Ruy81 Publicado Janeiro 3, 2009 Publicado Janeiro 3, 2009 Olá pessoal, Ando aqui com umas ideias de construir um aqua de 160l com as seguintes dimensões (80cm de comprimento, 50cm de largura e 40/50cm de altura). Como nunca me meti numa aventura destas tenho andado a pesquisar na net e depois de ver tanta coisa escrita e defendida, resolvi pedir ajuda aqui no forum para ver se consigo levar a ideia avante. Assim sendo comecemos pelas várias e primeiras dúvidas 1. O Vidro: De entre alguns temos o vidro laminado, o vidro diamante e o vidro temperado. O que mais me pareceu indicado foi o vidro diamante, por ser cristalino e não ter o efeito verde dos outros vidros, permitindo assim um aquário mais claro e cristalino, mas com o senão de custo mais elevado. Depois, em segundo lugar e mais económico, o vidro laminado, mais barato que o primeiro e com vantagem em relação ao temperado, porque qdo racha, consegue aguentar e qdo quebra, parte em placas, ao contrario do temperado que qdo quebra, e no caso dos aquários cheios de agua e com pressão sobre os vidros, este estilhaça todo e é uma autentica bomba de projecteis, sendo por isso perigoso. Depois a espessura do vidro, que pelo que pesquisei, pareceu-me que 5mm seriam suficientes para as dimensões em causa. 2. O Silicone: Pelo que li há próprios para aquários, bons e baratos, nas grandes superfícies de bricolage, mas há um da DAN LIM, tb para aquários, que é muito bom e tem uma grande resistência e durabilidade. 3. O Projecto: Vi o aquário que um dos membros tem nos classificados para venda e gostei muito do modelo em que as laterais são um pouco mais subidas, permitindo o apoio da calha de iluminação. A tampa também é em vidro, de uma única peça, que assenta sobre uns apoios vidro nas laterais. Enfim, no fim de contas e depois de explicar a ideia e as hipóteses, gostava que me ajudassem na concepção do projecto e na determinação da espessura do vidro, utilização ou não de travas e qual dos dois métodos de montagem é o mais adequado (o de os vidros serem colados sobre a base de fundo ou dispostos em torno desta). Aguardo pelas opiniões e ajudas. Abraço Citar
Jorge Oliveira Publicado: Janeiro 3, 2009 Publicado: Janeiro 3, 2009 6mm dá com traves ou então 8mm sem traves.Embora eu ache que seja sempre melhor meteres as transversais é que em cima é evitado estar sempre sob pressão o vidro.Vidro laminado chega não é necessário gastos desnecessários. Citar O meu feedback
Ruy81 Publicado: Janeiro 3, 2009 Autor Publicado: Janeiro 3, 2009 obrigado pelas dicas, mas gostava que mais alguem desse a sua opinião e que pudessemos discutir aqui os prós e contras. depois ainda falta a iluminação, filtro, aquecimento.... Citar
Jorge Oliveira Publicado: Janeiro 3, 2009 Publicado: Janeiro 3, 2009 Sobre o filtro acho que não adianta inventar a fazer um DIY.Eu fiz e arrependi-me mais tarde,acordei um sabado com a sala cheia de água Externo é o melhor e a preços bem em conta cada vez mais.A tampa também a podes fazer e adaptar umas lampadas,ou então calha caso gostes mais. Citar O meu feedback
Ruy81 Publicado: Janeiro 3, 2009 Autor Publicado: Janeiro 3, 2009 Por acaso ja me tinha passado pela idea fazer um filtro, mas acho que a aventura da construção do aquario já é suficiente. Quando falei em filtro, calha e aquecimento referia-me a produtos comerciais e quais os melhores na relaçao preço/qualidade. Citar
Jorge Oliveira Publicado: Janeiro 3, 2009 Publicado: Janeiro 3, 2009 Cada vez ouço mais falar nas calhas SunSun,embora seja marca "chinesa" como se costuma dizer,falam bem delas e o preço é bastante convidativo.O termostato eu optaria por Jagger,creio serem mesmo os melhores,tenho o meu há 2 anos e certinho que é uma maravilha.Filtro isso depois vai da carteira e até dos peixes que pretendas colocar ai. Citar O meu feedback
lima256 Publicado: Janeiro 5, 2009 Publicado: Janeiro 5, 2009 Boas VIdro temperado de 8mm nem precisa de traves =P Cumprimentos Citar
Jorge Oliveira Publicado: Janeiro 5, 2009 Publicado: Janeiro 5, 2009 Algum motivo para a escolha do temperado?É que o preço é bastante superior e não creio que tal se justifique aqui.Laminado chega perfeitamente.Mas nada como explicares o motivo Citar O meu feedback
Ruy81 Publicado: Janeiro 6, 2009 Autor Publicado: Janeiro 6, 2009 Pois, pelo que li, o temperado pode ser mais resistente que o laminado, devido ao facto de levar um aquecimento para priduzir este efeito. Em contrapartida, quando quebra, não é tão resistente como o laminado, acabando por "explodir" e lançar os fraquentos de vidro em todas as direcções (não será assim tão tragico, mas foi a ideia que me passaram). Por isso, na minha opiniao leiga e com base no que tenho consultado, parece-me que o Laminado é a melhor opçao ao nivel de preço e segurança! Também consultei uma tabela, onde referia 5mm de espessuara de vidro para um aqua de 80cm. Haverá alguma tabela que em vez do comprimento do aqua, faça a referencia á capacidade, uma vez que um aqua de 80cm, pode ter varias capacidades... Citar
Jorge Oliveira Publicado: Janeiro 6, 2009 Publicado: Janeiro 6, 2009 Nessa mesma tabela é normal ter o comprimento e altura.Mas 8mm chega e sobra.Afinal o meu com 120 x 50 x 50 está com 8mm por isso Citar O meu feedback
Recommended Posts