portugalll Publicado Janeiro 5, 2009 Publicado Janeiro 5, 2009 Boas, Gostava que me dessem a vossa opinião sobre o que me falta neste aqua ou o que tenho que alterar para ter este aqua com gupys e algumas plantas das mais basicas de manter. Aquario : Aquapor Altura 40cm/largura 75cm/profundidade 36cm/ +- 100 lt Rocha vulcanica, tronco artificial, areão grosso e fino. Bomba de ar indor, termostato 150W. Filtro interno: Bomba Stream 420 trabalha dentro de um filtro interno biologico com ceramicas Iluminação: reflector 2 lampadas:GLO Aqua-GLO 24”\61cm 20W T8 e GLO Power-GLO 24”\61cm 20W T8 Este aqua esta a funcionar á 1 ano mas tenho muitos problemas para manter a fauna e a flora Grato pela vossa ajuda Citar
Bruno A. Cardoso Publicado: Janeiro 5, 2009 Publicado: Janeiro 5, 2009 Boas,Gostava que me dessem a vossa opinião sobre o que me falta neste aqua ou o que tenho que alterar para ter este aqua com gupys e algumas plantas das mais basicas de manter. Aquario : Aquapor Altura 40cm/largura 75cm/profundidade 36cm/ +- 100 lt Rocha vulcanica, tronco artificial, areão grosso e fino. Bomba de ar indor, termostato 150W. Filtro interno: Bomba Stream 420 trabalha dentro de um filtro interno biologico com ceramicas Iluminação: reflector 2 lampadas:GLO Aqua-GLO 24”\61cm 20W T8 e GLO Power-GLO 24”\61cm 20W T8 Este aqua esta a funcionar á 1 ano mas tenho muitos problemas para manter a fauna e a flora :D Grato pela vossa ajuda plantas podes por anubias e fetos de java, musgo de java, valisneria.... parece-me tudo bem...se calhar tens alguma infecçao....o meu antigo tbm era assim, se bem que nao utilizava filtragem biologica e as plantas eram de plastico e tal =/...agora to a começar um novo espero ter mais sorte Citar Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,CumprimentosFeedBack
Rodrigo Guimarães Publicado: Janeiro 5, 2009 Publicado: Janeiro 5, 2009 Boas,Gostava que me dessem a vossa opinião sobre o que me falta neste aqua ou o que tenho que alterar para ter este aqua com gupys e algumas plantas das mais basicas de manter. Aquario : Aquapor Altura 40cm/largura 75cm/profundidade 36cm/ +- 100 lt Rocha vulcanica, tronco artificial, areão grosso e fino. Bomba de ar indor, termostato 150W. Filtro interno: Bomba Stream 420 trabalha dentro de um filtro interno biologico com ceramicas Iluminação: reflector 2 lampadas:GLO Aqua-GLO 24"\61cm 20W T8 e GLO Power-GLO 24"\61cm 20W T8 Este aqua esta a funcionar á 1 ano mas tenho muitos problemas para manter a fauna e a flora :D Grato pela vossa ajuda Filtro interno quantos litros faz por hora??? Que tipo de plantas procuras?? Baixo cuidado?? Assim aconselho-te a musgo (qualquer variante) anubias e fetos. A que temperatura mantens o aquário??? Ph e outros testes como estão?? Dando isto facilitas e muito a ver os problemas do teu aquário! Quais as aparentes causas para o insucesso do teu aquário? Citar Cumprimentos, Rodrigo Guimarães
portugalll Publicado: Janeiro 5, 2009 Autor Publicado: Janeiro 5, 2009 o filtro faz 500 lt/hora ,temperatura +-27º/28º ,testes: PH: 8 Kh: 10 Gh: 18 No2: 0 No3 40 amonia não tenho teste tp´s 1x semana de 30 lts Os gupys adultos consigo telos uns 4/5 meses no máximo os alevins após 1 mes desaperecem todos de um dia para o outro mesteriosamente, durante esse tempo estão saudaveis. Citar
Rodrigo Guimarães Publicado: Janeiro 5, 2009 Publicado: Janeiro 5, 2009 O teu pH diz tudo, 8 é de facto muito elevado para quase todos os tipos de peixes e de plantas. Se queres manter guppys felizes e contentes, tens de baixar esse pH para 7 a 7.20. É bom para peixes e para plantas. Citar Cumprimentos, Rodrigo Guimarães
