Aquario como prenda  

42 votos

1. 1. Boa ideia?

• Sim
      30
    • Não
      4
    • Talvez
      8

Recommended Posts

Publicado

O natal já passou, agora vêm os aniversários das pessoas.

E como prenda de aniversario, que tal um aquário?

Tenho um amigo que tem vindo gradualmente a aficionar-se pela aquariofilia, mas não tem aquário actualmente.

Sei que gostava de certeza de ter um aquário, mas será boa ideia oferecer algo tão pessoal e personalizado como um aquário?

Claro que teria de ser algo pequeno, provavelmente à volta de 20L, porque mesmo juntando uma serie de pessoas para contribuir ainda continua a ser uma prenda cara, mas um nano dá para fazer um pequeno plantado e ter alguns micropeixes e invertebrados. Acho que se fosse eu achava que era melhor que nada!

Vamos la ver qual a opinião dominante ;)

dmscaping_mini_forum.jpg

Publicado:

Eu gostava de receber, mas depende de pessoa para pessoa por isso respondi talvez. Mas se ajudares a cativar e houver interesse certamente é uma boa prenda, vicio saudável ;) !

Publicado:

Epa, o tema foi bem recebido ;)

Ele gosta imenso de aquários, sempre que cá vem a casa fica que tempos a olhar para o meu... o mesmo com outros aquários de amigos!

Alias até pensei que podia fazer uma coisa duplamente engraçada: oferecer-lhe o aquário já montado e plantado! Mas sem fauna, talvez apenas uns camarões.

Assim no dia de anos dele (que ainda faltam uns meses pelo que dava tempo para deixar o aquário amadurecer), arranjava maneira de lhe deixar la o aquário já montado em casa e ele teria uma bela surpresa quando la chegasse!

Será que agora já estou a exagerar?

dmscaping_mini_forum.jpg

Publicado:

Aí já é mais difícil, se souberes o que ele pretende mas também vai receber um aquário já "feito" o gozo é bem menor!

Publicado:
Aí já é mais difícil, se souberes o que ele pretende mas também vai receber um aquário já "feito" o gozo é bem menor!

Tens razão nesse ponto... eu acho que sentiria uma reacção dubia caso o recebesse montado e também dubia se o recebesse por montar... embora me dê um gozo enorme montar aquarios, é muito mais bonito receber uma coisa já bonita e com conteudo que algo vazio... mais opiniões malta?

dmscaping_mini_forum.jpg

Publicado:
Tens razão nesse ponto... eu acho que sentiria uma reacção dubia caso o recebesse montado e também dubia se o recebesse por montar... embora me dê um gozo enorme montar aquarios, é muito mais bonito receber uma coisa já bonita e com conteudo que algo vazio... mais opiniões malta?

neste ponto tambem estou de acordo contigo, mas se ele vai a tua e fica a admirar os teus peixes +- sabes de quais ele mais gosta, e assim davas-lhe

um principio ele depois dava o seguimento que mais lhe agrada-se, no meu ponto de vista é uma bela prenda

cumps

SAUDAÇÕES AQUAROFILAS

RUY ANTUNES

Publicado:

É pá, eu votei não, oferecer um aqua a quém nada percebe disto pode ser uma faca de dois gumes:

Tudo bem a malta tem que aprender e tem que começar por algum lado...

Um conselho, instroi, pesquisa as intenções do mesmo e se for para levar avante com muitas certezas, força avança....

Publicado:

Eu votei talvez... isto porque existem pessoas que gostam de aquários... mas depois quando é para fazer TPA's, limpezas, etc... ui....

Sonda bem a pessoa em questão. Vê se ela tem a vontade de assumir um compromisso em relação ao aquário e aos seus habitantes. Apesar de não ladrarem, miarem ou produzirem outros sons, são seres vivos que necessitam de condições para viver.

Boa sorte!

Publicado:

Isso é uma boa ideia mas como ja referiram vais ter que ajudar no inicio, depois ve lá se não acontece o que me aconteceu........ :sign_welcome:

andava a ver aquarios e.... #cool pois é oferceram me um mas não era bem aquele que eu queria......... pois de fazer contas bigsmile queria um maior, mas a esposa achou que onde eu queria por ficava melhor um aparador :silly:......

mas fiquei contente, neste momento so me falta ter espaço para poder montar mais um.

