Laguna Publicado Janeiro 6, 2009 Publicado Janeiro 6, 2009 (editado) Boas pessoal! Tenho um aqua novo. Gostava que me dessem umas ideias para a fauna, flora, substrato, decorações e nome. Set-up até agora: Dimensões: 52 x 25 x 25 Capacidade: 53L aprox. Termoestato: 75W Filtro: Interno 200 L/h Lâmpada: 15W Bomba de ar com aquela pedrinha azul para a oxigenação Para meter a água a ciclar basta encher o aqua já com o substrato e as decorações, ligar o filtro e meter comida lá para dentro (meter comida só uma vez certo? e que quantidade? basta a comida para ciclar não precisa de peixes? quanto tempo demora a ciclar?) Obrigado pela ajuda. Edit: Esqueci-me de dizer que o filtro já foi utilizado durante algumas semanas, logo já deve estar "cultivado" com as bactérias. Editado Janeiro 13, 2009 por Laguna Citar
João Ricardo Santos Publicado: Janeiro 6, 2009 Publicado: Janeiro 6, 2009 Boas pessoal! Tenho um aqua novo.Gostava que me dessem umas ideias para a fauna, flora, substrato, decorações e nome. Set-up até agora: Dimensões: 52 x 25 x 25 Capacidade: 53L aprox. Termoestato: 75W Filtro: Interno 200 L/h Lâmpada: 15W Bomba de ar com aquela pedrinha azul para a oxigenação Para meter a água a ciclar basta encher o aqua já com o substrato e as decorações, ligar o filtro e meter comida lá para dentro (meter comida só uma vez certo? e que quantidade? basta a comida para ciclar não precisa de peixes? quanto tempo demora a ciclar?) Obrigado pela ajuda. Edit: Esqueci-me de dizer que o filtro já foi utilizado durante algumas semanas, logo já deve estar "cultivado" com as bactérias. Tens aqui as respostas ás tuas duvidas: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 , tenta pesquisar antes de perguntar, isso já foi aqui respondido centenas de vezes. Quanto á flora e fauna, vai a gosto, atenção que o teu aquário não tem 53L, e sim 32.5L sem contar com o substrato, portanto pesquisa peixes para esse espaço, respeitando 1cm (de peixe, quando adulto) para cada litro de agua. Cumprimentos. Em directo do fim do mundo. João Santos aka Jon-X Citar Free World - O maravilhoso mundo novo
Jorge Oliveira Publicado: Janeiro 6, 2009 Publicado: Janeiro 6, 2009 Se tiveres movimento de água á superficie a bomba de ar não é necessária,até fica bem mais bonito sem a mesma.Se souberes o pH é mais fácil escolher peixes,para os 32,5L que na realidade irão ser uns 28L aproximadamente.Se o filtro já esteve a funcionar num aquário "pronto" e se o mantiveste a trabalhar e foi apenas mudar de aquário ele está "pronto" a suportar alguns peixes mas nada como ires controlando a amónia e nitritos. Citar O meu feedback
Laguna Publicado: Janeiro 6, 2009 Autor Publicado: Janeiro 6, 2009 Tens aqui as respostas ás tuas duvidas: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 , tenta pesquisar antes de perguntar, isso já foi aqui respondido centenas de vezes.Quanto á flora e fauna, vai a gosto, atenção que o teu aquário não tem 53L, e sim 32.5L sem contar com o substrato, portanto pesquisa peixes para esse espaço, respeitando 1cm (de peixe, quando adulto) para cada litro de agua. Cumprimentos. Em directo do fim do mundo. João Santos aka Jon-X Enganei-me ao digitar. É de facto 32,5L. Quanto à agua ser ciclada eu já li esse tópico, e já li sobre o ciclo. Mas disseram-me aqui no fórum que é possível ciclar a água apenas com comida. Portanto mantenho as questões relativas ao ciclo: - Basta colocar comida? - Apenas uma vez ou várias? - Que quantidade? - Mais ou menos quanto tempo? 2 semanas? Que fauna e flora sugerem? E que substrato? O PH é neutro, 7. Cumps e obrigado a todos. Citar
Nuno F. Gomes Publicado: Janeiro 6, 2009 Publicado: Janeiro 6, 2009 boas digo o mesmo que o João Ricardo, a flora e a fauna vai ao gosto de cada um tem em atenção porque tambem não podes encher o aqua de peixes e de plantas, quanto ao substrato olha uma Akadama não seria mau pensado, para o aqua de 32 litros não será necessaria mais que 2 ou 3 litros. Citar AbraçosNuno Gomes
