Será que faz mal?

Recommended Posts

Boa noite. Gostaria de vos fazer uma pergunta. Faz algum mal desligar o filtro do aqua durante a noite? É que tenho o aqua no quarto e não há maneira de conseguir dormir com aquele burburim... E agora gostaria de comprar um aqua maior e tenho medo que depois a agua não seja 100% filtrada por causa das interupções nocturnas. Será que faz muita diferença? Brigada

*

Um peixe cai dum telhado dum prédio de 20 andares. Que tipo de peixe é?! É UM AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA TUM!

Partilhar nas redes sociais

Não deves nunca parar o filtro por diversos motivos:

1- Corres o risco de danificar os rotores do motor por trabalharem durante alguns segundos a seco (caso de filtros exteriores) quando ligas o filtro de novo.

2- Desligando o filtro, deixa de existir corrente de água rica em oxigenio e as bactérias que quebram a amonia em nitritos precisam de oxigénio para sobreviver. Sem oxigénio morrem e ficas com um problema sério nas mãos.

3- Sem movimentação da água não consegues uma boa equalização da temperatura da água e como tal terás zonas do aquário que ficam frias e outras que ficarão demasiado quentes e em consequência o consumo de energia electrica pode aumentar (para já não falar do que os peixes sofrem).

4- Os peixes gostam de correntes, sem o filtro elas simplesmente deixam de existir (a não ser que tenhas uma powerhead).

Concluindo, em vez de desligares o filtro podes tentar adaptar o caudal ou então baixares a saída de água para que fique o suficiente abaixo da superficie para não se ouvir o gotejar mas que ainda assim dê para veres a superficie da água "em movimento"

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Tava ver que ninguém dava uma resposta do porquê de não se poder desligar o filtro (interno ou externo) de noite!!

Como o Darius explicou muito bem, o factor mais importante será mesmo a ""morte"" das bactérias que se encontram no filtro, imagina depois quando o voltavas ligar de manha, as bacterias mortas iam contaminar o aquário todo, tens que pensar +- nesta perspectiva. Se perguntares quanto tempo poderá tar desligado, 2 horas no máximo penso eu, embora as bactérias se aguentem mais nos filtros internos do que nos externos.

Quanto ao barulho, tens que te habituar, se queres ter um aquário no quarto, há que te sujeitares aos ""inconvenientes"". No meu caso, durmo com dois filtros externos e uma bomba ar ligada, e acredita que o silêncio não reina no meu quarto durante a noite.

1- Corres o risco de danificar os rotores do motor por trabalharem durante alguns segundos a seco (caso de filtros exteriores) quando ligas o filtro de novo.

Quanto a este ponto, penso que eles so trabalham ""a seco"" se fexares as torneiras segurança do filtro, dependendo dos filtros. Já reparei que quando fecho as torneiras segurança, ao desligar o filtro, ouve-se o famoso barulho do TAC TAC TAC, mas se não as fechar, ele desliga-se sem o barulho e volta ligar sem o barulho, e prova disso? Os rotores estão mergulhados em água la dentro. Mas como disse, penso que varia de filtro para filtro, de marca para marca mais propriamente.

:shock:

Pic_652_1.jpg

Muito obrigada por todas as respostas. Não pensem que tenho um grande aquário, tem apenas 15 ou 20 litros (não sei bem ao certo) :wink: e é de água fria, logo o perigo da temperatura baixar não se verifica. Mesmo assim vou tentar acostumar-me ao barulho do filtro até porque pretendo comprar um aquário maiorzinho para pôr os peixinhos que tenho neste. Brigada a todos pelos esclarecimentos.

* :D

Um peixe cai dum telhado dum prédio de 20 andares. Que tipo de peixe é?! É UM AAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA TUM!

Só por um peixe ser ""água fria"" não quer dizer que excluamos termostatos filtros e equipamento que proporcione um bem estar ao peixe! Como já foi discutido aqui no forum à uns tempos atrás, peixe é peixe, não há distinção, as carpas apenas são mais resistentes e aguentam-se em águas mais frias! Ou nunca viste carpas em aquários de água quente? Elas não morrem se as colocares em águas aquecidas!!

E digo mais, não deveriam existir esses globos ridiculos, que atrofiam os peixes e os cegam!!

ISto tudo para dizer que por ser água fria não deduzamos logo que não se tem que ter cuidados especiais, que é so encher agua e dar comida, os peixes devem ser tratados todos do mesmo modo.

Ve se ganhas alguma maturidade Frenchy em relação a esse pensamento acerca dos peixes ""água fria"".

:wink:

Pic_652_1.jpg

Zanito os filtros exteriores podem trabalhar a "seco". Basta que ao desligarem o nivel de água nos tubos equalize com o nivel de água do aquário.

O meu filtro Fluval tem uma esfera que impede o retorno de água ao aquário mas tenho um aquaclear que se for desligado desferra e acaba por trabalhar a seco durante alguns segundos quando é ligado de novo.

como os rotores não foram feitos para trabalhar a seco acabam por se danificar com o tempo, daí o meu aviso :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

... e é de água fria, logo o perigo da temperatura baixar não se verifica.

Mesmo sendo de água fria tens diferenças de temperatura. O que o filtro faz é equalizar a temperatura por todo o aqua para que não tenhas tipo 20 graus num lado e 22 ou 23 noutro.

E atenção... um peixe de água fria não quer dizer que dispensa termoestato! Água fria são 18 ou 19 graus e no inverno sabemos bem que a temperatura ambiente vem bem abaixo desses valores o que significa que a água também vai sofrer o mesmo efeito.

