sandrosilva83 Publicado Janeiro 7, 2009 Publicado Janeiro 7, 2009 (editado) Olá amigos, Após me ter decidido pelo filtro em questão, surgiu-me a dúvida quanto ao seu interior. Penso que por muito bom que a máquina seja, se só colocarmos esponjas lá dentro é um desperdício de dinheiro. Por essa razão venho pedir ajuda aos entendidos. Já andei a pesquisar pelo fórum e encontro pouco. Só vejo tópicos de filtros de maior capacidade e para grandes aquários. Pelo que andei a ler apercebi-me que é importante referir que tipo de aqua é. Pois cá vai: 60.30.30 - Plantado Substrato: Aquapex Flora Fertil. Areão do rio do antigo aquário. Akadama de outro aquário (este vai ser a maioria mas ainda estou indeciso, por muito que lave ela vai se desfazendo e levanta muita "poeira"). Flora: Rotala rotundifolia. Eusteralis stellata. Heteranthera zosterifolia. Echinodorus tenellus. Anúbia anã. Musgo erect. Fauna: (superlotado daí a importância desta ajuda) 1 Casal Apistogramma Nijsseni. 1 Espada macho. 3 Otocinclus affinis. 13 Cardinais. 1 Corydora hastatus (à espera de 3 amigas) Para quem já se esqueceu, a minha dúvida é sobre que matérias filtrantes usar no meu novo eheim ecco pro 130. Quantidades ordem de colocação. E outra aoisa, eu sempre pensei que a primeira camada era a lã branca para absorver o lixo maior e deitar fora. No meu aqua troco-a todas as semanas aquando das tpa. Obrigado Editado Janeiro 7, 2009 por sandrosilva83 Citar A caneta nao escreve no monitor, não percebo.
Keano-16 Publicado: Janeiro 7, 2009 Publicado: Janeiro 7, 2009 Também comprei um Ecco Pro 200. Também tenho algumas dúvidas nisso. O meu veio com MechPro, e SubstratPro. Tenho de dizer que no início coloquei como me pediam no manual. Coloquei o MechPro no fundo e Substrat no tabuleiro de cima. À primeira limpeza, passado duas semanas, o MechPro, não estava a funcionar como desejado. Que seria atrair grandes detritos e utilizar a parte exterior para colonização de bactérias. É óbvio que a colonização não se vê a olho nu, contudo o meu aqua não tem grandes detritos. Por tanto, há que mudar. Retirei todos os cilindros, que apesar de tudo, há que admitir que contém uma grande superfície, e como são pequeninos encaixam-se bem, e pus cilindros cerâmicos, bioballs e no espaço restante, cilindritos que coubessem. Depois, acrescentei uma lã filtrante extra entre o primeiro cesto (com cerâmicas e bioballs) e outra camada entre o tabuleiro de cima e a rosca superior. Também acrescentei um pedaçido de lã e um quadradinho daquela esponja azul, entre o final do tabuleiro e o pré-filtro (aquela rodela superior, com uma pega). O caudal naturalmente que diminui bastante, tenho um Ecco Pro 200 num 76 litros. Contudo quando faço a manutenção, observo que as lãs estão bastante saturadas e que a esponja azul entre a pega também vem saturada, o sistema de pré-filtro, aquela rodela azul, poucos detritos tem, apenas red cherry's e caracoizitos. Aqui está uma foto do sistema do Ecco Pro. Alguém que possa dizer, se eu estou a fazer alguma coisa mal? Se deveria deixar os detritos em vez de por essa esponja azul e lã extra? http://www.eheim.de/eheim/pdf/en/broschueren/ecco_pro.pdf --> Aqui tem um diagrama da montagem do Ecco Pro. Citar
Keano-16 Publicado: Janeiro 7, 2009 Publicado: Janeiro 7, 2009 "In the ecco, water flow through the inlet at the top of the canister, downwards pass the outer side of the media tray, then upwards through the center of the media tray (passing through all the media), then finally to your tank via the outlet" Este é o percurso da água, por isso as Bio Balls e Cerâmicas deviam estar em cima e o SubstratPro no tabuleiro de baixo? O SubstratPro ser o primeiro a receber água e depois as Bio Balls e Cerâmicas? Citar
Godlike Publicado: Janeiro 7, 2009 Publicado: Janeiro 7, 2009 "In the ecco, water flow through the inlet at the top of the canister, downwards pass the outer side of the media tray, then upwards through the center of the media tray (passing through all the media), then finally to your tank via the outlet" Este é o percurso da água, por isso as Bio Balls e Cerâmicas deviam estar em cima e o SubstratPro no tabuleiro de baixo? O SubstratPro ser o primeiro a receber água e depois as Bio Balls e Cerâmicas? Certo! Seguindo o trajecto da água da entrada do filtro até à turbina. Na primeira camada devemos ter filtragem mecanica (lã de vidro) depois uma esponja mecanica "azul" de seguida o substratpro e por final as ceramicas.. Entre o substrat pro e ceramicas se ainda houver espaço podem meter mais uma esponja azul... Citar Cumps
Keano-16 Publicado: Janeiro 7, 2009 Publicado: Janeiro 7, 2009 E qual é a diferença efectiva entre as cerâmica, bio balls e o substracPRo? Não é o que é apresentado pela marcas, não é a publicidade...as capacidades reais de absorção de bactérias, área disponível para essa fixação. Citar
sandrosilva83 Publicado: Janeiro 7, 2009 Autor Publicado: Janeiro 7, 2009 No meu caso não sei se tenho espaço para tanta coisa. Só mesmo vendo quando o filtro chegar. Pelo que andei a ler só traz esponjas, carvão e um cesto com substratpro. Eu tenho um saco de rede com umas estrelas para colónias de bactérias no meu filtro antigo. Acham que deva junta-las ao novo? Citar A caneta nao escreve no monitor, não percebo.
Keano-16 Publicado: Janeiro 7, 2009 Publicado: Janeiro 7, 2009 Ou deixar os dois a funcionar ao mesmo tempo, ou misturar matérias filtrantes. Por parte da nova matéria no filtro antigo, e parte do antigo no novo, enquanto ambos funcionam ao mesmo tempo. Citar
Recommended Posts