João Ricardo Santos Publicado: Janeiro 6, 2009 Publicado: Janeiro 6, 2009 (editado) Enganei-me ao digitar. É de facto 32,5L. Quanto à agua ser ciclada eu já li esse tópico, e já li sobre o ciclo. Mas disseram-me aqui no fórum que é possível ciclar a água apenas com comida. Portanto mantenho as questões relativas ao ciclo: - Basta colocar comida? - Apenas uma vez ou várias? - Que quantidade? - Mais ou menos quanto tempo? 2 semanas? Mas podes-me dizer quem é que te disse isso, ou onde foste buscar essa informação? Há um produto bom para isso Sera Nitrivec e não é caro e garanto-te resultados melhores do que fazer "ciclos" a "olho". Cumprimentos. Em directo do fim do mundo. João Santos aka Jon-X Editado Janeiro 7, 2009 por João Ricardo Santos Citar Free World - O maravilhoso mundo novo
Laguna Publicado: Janeiro 7, 2009 Autor Publicado: Janeiro 7, 2009 (editado) O Ciclo do Azoto serve para entendermos o que acontece a um dos produtos mais nocivos criados dentro de um aquário. Facilmente com uma pequena pesquisa encontrarias uma resposta à tua pergunta, mas mesmo assim, vou tentar responder-te o melhor que sei... Os peixes, e em geral, todos os animais aquáticos, libertam produtos que em grandes quantidades são tóxicos. Um deles deves conhecer bem que é o dióxido de carbono, cuja fórmula química é CO2. Mas se esse é facilmente eliminado pelas plantas ou pela própria agitação da superfície da água, há outros que não são... que é o caso dos produtos azotados (símbolo químico do Azoto é o N). Daí ser tão importante o Ciclo do Azoto ou Nitrogénio (outro nome para o Azoto). O azoto é produzido pelos peixes sobre a forma de Amónia (NH3/NH4+). No início, o aquário so contém o areão, os filtros, o aquecedor e a água (admitindo que ainda não colocamos qualquer peixe). Ok, muito bem... não existem peixes a criar amónia (NH3/NH4+). E o ciclo para ser iniciado, tem de haver obrigatoriamente amónia na água do aquário... então o que é que se faz? Das duas uma... ou colocamos um peixinho resistente, ou deitamos comida para dentro do aquário de modo a termos amónia na água. O problema, tal como já foi dito anteriormente, é que eles não são removidos tão facilmente como o CO2... e basta haver em poucas quantidades, que os peixes se começam a ressentir, acabando por morrer... Só não percebo o que é que eu estou a dizer de mal, porque ninguém me está a ajudar. Vejo por ai tópicos em que dizem um sem fim de espécies e dão logo opiniões sobre quais é que deveria começar por por, etc, etc, etc. Falam logo de ideias para plantas e areão etc... A mim ninguém me está a ajudar... Neste momento já estou confuso e não percebo se posso fazer o Ciclo SEM peixes, apenas com comida e com um filtro que já está "cultivado". Obrigado. Editado Janeiro 7, 2009 por Laguna Citar
Bruno A. Cardoso Publicado: Janeiro 7, 2009 Publicado: Janeiro 7, 2009 Só não percebo o que é que eu estou a dizer de mal, porque ninguém me está a ajudar. Vejo por ai tópicos em que dizem um sem fim de espécies e dão logo opiniões sobre quais é que deveria começar por por, etc, etc, etc. Falam logo de ideias para plantas e areão etc... A mim ninguém me está a ajudar... Neste momento já estou confuso e não percebo se posso fazer o Ciclo SEM peixes, apenas com comida e com um filtro que já está "cultivado". Obrigado. Ola, Bem olha eu vo dizer-te o que fiz... Eu iniciei o ciclo com comida, ai uns 10 flocos medios... Nao meti mais nada nem vo meter, e ja la vao 4 dias e ontem vi a tal explosao de bacterias que é tao falada... Por isso deduzo que tbm dê para iniciar o ciclo com comida...afinal esta tbm solta amónia... Quanto á as plantinhas se nao tiveres experiencia com plantas (comoeu) aconselhot fetos de java e anubias, neste momento é o que tenho e ate agora tudo fino.... Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
