Recommended Posts

Publicado

Olá pessoal,

Queria colocar no meu aquário de 100L musgo de java, ou semelhante.

Agua:

Ph: 6,5

Luz: o aquário alem de apanhar alguma luz do exterior (indirecta), ainda tem uma lâmpada fluorescente de 1m com 30W ligada normalmente 9h por dia (estava bem mais, mudei o temporizador para ser menos pois a agua parece estar a ficar um tudo nada esverdeada)

Temp.: 25 - 26ºC

Oxigenação: Filtro interno envia um jacto de agua de aproximadamente (diz lá) 400 litros por hora, pelo que já li no forum, não vale a pena meter uma bomba de ar com pedra difusora

Plantas:

Neste momento apenas tenho uma planta pequena, da qual não sei a marca/modelo, é parecida com as Echinodorus schlueteri, mas não tenho a certeza se será uma. Que quero acreditar que não iria ter influencia no musgo.

Encomendadas estão já mais duas plantas, que espero que cheguem durante a próxima semana, uma ELEOCHARIS ACICULARIS (parece erva para a zona da frente) e uma HYGROPHILA POLYSPERMA (parecem árvores, por isso vai para o fundo do aqua)

Animais:

3xBarbo Tigre (dois adultos, presumo que um macho e outro fêmea, e um jovem)

2xBarbo Albinos (jovens)

1xPlecostomus

1xCoridora Albino

1xOtocinclus affinis (limpa vidros, não tenho a certeza se é mesmo este o nome)

2xCaracol Maçã

Naturezas Mortas:

Uma Oliveira Bonsai que faleceu há 2 anos, estava na varanda para lá de seca, fervi durante 15 minutos

Vaso comprado em Espanha, com uns 10cm de diâmetro

Na encomenda das plantas, virá também um Tronco da MOPANI, creio que irá substituir uma das duas peças que mencionei em cima

No fundo, tenho um areão formado por pedras claras, a maior parte com cerca de 0,5cm a 1,5cm de diâmetro

Agora a questão, será o musgo de java indicado nesta situação? Ou deveria antes escolher outro? Queria mesmo adicionar mais verde ao aquário, sem ser de plástico, será que os dois caracolinhos não se portam mal e não me atacam o musgo?

Se alguém na zona de Beja/Évora tivesse um pouco que pudesse dispensar, ficaria muito grato, por outro lado caso alguém tenha informações de uma loja que venda online, também ajudaria.

Desde já agradeço o vosso tempo,

Daniel Lopes

Publicado:

Este caracol maçã não é mais ampulária???

Se forem não há problema não comem o mugo até ajudam a limpar.

E que tal uma foto para vermos....

Olá pessoal,

Queria colocar no meu aquário de 100L musgo de java, ou semelhante.

Agora a questão, será o musgo de java indicado nesta situação? Ou deveria antes escolher outro? Queria mesmo adicionar mais verde ao aquário, sem ser de plástico, será que os dois caracolinhos não se portam mal e não me atacam o musgo?

Se alguém na zona de Beja/Évora tivesse um pouco que pudesse dispensar, ficaria muito grato, por outro lado caso alguém tenha informações de uma loja que venda online, também ajudaria.

Desde já agradeço o vosso tempo,

Daniel Lopes

ALCAIDE

Publicado:
Este caracol maçã não é mais ampulária???

Se forem não há problema não comem o mugo até ajudam a limpar.

E que tal uma foto para vermos....

Aí está a fera, são dois, ambos muito parecidos, o outro mais pérola que o desta foto.

Infelizmente creio que a única loja que tem peixes, plantas (muito poucas) e assessórios para aquários na minha zona é o Bricomarché, foi-me vendido como tal, e pelas fotos que já vi parece-me que não fui enganado

image060qw3.th.jpg

e o aquario:

image041cg1.th.jpg

Hoje mudei o aquário um pouco, depois de descobrir um dos barbos albinos morto, entre o vidro e o filtro. Creio que ele ficou preso lá, e entrou em pânico, pois detectei o outro pequenote na mesma situação quando mudei o filtro para o outro lado do aquário, onde a parte de trás do filtro é visível.

Tomei a opção de ter o filtro afastado da lateral do vidro, ou seja, só está encostado ao areão no fundo e ao vidro posterior, assim não há como ficar lá nenhum animal preso.

Descobri que a árvore bonsai tinha a casca a apodrecer, e uma vez que a agua estava a ficar estranhamente turva, optei também por retira-la do aquário, ainda estou na dúvida se a voltarei a repor, pois creio que foi a causa da alteração na água.

Também tirei a planta do vaso (na foto enterrado no areão) e separei os bolbos, creio tratar-se do género Echinodorus mas não consegui ainda identificar ao certo qual a espécie, tenho então agora várias separadas pelo aquário.

Já agora, devo acrescentar que o musgo que java que acho mais bonito, e por isso o que tinha preferencia, é o que parece uma àrvore de natal, no entanto, se houver alguma contra-indicação para o meu aquário, procurarei outro :transport027:

Não mencionei, mas à superfície, tinha uma dúzia de lentilhas de água, mas disseram-me que podia tornar-se uma praga pelo que tomei uma medida radical e erradiquei-as (espero)

Pretendo adquirir brevemente um filtro exterior, provavelmente o Eheim 2215, pois acho inestético e pouco funcional o filtro interno que tenho agora. Como poderão imaginar, estou a iniciar-me nestas andanças e ainda tenho mesmo muito que aprender :crazyeyes:

• 2 semanas depois...
  • 4 meses depois...
Publicado:
eu arranjo-te musgo que plantas tens para troca?

Boas.

Também procuro musgo de java. Mas não tenho nada para troca, só comprando.

Pode ser?