nf98977a Publicado: Janeiro 5, 2009 Publicado: Janeiro 5, 2009 Boas, desculpem intervir da seguinte maneira mas aproveito a boleia; tenho mais ou menos o mesmo problema. Guppys adultos e alevins também só os consigo aguentar o mesmo tempo; platys adultos ás vezes nem um mês duram; mas tenho alguns resistentes; tenho 1 neon chinês á quase 1 ano e 3 neons rosa á cerca de 9 meses; tenho 1 platy femea á 6 meses e tenho red cherry que começaram com 10 e já tirei de lá cerca de 20 camarões adultos e ainda devo de ter uns 10 adultos e depois uns 30 juvenis e uns 30 recém nascidos ou com poucas semanas de vida; estes que referi agora não tem aparentemente qualquer problema; quaisquer outros peixes que ponha no aqua duram pouco mais de 1 mês?! Fosfatos 0, nitritos 0, ph entre 7/7.5, temperatura 26 graus; aqua 60l, 2 troncos, fetos de java e musgo de java. Mistério, vou comprar agora outro aqua e deixar este para maternidade/hospital; vou mudar a fauna e a flora para o novo mas gostava de perceber o que se passa, será do filtro, è um filtro mochila que vinha com o aqua da elite; não tem grande filtragem porque tem umas esponjas minúsculas e ganha umas algas acastanhadas na zona de saída da água para o aquário ... O areão também é daquele pintado (erro de principiante)... Mas porque é que só morrem alguns e outros não??!! Citar
Rodrigo Guimarães Publicado: Janeiro 5, 2009 Publicado: Janeiro 5, 2009 Aponto para causas anteriores à colocação dos peixes no aquário.. doenças/maus tratos na loja onde compraste. Citar Cumprimentos, Rodrigo Guimarães
nf98977a Publicado: Janeiro 6, 2009 Publicado: Janeiro 6, 2009 Aponto para causas anteriores à colocação dos peixes no aquário.. doenças/maus tratos na loja onde compraste. É muita coincidencia, eu tenho outro aqua de 200l, com peixes comprados em 3 lojas diferentes e tenho muito poucas baixas; em 6 meses tive para aí umas 6 baixas. No outro aqua de 60l exactamente a mesma coisa, e acho até que aí tem fauna comprada em 6 sítios diferentes; se fosse da adaptação ao aqua não duravam mais de um mês; e os alevins de guppy que morrem/desaparecem ao fim de 1/2 meses????!!!!! Citar
Rodrigo Guimarães Publicado: Janeiro 6, 2009 Publicado: Janeiro 6, 2009 Ás vezes podem ser picos de amónia. Costumas fazer TPA's regulares? Citar Cumprimentos, Rodrigo Guimarães
nf98977a Publicado: Janeiro 6, 2009 Publicado: Janeiro 6, 2009 Ás vezes podem ser picos de amónia.Costumas fazer TPA's regulares? Pois, eu sei que deveria fazer tpas semanais de 20%, mas devido a alguma falta de disponibilidade; faço +ou- 40% quinzenais. Mas também não deve ser por aí pois faço da mesma maneira no aqua de 200l. Só se for o facto de u não conseguir aspirar todo o areão colorido no aqua de 60l; pois no outro aqua não posso aspirar devido ao substrato... Citar
boliveira2010 Publicado: Janeiro 6, 2009 Publicado: Janeiro 6, 2009 Pois, eu sei que deveria fazer tpas semanais de 20%, mas devido a alguma falta de disponibilidade; faço +ou- 40% quinzenais. Mas também não deve ser por aí pois faço da mesma maneira no aqua de 200l. Só se for o facto de u não conseguir aspirar todo o areão colorido no aqua de 60l; pois no outro aqua não posso aspirar devido ao substrato... Eu acho que as TPA são muitas vezes a última coisa a entrar na lista de suspeitas, pois acabamos por criar uma certa rotina que nos pode levar uma falsa sensação de segurança e descuidar certos pormenores. Quanto maior for a % de água mudada maior é o choque com os elementos presentes no aqua. Se a água não for previamente tratada quanto mais água mais cloro. Se a água nova tiver parâmetros muito dispares dos do aqua, pode matar, quer peixes quer as bactérias que são tão importantes para o ciclo do azoto. Uma vez que a população de bactérias seja perturbada, está instalado um cenário de alta instabilidade...seja por causa das TPA ou não. Como é introduzida a nova água no aqua? Se há instabilidade, há que fazer testes em periodos curtos (2 dias) para determinar o que está a causar as mortes, parâmetros da água, doença ou outros. Cmtps, Bruno Citar Só sei que nada sei