npinto Publicado: Janeiro 7, 2009 Publicado: Janeiro 7, 2009 Só não percebo o que é que eu estou a dizer de mal, porque ninguém me está a ajudar. Vejo por ai tópicos em que dizem um sem fim de espécies e dão logo opiniões sobre quais é que deveria começar por por, etc, etc, etc. Falam logo de ideias para plantas e areão etc... A mim ninguém me está a ajudar... Neste momento já estou confuso e não percebo se posso fazer o Ciclo SEM peixes, apenas com comida e com um filtro que já está "cultivado". Obrigado. tens de ter calma. é dificil ajudar com tao pouca informação. tens de ser tu a dar o "mote". por exemplo sobre o que gostarias de ter, tipos de peixes, aquario plantado, aquario comunitário, biotipo, invertebrados, etc Do genero "Pensei em meter 2 corys, e 10 neons e tenho ideia de colocar a planta tal e tal....que acham???" e vais que se torna mais simples ajudar. Agora vens aqui e pimba....tenho uma aquario vazio, venham la as ideias!! claro que as pessoas nao te ajudam sem bases nenhumas. As questoes especificas que colocaste já te responderam, como podes reparar nem tudo é "1+1=2", até numa coisa basica como a ciclagem do aquario há varias opinioes e nao se pode dizer que uma é melhor que a outra pois tudo depende de vários factores. Eu no meu aquario fiz a ciclagem com aquelas bacterias que se vendem nas lojas. Depois coloquei 2 corys e um pleco. Mas estou a falar de um aquario de 54 litros. Com o volume do teu tens de ter em conta os peixes que la queres colocar. Como já te foi explicado, tens de ter em conta o PH que tens na agua e fazeres contas com a regra de 1cm(de peixe adulto)/litro Acho que agora tens de ser tu a lançar a discussao, por exempllo com uma lista de peixes que gostarias de ter. isto é um forum, e nao uma produtora de ideias, tens de ser tu o 1º a ter a ideia. Abraço e nao leves a mal algo que eu disse. Acho que so falta entrares mais no espirito do forum e vais ver que nao vais ter tempo para absorver toda a informação que aqui te vão dar. Nuno Pinto Citar N.A.D.A. - NÚCLEO DE AQUARIOFILIA DO DISTRITO DE AVEIRO!
Laguna Publicado: Janeiro 7, 2009 Autor Publicado: Janeiro 7, 2009 (editado) Finalmente algo construtivo. Já estava a desesperar e a pensar que eventualmente teriam alguma coisa contra mim. Só disse aquilo porque leio os outros tópicos de pessoas que pedem sugestões e é lhes dada um sem fim de possibilidades e eu aqui não estava a ver nada. Eu não tenho grande conhecimento de espécies, mas estava a pensar num ou 2 corys, e alguns peixitos de cardume por exemplo. O PH é neutro. Então e como funciona isso das bactérias que se vendem nas lojas, o Sera Nitrivec? É possível ciclar apenas com isso? É que eu não queria colocar nenhum peixe sem a água estar ciclada. Quanto a plantas já me tinham dito que as mais fáceis de se cuidar são as anúbias. Quanto ao areão, estava a pensar em algo de uma cor para ter umas pedras acinzentadas por cima, o que sugerem? Em relação à fauna gostava de colocar umas ampulárias. Colocar as ampulárias serve para fazer o ciclo? Obrigado. Cumps. Editado Janeiro 7, 2009 por Laguna Citar
Bruno A. Cardoso Publicado: Janeiro 7, 2009 Publicado: Janeiro 7, 2009 Finalmente algo construtivo. Já estava a desesperar e a pensar que eventualmente teriam alguma coisa contra mim. Só disse aquilo porque leio os outros tópicos de pessoas que pedem sugestões e é lhes dada um sem fim de possibilidades e eu aqui não estava a ver nada. Eu não tenho grande conhecimento de espécies, mas estava a pensar num ou 2 corys, e alguns peixitos de cardume por exemplo. O PH é neutro. Então e como funciona isso das bactérias que se vendem nas lojas, o Sera Nitrivec? É possível ciclar apenas com isso? É que eu não queria colocar nenhum peixe sem a água estar ciclada. Quanto a plantas já me tinham dito que as mais fáceis de se cuidar são as anúbias. Quanto ao areão, estava a pensar em algo de uma cor para ter umas pedras acinzentadas por cima, o que sugerem? Em relação à fauna gostava de colocar umas ampulárias. Colocar as ampulárias serve para