É tudo uma questão de se colocarem "nas escamas do peixe" :)

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Pois... eu sei disso. Por exemplo a temperatura do aqua está a 27º durante o dia, e de noite baixa para os 22/24º. Mas estou a pensar seriamente em comprar um aqua maior para dar uma vida melhor aos meus dois kinguios e cometas. :) Com direito a aquecedor e tudo.... :lol:

*

Ritaz, tive durante anos um biotopo do amazonas onde tive posturas de Discus e de Escalares, e onde durante muito tempo não me morreram peixes.

TODAS AS NOITES DESLIGAVA O FILTRO EXTERNO.

Tinha o aquario de 300 litros no meu quarto e como tal não conseguia dormir com o barulho, de dia quase não se ouve mas de noite qd não se ouve mais nada é bem audivel.

Um conselho tenta faze-lo durante apenas uns dias e vê se notas algumaalteração quer na água quer no comportamento dos peixes.

PEACE !!!

barras.gif

Já tenho o aqua à pelo menos uns 6 meses e sempre tenho feito a mesma coisa, chega à hora de dormir e desliga-se o filtro e até agora não notei nada de diferente tanto nos peixes como na água. Hoje já dormi de filtro ligado, correu +/-. :roll: Agora espero é que o aqua maior tenha um filtro hiper silencioso... Será que existem filtros silenciosos? Sem se houvir aquele "brum brum" do motor?

*

Ritaz, tive durante anos um biotopo do amazonas onde tive posturas de Discus e de Escalares, e onde durante muito tempo não me morreram peixes.  

TODAS AS NOITES DESLIGAVA O FILTRO EXTERNO.

O não te ter morrido nenhum peixe não implica eles passarem bem as noites ou implica? Ou para ti, eles só passam mal quando morrem ?

Cada um tem os seus métodos, mas sinceramente o que tu fizeste não se faz, e tares ""aconselhar"" a fazê-lo inda é pior!

:roll:

Pic_652_1.jpg

Zanito não digas asneiras pá.

Ou não sabes ler ou tenho de fazer o boneco.

Onde é que tu do que eu escrevi depreendes que só qd morrem é que passam mal ? Temos de voltar a escolinha não?

Se eu disse que tive posturas é pq estavam bem de saúde e assim estiveram durante muitos anos. Sei de muita gente que o faz e tem peixes lindos e saudaveis como eu tinha com diversas criações.

E existem testes que se fazem à água sabes ? Que verificam se aumentam os niveis de nitritos, nitratos, etc... hás de usar um dia.

So pq tu pensas que não se deve fazer não quer dizer que todos sigam as tuas regras ok ?

Cada qual fará ou não por sua conta e risco !

PEACE !!!

barras.gif

ZANITO se ele teve isso durante muitos anos, é porque não houve problemas! Sabes lá quantas tpa's fazia, entre outras coisas! Se a ele correu tudo bem, porque não há-de aconselhar alguém a fazê-lo?

Tu stressas um bocado, tem calma... :roll:

Despe e siga!!

Voltando ao tema, eu não aconselho a desligar o filtro! Acho que não se deve! Mas se há pessoas que têm resultados, tens de falar com elas! O oblivion é uma delas!

Portem-se,

Cláudio Espírito Santo

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

E aqui fica a PM do Zanito para mim, para todos verem com o que temos de lidar...

"De: ZANITO

Para: oblivion

Colocada: Thu Aug 26, 2004 3:28 pm

Assunto: !

Citação:

Zanito não digas asneiras pá.

Ou não sabes ler ou tenho de fazer o boneco.

Primeiro, calmex e pouco estrilho, que não andaste comigo na escola por isso pões-te calminho e não falas assim!

Segundo, pelo que escreveste, tu proprio deves concluir que como nunca te morreu nenhum, o teu aquário era um mar rosas, com mtas posturas feitas e mtas criações bem sucedidas. Isso não implica que desligar o filtro a noite, que serão 8 horas no minimo, prejudique a colonia bacterias e contamine o aqua após o ligares de novo.

Se usas os testes muito bem, agora não queiras passar atestados de estupidez com intuito gozão indiciando que não uso testes ou que não conheço os ditos testes.

Citação:

So pq tu pensas que não se deve fazer não quer dizer que todos sigam as tuas regras ok ?

Cada qual fará ou não por sua conta e risco !

SE CALHAR QUEM TEM APRENDER A LER SERÁS TU, NÃO CONCLUAS O QUE NÃO LÊS!

COM 29 ANOS JÁ NÃO TENS IDADE PA TER ATITUDES DE (palavra censurada) E MANDARES AS BOCAS QUE MANDAS, E NÃO FOI SO EM RELAÇÃO A ESTE TÓPICO, JA VEM MUITO DE TRÁS, NÃO CURTES OS USERS, NÃO TE METAS E NÃO DIGAS (palavra censurada)!

Algum esclarecimento, tou por aqui

cheers"

E assim andamos pela Zanitolandia....

PEACE !!!

barras.gif

Olá,

Os conteúdos de MP (Mensagem Privada) devem ficar como o nome indica no fórum privad, por isso acho que a única atitude a tomar é bloquear este tópico... espero que compreendam que este não é nem nunca será um local de bate bocas.

Espero que a Ritaz já esteja suficientemente esclarecida...

Obrigado,

Diogo

Visitante
This topic is now closed to further replies.