Recommended Posts

Publicado

Viva,

Já pesquisei aqui no fórum sobre este assunto e por isso peço então opiniões/ajuda sobre o seguinte:

Quero fazer algo como um tapete no meu aqua, gosto da glossostigma (tenho 3corys albinas, pode ser um entrave?) mas ainda estou na dúvida se tento plantar a dita, a dita e outra espécie (pensei em 2 espécies diferentes para não ser tudo igual), ou só outra espécie? O aqua tem 100/105l reais e 2x55w (110w, calha tipo Jebo)...

Ah tb não desgosto de plantas tipo "relva"... no entanto como se faz a manutenção de plantas desse tipo? Com corta-relva? :shock:

Uma mistura de glossostigma com plantas tipo relva (há 2 ou 3 variedades interessantes) talvez nem produza um efeito bonito...(isto se realmente conseguir fazer o dito tapete). O que aconselham, tanto em termos de dificuldade como estética??

Cumps

Nuno RC

PS: Tenho um kit co2 daqueles da Nutrafin que tenho que por a funcionar pq as outras plantas estão mt em baixo, e já agora para ajudar a minha ideia a ir para a frente, no entanto como vou tirar uns dias de férias dá tempo para pensar no que vou efectivamente fazer, por isso dêem ideias/conselhos (se quiserem metam aí fotos dos vossos tapetes).

O meu FEEDBACK

"Build a fire, a thousand miles away, to light my long way home..."

Publicado:

olá,

corrys com qualquer "relva" é capaz de ser um pouco dificil de conseguir, tudo que sejam peixes que remexem o areao não são bons pois soltam as plantas do substrato.

Desde que exista bastante iluminação a planta não cresce pa cima, ela espalha-se pelo substrato, quando o substrato ja está totalmente coberto pela glosso ela cresce por cima dela mesma, tenellus, eleocharis e glosso lançam runners.

misturar glosso com plantas tipo tenellus e eleocharis não deve dar muito bem porque a glosso é "rasteira" e as outras teem 3 - 4 cm de altura, são bem capazes de cobrir a glosso e ela terá de crescer como uma planta de caule.

abraços

tiagodovale2-dbd.jpg

Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas

Publicado:

Pois... tapando a luz da glosso e fazendo-a "esticar" para alcançar mais luz não é? Tb gosto do efeito só da glosso por isso talvez me decida por essa mesmo...se as corys deixarem...

Cumps

Nuno RC

O meu FEEDBACK

Publicado:

Uma combinação excelente é usares Hydrocotyle sybthorpioides, com a Glossostigma, com alguma luz a Hydrocotyle cresce para o lado, a folha é bastante distinta da glosso, parecem uns pequenos cogumelos. Também podes prender Riccia, mesmo sem fios, na glosso.

26675160.img.jpg

Publicado:

Viva,

Estive a espreitar a Hydrocotyle sybthorpioides, parece-me uma opção interessante (espero que a luz chegue) no entanto o único obstáculo que vejo é o facto de poder atingir o dobro do tamanho da glosso...

Bom mas em princípio tento a glosso e talvez arranje lá uns espaços mais para trás para meter esta, que pelo que li requer muita luz tb mas é de crescimento lento...

(Eu sei, a pressa é inimiga da perfeição :roll: )

Cumps

NunoRC

PS: Já agora, a granulometria do areão é relevante para uma planta como a glosso? A última camada de areão que tenho é relativamente grande, de 1cm a 1,5cm de diâmetro... às vezes mais.

O meu FEEDBACK