fazer o ciclo? Obrigado. Cumps. Sim serve, as ampularias como outro animal fazem excrementos =D portanto... Se quiseres plantar algo, convem teres algo que segure as raízes, por exemplo podes ter areão ou akadama facilmente encontrado num continente ou loja de aquariofilia, e depois algo mais fino tipo areia, ou podes deixar a akadama ou areao a vista.... Eu nunca utilizei bactérias ja feita prontas a ciclar, nada disso...comecei agora tbm que a verdade seja dita... pus comida no primeiro dia de ciclagem e ouve uma explosao de bacterias ontem, e hoje parece a agua muito mais cristlina e com muito menus bacterias =D hoje introduzi um peixito para ajudar a ciclar (4 dias depois de montar o aqua) e prontos vou manter isto assim ate fazer 3 semanas =) Acho que devias fazer o mesmo...=) aqui ningem está contra ningem, somente tbm tens que ajudar a dizer o que queres ao certo senao nao podemos ajudar-te =) Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
Jorge Oliveira Publicado: Janeiro 8, 2009 Publicado: Janeiro 8, 2009 Ajudei com um factor bastante importante que era o ciclo do ozoto,parte esse que impede que "mates" peixes senão achas que seja ajuda não volto a comentar cá.Ajudamos conforme sabemos e as nossas possibilidades e nesse teu tom apenas espantas a ajuda.Corys são peixes de cardume,pelo menos umas 4. Citar O meu feedback
João Ricardo Santos Publicado: Janeiro 8, 2009 Publicado: Janeiro 8, 2009 (editado) Ajudei com um factor bastante importante que era o ciclo do ozoto,parte esse que impede que "mates" peixes senão achas que seja ajuda não volto a comentar cá. Nesta estou contigo Jorge, “tiraste-me as palavras da boca”. Um abraço. Em directo do fim do mundo. João Santos aka Jon-X P.S.Viste os "bitaites" de que te falei Jorge? Editado Janeiro 8, 2009 por João Ricardo Santos Citar Free World - O maravilhoso mundo novo
Laguna Publicado: Janeiro 8, 2009 Autor Publicado: Janeiro 8, 2009 Ajudei com um factor bastante importante que era o ciclo do ozoto,parte esse que impede que "mates" peixes senão achas que seja ajuda não volto a comentar cá.Ajudamos conforme sabemos e as nossas possibilidades e nesse teu tom apenas espantas a ajuda.Corys são peixes de cardume,pelo menos umas 4. Mas tu ajudaste! Tens aqui as respostas ás tuas duvidas: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=36380 , tenta pesquisar antes de perguntar, isso já foi aqui respondido centenas de vezes. Cumprimentos. Em directo do fim do mundo. João Santos aka Jon-X Isto é que não me ajudou muito... Peço desculpa se ofendi alguém. Pelos vistos houve aqui uma espécie de mal entendido. Agora sim já tenho umas ideias. A Akadama é aquele assim para o castanho claro? As plantas que eu vejo à venda vêm num vaso, tenho que depois as tirar e plantar mesmo antes de encher com água? Sendo assim para ciclar vou começar com as Ampulárias (acho-as mesmo engraçadas ) mais ou menos umas 3. Depois do ciclo ponho umas corys e talvez uns neons. Citar
Jorge Oliveira Publicado: Janeiro 8, 2009 Publicado: Janeiro 8, 2009 João. A akadama para alguns é cara para outros é aceitável. Para plantar tens que as remover do vaso,não podes plantar com o vaso. Para ciclar não precisas de peixes,basta flocos ou meter bactérias,tipo Sera Nitrivec agora é o Sera Bio Nitrivec,BIOSTART da AQUAPE ,Stress Zyme ou de qualquer outra marca. Citar O meu feedback
Laguna Publicado: Janeiro 8, 2009 Autor Publicado: Janeiro 8, 2009 (editado) Estas a ver aquilo de que falava? Uns dizem para meter flocos, outros acham isso tão ridiculo que perguntam de onde é que tirei essa ideia. As pessoas baralham-se com os "bitaites" Eu queira mesmo só a Akadama, mas costuma ser cara é? Dá para plantar riccia? Mas se calhar a riccia é de difícil manutenção... Obrigado por toda a ajuda Edit: Sim, eu sei que tenho que tirar do vaso, mas convém plantar antes de encher com água, ou deve ter só um pouquinho de água para ajudar a "fixar"? Editado Janeiro 8, 2009 por Laguna Citar