Pic_17210_2.jpg
Publicado:

Boas !!

Respondi sim , por 3 motivos, as respostas são quando a prenda é destinada a um(a) jovem.

1- No Natal ofereci um aquário.

2- É algo instrutivo e que permite incutir responsabilidade.

3- Eu gostava de receber um... porque gosto de aquariofilia. É uma paixão já muito antiga.

É óbvio que a prenda que oferecemos a alguém é sempre do agrado da pessoa, devemos analisar isso. E no caso de um aquário, nada mais agradável que depois em conjunto visitarem lojas do ramo.

Publicado:

Eu respondi talvez, porque no meu entender depende muito da pessoa a quem se vai oferecer, pois há muito boa gente que só quer, ou acha giro, porque outro alguém têm, muitos, depois de verem o trabalho que dá, desistem e quem paga…humm…adivinhem quem é?!

Já ofereci um completamente ciclado e com poucos peixes, mas tive o cuidado de dar umas aulas também.

Cumprimentos.

Em directo do fim do mundo.

João Santos aka Jon-X

Publicado:

Obrigado a todos pela grande colaboração neste tópico :shocked028:

Creio que a pessoa em questão tem claramente perfil de aquariofilista! Paciente, calmo e apaixonado pela natureza :D

A instrução e ensinamentos, muitos já lhos tenho transmitido, mesmo não tendo ele aquário, uma vez que se mostra sempre interessado nestes assuntos.

Inclusivamente já fomos a varias lojas de aquariofilia juntos. Ele tem-se mostrado particularmente interessado nos salgados, mas mesmo um nanissimo salgado seria terrivelmente dispendioso, por isso a escolha teria de recair sempre num aquário de agua doce.

Um volume entre 20 e 40L creio que seria razoável e embora não lhe permitisse ter muitos peixes, poderia sempre ter alguns micropeixes engraçados, e inclino-me para isto porque foi o próprio a dizer que prefere peixes pequenos a grandes :idea2: e a ideia de lhe dar o aquário já plantado e estabilizado tinha como vista ultrapassar a etapa de ciclagem e estabilização do aquario e a fase critica de controlar o aparecimento de algas nas primeiras semanas.

Acho que é possível dar-lhe esta prenda por valores que não ultrapassem os 60€. Que acham? E que material essencial acham importante dar a um aquariofilista em potencia?

dmscaping_mini_forum.jpg

Publicado:
Obrigado a todos pela grande colaboração neste tópico :music_singguitar:

Creio que a pessoa em questão tem claramente perfil de aquariofilista! Paciente, calmo e apaixonado pela natureza :music_singguitar:

A instrução e ensinamentos, muitos já lhos tenho transmitido, mesmo não tendo ele aquário, uma vez que se mostra sempre interessado nestes assuntos.

Inclusivamente já fomos a varias lojas de aquariofilia juntos. Ele tem-se mostrado particularmente interessado nos salgados, mas mesmo um nanissimo salgado seria terrivelmente dispendioso, por isso a escolha teria de recair sempre num aquário de agua doce.

Um volume entre 20 e 40L creio que seria razoável e embora não lhe permitisse ter muitos peixes, poderia sempre ter alguns micropeixes engraçados, e inclino-me para isto porque foi o próprio a dizer que prefere peixes pequenos a grandes :D e a ideia de lhe dar o aquário já plantado e estabilizado tinha como vista ultrapassar a etapa de ciclagem e estabilização do aquario e a fase critica de controlar o aparecimento de algas nas primeiras semanas.

