Recommended Posts

Publicado

Olá, sou nova por aqui.

Eu apenas tive um aquário com peixes de água fria (e há muitos anos atrás)... mas fiquei com o aquário que tem as seguintes medidas (aproximadamente) 50 comprimento x 40 altura x 30 largura.

Tenho lido sobre camarões e fiquei com vontade de ter...

No aquário apenas quero colocar camarões... estou a pensar em Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. blue ou Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. white.

Mas tenho imensas dúvidas, nomeadamente:

1º - O aquário que tenho serve?

2º - Qual o termostato (potência)?

3º - Filtro?

4º - Que substrato aconselham?

Desculpem lá o tipo de questões, mas sou mesmo ignorante nesta matéria.

Obrigada, Vânia

Publicado:

Boas, Vânia!

Esse aquário serve perfeitamente.. tem umas boas medidas para invertebrados visto eles passarem maioritariamente a sua vida a nadar na horizontal..

Em termos de termostato e filtro, um de 50W serve perfeitamente e qualquer filtro que promova alguma circulação na água de preferência com esponja na entrada de água do filtro para que os jovenzitos não sejam sugados (com o passar do tempo estas esponjas ficam ricas em alimento para eles)

O Substrato deve ser um que faça realçar as cores dos camarões.. Visto estares a optar por uns white, diria que um substrato escuro era o ideal..

Bom, as primeiras duvidas penso que foram tiradas...

Cumps

Publicado:

Obrigada pela rápida e esclarecedora resposta!

Já agora o substracto deve ser areia ou pedras?

Devo colocar cerca de quantas plantas? Há troncos à venda já com musgo (é que tenho lido que é importante ter java, estou certa)?

Publicado:

Musgos é sempre bom ter em aquários com invertebrados pois oferece refúgios e alimento.. mas não é obrigatório (Eu por exemplo não tenho musgos em aquários para invertebrados) O numero de plantas varia com o teu gosto (óbvio que se não tiver uma única ponta de plantas eles irão estranhar..)

Em relação ao substrato, tanto faz ser pedras como areia. O importante no substrato é fazer realçar as cores dos bichos.

Cumps

Publicado:
Musgos é sempre bom ter em aquários com invertebrados pois oferece refúgios e alimento.. mas não é obrigatório (Eu por exemplo não tenho musgos em aquários para invertebrados)

Eu aconselhava-te a utilizar musgo, uma vez que é um bom refugio para as crias. há sucesso em aquários sem musgo mas se calhar o sucesso, e o número de crias sobreviventes é baixo...

sempre tive musgo presente nos aquários de invertebrados e estou bastante satisfeito com os resultados. ;)

cumprimentos

Publicado:
Eu aconselhava-te a utilizar musgo, uma vez que é um bom refugio para as crias.

Um aquário de invertebrados significa isso mesmo "aquário de invertebrados". Ao conter apenas invertebrados e sem predadores (peixes), aqui a utilidade de criar refúgios é nula.

Cumps

Publicado:
Um aquário de invertebrados significa isso mesmo "aquário de invertebrados". Ao conter apenas invertebrados e sem predadores (peixes), aqui a utilidade de criar refúgios é nula.

Cumps

Mas ades reparar que eles gostam bastante de musgo, consegue-se ver bem isso.

P.S. Miguel Reis, os camarões estão vermelhissimos. Estão a crescer olhos vistos.

Cumprimentos

Publicado:
aqui a utilidade de criar refúgios é nula.

Cumps

pode parecer mas não o é :idea2: tive agora 2 "ninhadas" de CRS e eles quando desligo o filtro saiem na boa parece um enxame a voar pelo aqua, assim que o ligo eles vão para o musgo e quase não se vêm.

:D por isso ou os meus são maricas ou os teus são bravos :shocked028:

Publicado:

Eu também acho que devias ter musgo, eles adoram andar a “cata-lo” e o musgo não é muito exigente, alem de ser muito bonito, por isso só ficavas a ganhar, bem-vinda e força com isso.

Cumprimentos.

Em directo do fim do mundo.

João Santos

Publicado:

Mais uma vez agradeço as vossas respostas! :roflroll2:

Já agora, o aquário deve-se encher quase até ao fim? ou como é para camarões não é necessário ter tanta água?

Já percebi que o musgo é uma boa aposta!

Se eu chegar a montar o aquário depois coloco aqui as fotos. Entretanto hão-de surgir dúvidas... (porque o conhecimento é muito pouco)

Cumprimentos, Vânia

Publicado:
Mais uma vez agradeço as vossas respostas! :)

Já agora, o aquário deve-se encher quase até ao fim? ou como é para camarões não é necessário ter tanta água?

Já percebi que o musgo é uma boa aposta!

Se eu chegar a montar o aquário depois coloco aqui as fotos. Entretanto hão-de surgir dúvidas... (porque o conhecimento é muito pouco)

Cumprimentos, Vânia

deixa tipo um centimetro ou menos para nao transbordar por acidente tambem eu no meu deixo cerca de 3 mm para aproveitar o maximo de agua mas tenho tido acidentes metendo as maos no aquario ele transborda

u aquario com muitas plantas da te sempre muitas vantagens

Publicado:
pode parecer mas não o é :lol: tive agora 2 "ninhadas" de CRS e eles quando desligo o filtro saiem na boa parece um enxame a voar pelo aqua, assim que o ligo eles vão para o musgo e quase não se vêm.

:arrow: por isso ou os meus são maricas ou os teus são bravos :arrow:

Desligas o filtro? Para? :coffee:

Mais uma vez agradeço as vossas respostas! :arrow:

Vânia

Os camarões aproveitam melhor o horizontal, (areão, troncos, pedras) e daí os aquários não precisarem ter tanta altura de água, mas se houver possibilidades de ter mais água melhor, pois tb será mais fácil manter o aquário estável.

Publicado: (editado)

Já agora...

Para além de:

- Caridina cf. cantonensis 'Bee'

- Caridina cf. cantonensis 'Crystal Red'

- Caridina cf. cantonensis 'Tiger'

- Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. blue

- Neocaridina cf. zhangjiajiensis var. white

- Neocaridina heteropoda var. red

Que outras espécies são de ordem superior?

(agradecia o nome científico, para depois poder pesquisar)

Editado por bani
Publicado:
e tenho um aqua de 25 litros, serve?

para uma especie e bem controlado serve mas nao é muito recomendado uns reds sem problema eu tenho 27litros aproveitados ao milimetro e tenho la crystal reds ate agora sem problemas

atençao aquas pequenos um pouco mais dificil de controlar