T.CardoSo Publicado Janeiro 7, 2009 Publicado Janeiro 7, 2009 Na semana passada aconteceu-me uma situação no mínimo estranha, pelo menos nunca tinha visto nada assim. Juntei a betta que supostamente é fêmea(comprei-a como sendo fêmea) com o betta macho. Eles imediatamente se "beijaram" literalmente ficando agarrados pela boca durante algum tempo ainda, como podem confirmar pelo vídeo abaixo. Gostava que comentassem, se isto é normal, se já tinham visto alguma coisa assim ou ainda se é possível a betta fêmea ser um macho plackat. O vídeo foi tirado com o telemóvel porque era o que estava à mão e está com muito má qualidade, mas aqui fica o link:
José Garcia Publicado: Janeiro 7, 2009 Publicado: Janeiro 7, 2009 Boas a mim também já me aconteceu ,mas eu separa-os logo , parece-me que têm haver com o território e a tentativa de o defender. José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife
T.CardoSo Publicado: Janeiro 7, 2009 Autor Publicado: Janeiro 7, 2009 Obrigado pela rápida resposta, foi o que eu fiz separei-os logo depois. Mas mesmo em outras vezes que os juntei a fêmea geralmente ataca sempre o macho, daí eu ter posto a hipótese acima de poder ser um macho plackat.
António Lourenço Publicado: Janeiro 8, 2009 Publicado: Janeiro 8, 2009 Obrigado pela rápida resposta, foi o que eu fiz separei-os logo depois. Mas mesmo em outras vezes que os juntei a fêmea geralmente ataca sempre o macho, daí eu ter posto a hipótese acima de poder ser um macho plackat. Olá À pois é ...há umas com feitio muito especial Mas aqui vai a minha opinião. Só deves juntar o casal qdo a femea está com o ovipositor visivel (para além das outras condicionantes). Por isso se tem o ovipositor visivel é uma femea. Apesar do video não ser muito esclarecedor. Eu apontava para 2 machos. Mesmo que a femea seja "um osso duro de roer" passado alguns minutos a vantagem passa para o outro lado. Só se for uma macho novo/pequeno em relação à femea. Mas mesmo assim... Só agora uma pergunta essa femea tens à qto tempo ? Espero ter ajudado. cumpr. António
T.CardoSo Publicado: Janeiro 9, 2009 Autor Publicado: Janeiro 9, 2009 Pois é, acho que já tirei as minhas dúvidas. Agora tenho quase a certeza que é um macho, pois ontem fez um ninho bastante grande, sei que também existem fêmeas que o fazem, mas depois da agressividade com o outro betta sempre que estão juntos acho que já não restam dúvidas. O ovopositor nunca lho vi e hoje comprei uma betta fêmea(tinha o ovopositor visível) e à pouco pus-na dentro do aquário da suposta fêmea mas dentro de um frasco e ele mal a viu começou logo a abrir as guelras e a cortejá-la. Por isso acho que me venderam um betta macho plackat ao preço de uma fêmea.
Recommended Posts