Acho que é possível dar-lhe esta prenda por valores que não ultrapassem os 60€. Que acham? E que material essencial acham importante dar a um aquariofilista em potencia?

boas

julgo que o material mais essencial será uma boa filtração e iluminação. Acho que será mais seguro para a futura fauna/flora.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"

UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Publicado:

excelente ideia.

voto sim , ja que ele demonstra interesse. e seria de facto engraçado deixar o aqua montado em casa dele. seria uma optima surpressa.

a pessoa em questao podera sempre alterar o aqua , no caso de querer fazer uma coisa diferente, afinal o presente sera sempre o aquario e nao o aspecto dele.

de facto é preciso começar com alguma coisa.

quanto a inexperiencia da pessoa em questao , , é muito relativo, todos nos quando começamos nao eramos nenhuns expert´s no assunto , eu proprio iniciei-me com peixes de agua quente a cerca de 25 anos , e ainda nao me considero um expert, lol. estamos sempre a aprender. e nao lhe faltarao amigos com aqua ja com alguns conhecimentos, que podem esclarecer e ajudar.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Publicado:

Acho que é uma exelente ideia mas acho que lhe devias começar a dar pistas do genero : "Gostavas de ter um?" ou quando ele tiver a olhar muito para ele dizes "o teu aniversario está a chegar" ou pedes-lhe para fazer-te uma pesquisa sobre como começar a montar um aquario, ou tenta que ele esteja sempre presente quando fizeres tpa´s e a manutençao, era muito mau dar um aquario a quem não sabe nada. Acho que os aquarios não sao muito caros, agora depende, no eclerc já vium a 55€ de 100 litros e na arca de noé um com 15l por 47€, os dois sem nada incluido, tens de ver bem onde o compras porque nas lojas especializadas costumam ser muito mais caros.

cumps

Publicado:

Mas o objectivo não é dar apenas o aquario, mas sim, o aquario com o material essencial para a sua funcionalidade.

Estava a pensar em:

Aquario 20-40L

Filtro cascata

Termostato 25/50W

Iluminação na forma de um candeiro daqueles de pendurar na lateral do aquario.

O substrato possivel mediante o orçamento... e já totalmente plantado (plantas é parte mais facil, não falta ca em casa disso :puppydogeyes: ).

Estimativas de por quanto me sairia isto?

dmscaping_mini_forum.jpg

Publicado: (editado)

Boas eu votei sim...E desde já te digo que no meu ver e segunfdo a minha opinião não existe nada melhor que ter algo que nos interesse. Claro que ao principio, vão existir muitas duvidas umas maiores e outras mais pequenas, mas claro que com a tua ajuda e com a do forum ele irá com toda a certeza criar uma paixão e um enlace positivo na aquariofilia...Boa sorte! :puppydogeyes:

Editado por Nuno F. Gomes

Abraços

Nuno Gomes

Publicado:

Oi

Qaunto vais gastar mais ao menos ninguem te pode dizer. Se procurares bem arraanjas no minimo um termoestato de 25w por 16€ ou um de 50w por 35€. O filtro tambem tens de procurar e escolher bem, a partir de 30€ arranjas filtros que dão para esse aquario. A bomba de ar não é preciso, normalmente o filtro já faz o trabalho da bomba de ar. Quanto ao aquario é o mais importante e nesse ponto eu aconselho a ires a grandes superfiçies comerciais de decoraçao tipo (YZZY, ECLERC, INTERMÀCHE) lá custumam ter aquarios mais baratos do que nas lojas especalizadas. Deves gastar por volta dos 70€ depende tambem do substracto.

cumps

Publicado:

Acho que é uma boa prova de amizade e ninguém perde nada, se ele não gostar vende-o e compra outra coisa, ou oferece-to, acho é que não deves falar muito no assunto, às tantas ele vê logo o que andas a magicar.

E mais importante... embrulha o aquário e põe um laço grande!

Depois tira umas fotos do momento e mostra ao pessoal, fico curiosa!

Que corra tudo bem

Luisa Fonseca

Publicado:

boas

eu votei sim , sem duvida que é uma belissima prenda de aniverçario visto que ele tem o gosto pela aquariofilia.

quanto ao estar completamente já montado estou meio por meio, em certa parte compriendo o teu ponto de vista, mas por outro lado seria talvez uma mais valia serem depois os dois juntos a montar o aquario, sendo que ao mesmo tempo ele apanhava o gozo que dá a montagem e a experiencia de como fazer uma proxima segunda vez.

ou seja a ideia seria dares o aquario embrulhado com respectivo material la dentro nas embalagens mais as plantas num saquito tudo pronto a montar.

e quase que aposto que no final da festa seria logo o vosso entretimento e o resto de um bom final de dia bem passado :transport027:

bonito este teu gesto.

abraço.