nf98977a Publicado: Janeiro 6, 2009 Publicado: Janeiro 6, 2009 Eu acho que as TPA são muitas vezes a última coisa a entrar na lista de suspeitas, pois acabamos por criar uma certa rotina que nos pode levar uma falsa sensação de segurança e descuidar certos pormenores. Quanto maior for a % de água mudada maior é o choque com os elementos presentes no aqua. Se a água não for previamente tratada quanto mais água mais cloro. Se a água nova tiver parâmetros muito dispares dos do aqua, pode matar, quer peixes quer as bactérias que são tão importantes para o ciclo do azoto. Uma vez que a população de bactérias seja perturbada, está instalado um cenário de alta instabilidade...seja por causa das TPA ou não. Como é introduzida a nova água no aqua? Se há instabilidade, há que fazer testes em periodos curtos (2 dias) para determinar o que está a causar as mortes, parâmetros da água, doença ou outros. Cmtps, Bruno Boas, a nova água é introduzida directamente da torneira, com a temperatura o mais aproximada da do aquário. Mas antes de fazer isso, e logo a seguir a retirar a água velha ponho logo um anti-cloro e um produto para as bactérias, são os dois da Sera. Mas isto que eu estou a explicar faço exactamente da mesmíssima maneira nos dois aquas... Mas só num é que há mortes??!! Citar
boliveira2010 Publicado: Janeiro 7, 2009 Publicado: Janeiro 7, 2009 Boas, a nova água é introduzida directamente da torneira, com a temperatura o mais aproximada da do aquário. Mas antes de fazer isso, e logo a seguir a retirar a água velha ponho logo um anti-cloro e um produto para as bactérias, são os dois da Sera. Mas isto que eu estou a explicar faço exactamente da mesmíssima maneira nos dois aquas... Mas só num é que há mortes??!! Eu vou tentar defender a teoria de que o problema pode vir de uma peturbação na população das bactérias: Sendo o aqua de 200L um aqua muito maior ajuda a diluir eventuais problemas e não afectar de modo fatal os peixes. O sistema de filtragem que usa para o de 60L não ajuda a população de bactérias, um filtro biológico seria o ideal. Segundo percebi, aspira parte do areão do aqua de 60L? Com esse sistema de filtragem eu não revolveria o fundo para não perturbar as bactérias que lá se encontrem e por sua vez evitar picos de nitritos. Num post anterior não vi a leitura dos nitratos, estes ao longo do tempo tendem a concentrar em qualquer aqua, embora os peixes sejam resistentes a grandes concentrações, já as bactérias ficam de certo modo "infelizes" pois estarão a nadar nos seus detritos. Em relação à fauna "resistente" penso que seja mesmo por aí, são mesmo mais resistentes, por si só. Mas o problema está lá. Citar Só sei que nada sei
Josespada Publicado: Janeiro 7, 2009 Publicado: Janeiro 7, 2009 o filtro faz 500 lt/hora ,temperatura +-27º/28º ,testes:PH: 8 Kh: 10 Gh: 18 No2: 0 No3 40 amonia não tenho teste tp´s 1x semana de 30 lts Os gupys adultos consigo telos uns 4/5 meses no máximo os alevins após 1 mes desaperecem todos de um dia para o outro mesteriosamente, durante esse tempo estão saudaveis. Boas, Que tipo de fertilização usas? Tens substrato fertil com o areão ? Citar ·.¸¸.·´¯`·.¸¸.·´¯`·.¸ ><((((º>
Recommended Posts