Jorge Oliveira Publicado: Janeiro 8, 2009 Publicado: Janeiro 8, 2009 SE lesses o que escrevi irias ver que o aconselhado é flocos mas se quiseres podes optar por comprar esse produtos.Tudo vai do teu bolso e tempo.Estás a ler o tópico na diagonal. Citar O meu feedback
João Ricardo Santos Publicado: Janeiro 8, 2009 Publicado: Janeiro 8, 2009 Mas tu ajudaste! Isto é que não me ajudou muito... Peço desculpa se ofendi alguém. Pelos vistos houve aqui uma espécie de mal entendido. Agora sim já tenho umas ideias. A Akadama é aquele assim para o castanho claro? As plantas que eu vejo à venda vêm num vaso, tenho que depois as tirar e plantar mesmo antes de encher com água? Sendo assim para ciclar vou começar com as Ampulárias (acho-as mesmo engraçadas ) mais ou menos umas 3. Depois do ciclo ponho umas corys e talvez uns neons. Então não queres aprender? Então tens que ler! Vê a data do meu registo e se der para isso vê quando foi o meu primeiro post aqui, andei (e continuo) anos a aprender com o pessoal aqui do fórum, sem choradinhos nem exigências, se calhar queres que eu te vá aí a casa, montar o “frasco” onde queres meter peixes? Ao menos podias ter sido um homenzinho e postavas os meus posts completos, sem cortes. Mesmo assim, porque sou melhor que tu, deixo-te mais uma dica, quanto mais pequeno for o “aquário”, mais instável se torna, continua assim e fica bem. Cumps. Em directo do fim do mundo. João Santos aka Jon-X Citar Free World - O maravilhoso mundo novo
Bruno A. Cardoso Publicado: Janeiro 8, 2009 Publicado: Janeiro 8, 2009 Estas a ver aquilo de que falava? Uns dizem para meter flocos, outros acham isso tão ridiculo que perguntam de onde é que tirei essa ideia. As pessoas baralham-se com os "bitaites" Eu queira mesmo só a Akadama, mas costuma ser cara é? Dá para plantar riccia? Mas se calhar a riccia é de difícil manutenção... Obrigado por toda a ajuda Edit: Sim, eu sei que tenho que tirar do vaso, mas convém plantar antes de encher com água, ou deve ter só um pouquinho de água para ajudar a "fixar"? Para teres riccia precisas de uma grande iluminaçao.... para plantares enxes ate 10 cm de agua fazes um buraco no sitio onde queres plantar, tapas e voltas a enxer o aqua por inteiro... Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
Laguna Publicado: Janeiro 8, 2009 Autor Publicado: Janeiro 8, 2009 Pois...Então que tipo de tapete me aconselhas? Obrigado pela ajuda. Citar
Bruno A. Cardoso Publicado: Janeiro 8, 2009 Publicado: Janeiro 8, 2009 Pois...Então que tipo de tapete me aconselhas? Obrigado pela ajuda. nao te metes ainda nos tapetes acredita precisam de muita manuitençao xD o unico que vejo e o musgo de java mas esse ate formar tapete asinda te doi muito a cabeça xD pa nao dizer que para mim é feio =/ Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
Jorge Oliveira Publicado: Janeiro 8, 2009 Publicado: Janeiro 8, 2009 Tapete de musgo de java?Onde é que viste isso?Eu já vi paredes de musgo de java mas tapete numa ouvi falar de tal coisa. Citar O meu feedback
Ricardo Ruffo Publicado: Janeiro 8, 2009 Publicado: Janeiro 8, 2009 Tapetes de musgo de java não é muito usual. Acontece é que tapam as pedras do layout com musgo, e depois quando ele cresce dá o aspecto de ter tapete. Citar
Jorge Oliveira Publicado: Janeiro 8, 2009 Publicado: Janeiro 8, 2009 Para mim isso não é tapete,pelo menos eu acho que tapete seja tapar complectamente ou quase na sua totalidade o areão.Mas se calhar ele explicou-se mal ou então percebi eu mal. Citar O meu feedback
Laguna Publicado: Janeiro 8, 2009 Autor Publicado: Janeiro 8, 2009 Não, eu queria só uma pequena porção. De qualquer forma também não ligo muito ao musgo. Jorge Oliveira, a akadama é esse que tens aí no teu avatar? É que eu ando à procura de um areão desses e não encontro... Ou então um areão assim mais para o clarinho, porque queria por umas pedras cinzentas que já vi por aí à venda. Obrigado. Citar
Recommended Posts