chegaste a responder a uma pergunta. o meu lojista disse que a akadama tinha muitos fosfatos e nitratos é verdade??? porque se tiver isso, acho que o aparecimento de algas vai ser rápido não é???

 

em relação ás oscilações vou ter bastante cuidado porque primeiro vou montar o layout, depois por as plantas e dois danio zebra. só quando os valores equilibrarem é que faço o resto eheh.

 

já só falta uma semana para comprar o aquario :):):). agora ando com mais dois problemas. injecção de Co2 e Calha de iluminação. preciso de comprar uma calha que aguente com uma lampada de 90w ou duas de 45w para ter + - 1w por litro por causa das plantas. em relação a calhas não sei o que fazer mesmo que me aconcelhas?? depois a injecção de co2 estou a tentar arranjar uma garrafa usada e respectivos utensilios para por tudo direitinho. mas mesmo assim estou com muitas dificuldades. :P:(

 

bem, com as ajudas o projecto já está quase concluido ( em papel ) obrigado por tudo :)

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A akadama é constituída "por agregados de vários minerais e nutrientes que, a longo prazo, se desfazem e propiciam nutrientes às plantas". Esta é um "substrato de superfície, pois é o material que vai isolar o outro que está por baixo da coluna de água. Este tipo de substrato não é mai sque grãos rolados de argila porosa, cozida a altas temperaturas, podendo ser igualmente enriquecido ou não com nutrientes (normalmente, com micronutrientes)" by André Silvestre.

Ou seja, com a akadama vais isolar o substrato de fundo, AquaBasisPlus da JBL, da coluna de água que podia libertar os nutrientes e criar as indesejadas algas, como ainda te vai oferecer o substrato ideal para plantas aquáticas. Portanto a akadama não te vai criar as intermináveis algas que o teu lojista disse.

 

Tens de ter cuidado com os TPAs, não sei qual o valor do pH da água da tua torneira, mas ao fazer estes TPAs deves faze los com calma e demorados.

 

Quanto à calha, é dificil encontrar para aquários de 80cm, digo o por experiência própria... Põe um anuncio no fórum e pergunta ao teu lojista se não arranja calhas de 80cm da Boyu ou Lifetech. Quanto ao CO2, eu uso BioCO2100 da JBL, é muito simples, muito fácil de instalar. Depois tens de ir medindo os valores de pH de dia e de noite para te precaveres de grandes oscilaçoes, porque à noite as plantas produzem mais CO2! E a água torna se mais ácida de noite.

 

Espero ter ajudado nesta áreas... :D

Editado por jpp
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Caro JPP, eu sei perfeitamente o tamanho que podem atingir os peixes que estao nesse aqua, so que a medida que forem crescendo eu mudo alguns, ex: Hoplosternum Thoracatum, 1 tem 4cm e o outro 6cm, atingem 15 a 18cm. Blue Phantom tem 5 cm, Hypancistrus tem 7 cm, ............Se estivessem todos com o tamanho adulto e obvio que nao podiam partilhar o mesmo espaco. Alias nunca adquiro uma especie sem me informar do seu tamanho em adulto, grau de agressividade, compatibilidade com os que possuo, Ph, etc.......Quanto ao substrato do amigo de Paredes nao me vou pronunciar porque so tenho experiencia com o da ELOS e RED SEA para plantados. Cumps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal, desculpem ter demorado a responder tenho andado com trabalho e não tenho tido hipoteses de vir aqui.

 

jpp, o BioCO2100 da JBL o que é que é??? algum sistema de co2 por garrafa? pastilha???

eu consegui arranjar uma garrafa de co2 por 20€ é mesmo a medidinha certa, agora só me faltam arranjar os manometros todos, valvulas etc . . .

 

eu com o co2 tava com ideias de regula - lo diariamente com o manometro de pressão. imagina. de manha abria á pressão desejada e deixava estar, porque de dia as plantas fazem a fotossintese. de noite desligava o co2 porque as plantas ai já fazem o inverso ou seja, consomem o2 e deitam co2. portanto tentava estabilizar pela pressão de co2. que dizes? ( não sei se me expliquei bem loool )

 

a akadama parece ser o ideal mas a cor, hum. . .. não é a que eu mais gosto. eu tava com ideias de por um substracto inerte escuro e de granulometria reduzida, isto por cima do substracto fertil . fica mais bonito porque o verde das plantas vai - se subressair mais . que dizes??? mas a akadama era fixe. se houvesse akadama escura era ideal.

 

vasconcelos obrigado pela resposta também, já escolhi o substracto fertil. agora o meu unico problema são as calhas lool

 

obrigado

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas pessoal

 

bem, já tenho tudo escolhido e pronto para arrancar com o projecto amigos. então cá vão os produtos:

 

:puppydogeyes: Aquario 80x30x40

filtro interno da eheim

calha vai ser DIY ( depois posto fotos da mesma )

filtro externo da ehiem também

substracto fértil da JBL

substracto inerte preto com granolumetria pequena

layout a base de madeira ( raizes e troncos ) e pedras também

 

bem para já tenho isto e já estou pronto para arrancar assim que puder ponho fotos de tudo amigos para verem. obrigado

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais