Nakamura Publicado Janeiro 5, 2009 Share Publicado Janeiro 5, 2009 boa noite quero fazer um tapete mas não sei com que planta....tenho 15w de luz e fica acesa cerca de 13h a 15h por dia...o quê que aconselham? cumps. Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Murkas Publicado: Janeiro 5, 2009 Share Publicado: Janeiro 5, 2009 (editado) boa noite quero fazer um tapete mas não sei com que planta....tenho 15w de luz e fica acesa cerca de 13h a 15h por dia...o quê que aconselham? cumps. Boas, Descupa resonder com uma pergntas mas... Qual o setup do aqua? (litragem, dimensões, equipamentos utilizados, CO2 (sim ou nao), rotinas de fertilização). De resto parece-me que as 15 horas diárias de luz são um pouco demais, no máximo a rondar as 12horas diárias. Abraço Editado Janeiro 5, 2009 por Murkas A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nakamura Publicado: Janeiro 5, 2009 Autor Share Publicado: Janeiro 5, 2009 boas Murkas primeiro obrigado pelo interesse o aqua é de 50l e tem 60cm(frente) e acho que tem 25 x 25 ou algo parecido não tenho a certeza..não tenho CO2 mas é algo que se for necessário para o tapete vou utilizar...ponho 5ml de fertilizante por semana. eu sei que é muito tempo mas as vezes acontece devido ao trabalho mas vou ter mais atenção. abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Murkas Publicado: Janeiro 5, 2009 Share Publicado: Janeiro 5, 2009 boas Murkas primeiro obrigado pelo interesse o aqua é de 50l e tem 60cm(frente) e acho que tem 25 x 25 ou algo parecido não tenho a certeza..não tenho CO2 mas é algo que se for necessário para o tapete vou utilizar...ponho 5ml de fertilizante por semana. eu sei que é muito tempo mas as vezes acontece devido ao trabalho mas vou ter mais atenção. abraço Ola, com essa iluminação no máximo consegues manter um tapete de musgo... o ideal seria talvez tentares subir a iluminação para o dobro da potencia (ou seja 30W). Mas como está e se não quiseres meter-te em mais despezas (plo mneos para já) podes sempre tentar arranjar musgo de java (ou outro) para fazer um tapete. Se optares pelo tapete de musgo aconselho a que arranjes pedras planas e finas (tipo fragmentos de xisto) onde possas amarrar o musgo (com fio de nylon ou linha de coser). deste modo pode ser que consigas um tapete de musgo ao fim de 1 mesito mais coisa menos coisa... Aconselho amarrares ás pedras pois assim quando precisres de podar o musgo podes retirar a pedra para fora do aqua e evitar ficar com pedaços de musgo espalhados por todo o lado no aqua. Abraço A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar! Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nakamura Publicado: Janeiro 5, 2009 Autor Share Publicado: Janeiro 5, 2009 sim também já pensei no tapete de musgo mas já o tenho no tronco e por isso estava a pensar fazer o tapete com parvula ou riccia mas tenho consciência que ainda não reuni as condições necessárias. abraço e obrigado vou tentar aumentar as luz Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
miltonleopoldo Publicado: Janeiro 5, 2009 Share Publicado: Janeiro 5, 2009 (editado) Eleocharis parvula com um ratio de 0.25Wat/ltr, habilitaste a que ela fique com folhas de 10cm. Riccia, acho que não te safas ! Acho que o musgo é a melhor opção.(sem gastares muitos €€€). Existe algumas qualidades de musgo que podes usar é só procurares uma diferente da que já tens... Editado Janeiro 5, 2009 por miltonleopoldo Milton Santos aquariofilia para android CO2 para aquarios Aquários:Leopoldo's Lagoon(2008) , Red Mountain(2008), Leopoldo's Lagoon Malawi(2011) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Ricardo Santos Publicado: Janeiro 5, 2009 Share Publicado: Janeiro 5, 2009 Por experiencia própria, acho que nem que dupliques a luz que tens, vais conseguir um bom tapete, pelo menos com as plantas do costume (glosso ou cuba), nunca vão ficar rentes ao solo como nós queremos e nem falo em co2 e fertilização. Agora deixo aqui uma pergunta: No caso de (por exemplo) triplicares a que tens, não será prejudicial aos peixes? Eu notei depois de duplicar a luz de um aquário de 60cm que tenho para aqui, que os meus peixes começaram a ficar mais pelo fundo do aquário e agora estão sempre á sombra das valisnérias. Se fosse a ti ia pelo musgo. Boa sorte. Em directo do fim do mundo. João Santos aka Jon-X Free World - O maravilhoso mundo novo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
miltonleopoldo Publicado: Janeiro 5, 2009 Share Publicado: Janeiro 5, 2009 Por experiencia própria, acho que nem que dupliques a luz que tens, vais conseguir um bom tapete, pelo menos com as plantas do costume (glosso ou cuba), nunca vão ficar rentes ao solo como nós queremos e nem falo em co2 e fertilização. Agora deixo aqui uma pergunta: No caso de (por exemplo) triplicares a que tens, não será prejudicial aos peixes? Eu notei depois de duplicar a luz de um aquário de 60cm que tenho para aqui, que os meus peixes começaram a ficar mais pelo fundo do aquário e agora estão sempre á sombra das valisnérias. Se fosse a ti ia pelo musgo. Boa sorte. Em directo do fim do mundo. João Santos aka Jon-X Acho que no caso dele se duplicar ficaria com um ratio de 0.8 wat/ltr e isso para a Eleocharis Parvula já era muito bom! Já agora se estamos a falar de um aqua de 60*25*25 = 37.5Ltr com 15 ele terá um ratio de 0.4 e não 0.25 wat/ltr. Se duplicares a parvula safa-se bem! Se tiveres CO2 ainda melhor! Quanto a tematica da Luz vs Peixes até agora nunca tive esse problema...reparo que no nano que tenho os New Bee que tenho quando se acende a luz inicialmente escondem-se. Já de que peixes estas a falar? Milton Santos aquariofilia para android CO2 para aquarios Aquários:Leopoldo's Lagoon(2008) , Red Mountain(2008), Leopoldo's Lagoon Malawi(2011) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Veterinário Publicado: Janeiro 5, 2009 Share Publicado: Janeiro 5, 2009 Olá, A planta de tapete com menos necessidades que já tive, foi a echinodorus tennellus.Acho que aguenta-se nesse aquário Boa sorte com isso Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Ricardo Santos Publicado: Janeiro 5, 2009 Share Publicado: Janeiro 5, 2009 (editado) Quanto a tematica da Luz vs Peixes até agora nunca tive esse problema...reparo que no nano que tenho os New Bee que tenho quando se acende a luz inicialmente escondem-se. Já de que peixes estas a falar? Olha é um Mikrogeophagus ramirezi (ficou viúvo á pouco tempo) e 3 Tetras Bentosi, eu sei que são peixes de meio do aquário, mas agora estão sempre no fundo, tens alguma ideia do que será? Esqueci-me de dizer que estão juntos com 2 neons velhotes, que mesmo assim são os mais activos, se não fossem eles ninguem ia comer. lol Cumprimentos. Em directo do fim do mundo. João Santos aka Jon-X Editado Janeiro 5, 2009 por João Ricardo Santos Free World - O maravilhoso mundo novo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
miltonleopoldo Publicado: Janeiro 5, 2009 Share Publicado: Janeiro 5, 2009 Eu de Ram's dão percebo nada, por isso não serei a melhor pessoa para te ajudar. TEns mais alguma planta além das valisnérias? é que segundo li os Rams gostam de vegetação...SE calhar é por ai... Mas procura no forúm que pode ser que já alguém tenha tido esse problema. Milton Santos aquariofilia para android CO2 para aquarios Aquários:Leopoldo's Lagoon(2008) , Red Mountain(2008), Leopoldo's Lagoon Malawi(2011) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Ricardo Santos Publicado: Janeiro 5, 2009 Share Publicado: Janeiro 5, 2009 Tens mais alguma planta além das valisnérias? Neste aquário tenho as Vallisneria spiralis, Anubias e Musgo agarrado a 2 troncos, quanto ao Ram, acredito que seja solidão, agora os tetras, não acho que seja normal, pois costumam ser muito activos e agora não saem da sombra, começo a ficar preocupado. Nakamura desculpa apropriar-me do teu tópico, já te decidistes quanto á flora? Cumprimentos. Em directo do fim do mundo. João Santos aka Jon-X Free World - O maravilhoso mundo novo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nakamura Publicado: Janeiro 5, 2009 Autor Share Publicado: Janeiro 5, 2009 Acho que no caso dele se duplicar ficaria com um ratio de 0.8 wat/ltr e isso para a Eleocharis Parvula já era muito bom! Já agora se estamos a falar de um aqua de 60*25*25 = 37.5Ltr com 15 ele terá um ratio de 0.4 e não 0.25 wat/ltr. Se duplicares a parvula safa-se bem! Se tiveres CO2 ainda melhor! Quanto a tematica da Luz vs Peixes até agora nunca tive esse problema...reparo que no nano que tenho os New Bee que tenho quando se acende a luz inicialmente escondem-se. Já de que peixes estas a falar? boa tarde o aqua tem 50l deve ter 30 x 25 ou assim mas tem 50l não percebi uma coisa...para poder fazer um tapete de parvula tenho que acrescentar quantos watts de luz? abraço e obrigado Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
miltonleopoldo Publicado: Janeiro 5, 2009 Share Publicado: Janeiro 5, 2009 boa tarde o aqua tem 50l deve ter 30 x 25 ou assim mas tem 50l não percebi uma coisa...para poder fazer um tapete de parvula tenho que acrescentar quantos watts de luz? abraço e obrigado Há aqui alguma confusão nos litros do teu aqua... Largura? Altura? Comprimento? (Largura x Altura x Comprimento) / 1000 = Litros do Aquário DIz-me lá quais as medidas então? Milton Santos aquariofilia para android CO2 para aquarios Aquários:Leopoldo's Lagoon(2008) , Red Mountain(2008), Leopoldo's Lagoon Malawi(2011) Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Nakamura Publicado: Janeiro 5, 2009 Autor Share Publicado: Janeiro 5, 2009 Há aqui alguma confusão nos litros do teu aqua... Largura? Altura? Comprimento? (Largura x Altura x Comprimento) / 1000 = Litros do Aquário DIz-me lá quais as medidas então? boas fui agora medir 60x30x32 com 15w de luz e tenho outro com 52x25x29 também com 15w através disso podes me dizer o que preciso acrescentar para por parvula? abraço Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
João Ricardo Santos Publicado: Janeiro 5, 2009 Share Publicado: Janeiro 5, 2009 Acho que no caso dele se duplicar ficaria com um ratio de 0.8 wat/ltr e isso para a Eleocharis Parvula já era muito bom! Já agora se estamos a falar de um aqua de 60*25*25 = 37.5Ltr com 15 ele terá um ratio de 0.4 e não 0.25 wat/ltr. Se duplicares a parvula safa-se bem! Se tiveres CO2 ainda melhor! Quanto a tematica da Luz vs Peixes até agora nunca tive esse problema...reparo que no nano que tenho os New Bee que tenho quando se acende a luz inicialmente escondem-se. Já de que peixes estas a falar? Há aqui alguma confusão nos litros do teu aqua... Largura? Altura? Comprimento? (Largura x Altura x Comprimento) / 1000 = Litros do Aquário DIz-me lá quais as medidas então? O Milton já te respondeu nestes dois posts. Cumprimentos. Em directo do fim do mundo. João Santos aka Jon-X Free World - O maravilhoso mundo novo Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts