Ajudem - me neste projecto por favor


Vitor Sousa

Recommended Posts

Ora Boas Amigos

 

Eu sendo um membro novo aqui no forum mas também muito ambicioso, não paro de ler ler ler ler os infimos topicos sobre o mundo dos aquarios sejam eles de agua doce ou salgada mas digo - vos já aprendi mesmo muito desde que me inscrevi aqui sobre a aquariofilia e sinto - me cada vez mais capaz de seguir este hobbie e desenvolve - lo a níveis de boa dificuldade , porque é nesses níveis que reconhecemos em nós o poder de conseguir manter um mundo vivo e maravilhoso.

Eu comecei com os nanos, tenho em casa um nano de 10lts apenas com 3 camarões e dois Dario Zebra. muitos disseram - me que iria ser um bocado dificil mante - lo mas é certo que não tarda já irá fazer 1 ano e está 5 estrelas. para mim mesmo reflecti que , já que os outros dizem que é dificil manter um nano de 10 lts com 3 camarões e dois peixes ( e futuramente uma anubia ana e mais duas plantas ) isto iria ser um bom desafio para testar as minhas capacidades de iniciado e ver se tudo o que aprendi aqui não teria sido em vão.

Bem o nano dá - se nas mil maravilhas, fantastico mesmo. o layout feito na hora . . . bem nada pensado mesmo ( pois ainda nem sabia o que isto era do mundo dos aquarios ) .

 

Com mesmo tanto que lí, horas ' coladas ' aqui no forum a ler ler ler acho que chegou o tempo de passar há acção.

Eu vou começar por comprar um aquario de 100lts mas como o projecto é só para iniciar para inicios de fevereiro queria que me ajudassem a dar ideias para o layout, que substracto devo utilizar, que plantas posso por, que peixes giros posso por enfim isso tudo.

 

eu já tenhu algumas ideias mas mais não estorvam ;):)

 

em termos de equpamento pergunto:

injecção de CO2 como a faço?

Filtro interno ou externo?

 

bem fica aqui o meu tópico que irá desenvolver bastante pois até fevereiro gostava de partilhar mesmo muitas ideias com voces, trocar desenhos de layouts ( colocando - os aqui ) etc . .

ah só desenvolverá se me ajudarem pessoal okapa? lololol :eusathink::);)

 

Bem vou dormir porque já estou aqui desde as 8 da noite e ja é 1 da manha ( estou mesmo viciado eheheh )

 

Fiquem bem todos

Abraços

João Vitor Sousa

Editado por djmanu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de mais, fazes bem em tentar obter o maximo de informação antes de começares com as perguntas.

Em relaçao às tuas duvidas, em primeiro lugar tens de saber quais as especies de peixes que preferes bem como o biotopo. Tens várias como os africanos, os americanos etc... Tens que definir quais são os que gostas mais e a quais consegues dar as melhores condições. Só depois é que te podemos aconselhar sobre os mesmos.

Eu pessoalmente em água doce, gosto mais dos americanos :o

 

Em relação ao filtro, é sempre melhor externo, por uma questão estética, mas também porque fazem uma filtragem melhor que os internos. Quanto à injecção de CO2 tens pelo método caseiro, ou então kit de garrafa.

 

 

Cumps

Editado por Ricardo Ruffo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

co2 podes comprar ou fazer em casa que sai muito mais barato.

filtro para mim e externo nem que seja por causa da estetica

Editado por João Teixeira
Quote desnecessário - JT
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Antes de mais obrigado ao pessoal que respondeu e por me ter começado a ajudar em relação ao meu projecto. . em relação aos peixes que vou inserir no aquario ainda estou a pesquizar e futuramente vou meter aqui as especies que quero manter.

 

em relação ao filtro tb já pensei no externo mas não faço a minima ideia se são caros, baratos tambem terei de pesquizar mas para um aquario de 100 lts que modelos ou marcas porreiras em termos de /qualidade/preço posso escolher?? o meu lojista trabalha com Eheim e acho que é uma boa marca e de boa qualidade. Portanto um Filtro externo sou bem capaz de o comprar mesmo por causa da estética e também porque têm uma filtração bastante melhor que o interno. .

 

CO2 caseiro??????? já li sobre isso mas não percebi como se faz. podem me ajudar nisso?? se tambem os preços das garrafas de CO2 não forem muito caras pode ser melhor adquiri uma.

 

Bem Obrigado mais uma vez

Abraços

Joao Vitor Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

CO2 caseiro??????? já li sobre isso mas não percebi como se faz. podem me ajudar nisso?? se tambem os preços das garrafas de CO2 não forem muito caras pode ser melhor adquiri uma.

 

Bem Obrigado mais uma vez

Abraços

Joao Vitor Sousa

 

Aqui explica muito bem como o fazer : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=78586

Além disso é muito mais barato :eusathink:

Espero ter ajudado

Cumps

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Em relação ao filtro externo, e não contestando as outras marcas, aconselho-te os da Eheim.

Tens os EHEIM Classic com provas mais que dadas no mercado e os novos EHEIM professionel 3 que são o standard dos filtros exteriores.

 

Muito mais importante que a marca são a fiabilidade, eficácia de filtragem e assistência técnica.

Como julgo não haver melhor apoio pós-venda que o prestado pela Eheim aconselho-tos sem qualquer reserva.

 

Quanto à capacidade de filtragem aponta sempre para o dobro do que tens.

No teu caso deves optar por um filtro que seja indicado para pelo menos 200 litros.

Como os valores indicados são aferidos com Aquas só com água em situação normal de trabalho perdem alguns litros/hora de caudal.

 

Podes no entanto ter mais que um sistema de filtragem, o que te permite manter uma colónia bacteriológica mais constante em caso de algum problema de ordem técnica.

Esteticamente perdes, mas ganhas em estabilidade de parâmetros.

 

Quanto ao CO2 tens montes de exemplos aqui no Fórum sobre sistemas DIY mais baratos e tão ou mais eficazes que os comprados em Kit.

 

Relativamente aos peixes deixa-os para depois, para já escolhe um bom substrato, planta-o convenientemente e deixa ciclar o sistema.

Quando tiveres parâmetros estabilizados escolhe então a fauna e vai adicionando lentamente para não desfazeres esse equilíbrio.

Afinal de contas se consegues manter um nano também consegues fazer o mesmo num tanque bem maior.

Como já deves ter percebido a maior virtude de um Aquariofilista é a paciência, às pressas não consegues resultados.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo

 

Obrigado pelas respostas em relação ao CO2 vou pesquizar nesse link obrigado.

 

Babykhan muito obrigado mesmo pela explicação em relação ao filtro. o aqua que vou adquirir já vem equipado com termostato e também com um filtro interno, como vou plantar bastante o aqua, também vou optar por ter mais o filtro interno escondido atraz das plantas e assim não choca tanto na estética do aqua.

Quando comprei o nano também esperei com que o ciclo de azoto se comcluisse para poder ter mais peixinhos, mas até antes disso esperei 2semanas até o aquario se estabelecer com bacterias etc. . . .

 

não percebi esta frase podes - me explicar melhor?? - ''Como os valores indicados são aferidos com Aquas só com água em situação normal de trabalho perdem alguns litros/hora de caudal.''

 

em relação ao substracto vou utilizar um bem poroso e fertil para as plantas crescerem bem. não vou arriscar para já no húmos porque não sei como trata - lo mas se calhar argilas e rochas porosas vou utilizar que dizem??

 

Sim tens razão, desde que comecei com a aquariofilia desenvolvi a minha paciencia e as vezes passo bastante tempo a olhar para o meu nano e a ver o comportamento dos meus animais.

 

mais uma vez obrigado

abraço

Joao Vitor Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas mais uma vez

 

bem já escolhi os peixes que vou inserir no aquario ( em principio )

 

:coffee: 4 Octocinclus affinis ( o aquario vai ser bastante plantado )

:arrow: 3 coridoras Julli

:arrow: 2 apistograma viejita

:arrow: 2 escalares

 

Bem num aqua de 100lts ainda tenhu espaço para mais alguns mas para já serão estes que dizem??

 

abraço

Joao Vitor Sousa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

não percebi esta frase podes - me explicar melhor?? - ''Como os valores indicados são aferidos com Aquas só com água em situação normal de trabalho perdem alguns litros/hora de caudal.''

Boas

 

 

Desculpa-me, por favor, só agora ter respondido.

 

Queria dizer com isso que os filtros são testados sem as matérias filtrantes, num ambiente sem peixes de cujos dejectos poderiam causar entupimento nas tubagens ou mesmo no motor do filtro, nem tampouco plantas para restringir o fluxo de água.

Ao fim de alguns dias (depende da fauna) as tubagens vão ficar parcialmente obstruídas, as matérias filtrantes entupidas e o fluxo de água será menor, por esse facto aponta sempre para mais filtragem que a que julgas suficiente.

Há até quem pense que nunca consegues ter filtragem suficiente.

São uns poucos € a mais agora mas que se virão a tornar muito úteis no futuro.

Para teres ainda menores gastos procura (enquanto não tens muito carga animal) na secção de Classificados de Água doce ou Salgada.

 

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas amigo

 

humm . . . . tenho de ir lá pesquizar então. já tenho muitas ideias para o meu projecto , é pena não ter camara de fotografar para , em fevereiro tirar umas fotos de como vão correr as coisas.

em relação ao filtro , em priincipio vou por um externo. Mas o que achas, um filtro externo ou uma sump? ou os dois?

 

abraço

 

p.s. obrigado pela explicação da filtragem amigo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para 100L não se justifica uma SUMP e para mais sendo plantado,ainda pior.Filtro externo é a opção ideal.JBL CristalProfi 120 ou Eheim 2215 dependendo do teu gosto,com qualquer um deles ficas bem servido.

 

edit: não faças "quotes" alongas o tópico sem necessidade :sign_google:

Editado por Jorge Oliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

hum pois eu vou optar por um filtro externo da eheim em principio acho que até é esse. mas se não se justifica eu ter um sump, em que tipo de situações é que se pode utilizar um sump???

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nesse caso não se justifica porque como disse a SUMP não dá para plantados devido á grande perda de CO2.Quer dizer dar dá mas não é o mais aconselhado nem de perto.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Num aquário com muitos litros e pouco plantado.Por exemplo 500L,ou 1000L.Embora há filtros que sirvam bem,mas há quem prefira SUMP.São gostos e muitas vezes influenciáveis pela carteira :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum..... ok já percebi, em relação ao substracto inerte alguem tem alguma ideia de qual ficará melhor num plantado???

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Akadama costuma ser muito bom.

Mais barato tens a areia vulcânica (misturada com algum fertilizante) que podes colocar debaixo de areão do rio, mais tarde ela vai-se misturando com o areão e dá um efeito bonito, dependendo é claro das cores que escolheres.

 

Há quem utilize areia de sílica (principalmente em Biótipos Amazónicos) mas pode ser um choque muito grande para primeiro projecto.

Causa um efeito muito forte e necessita de cuidados regulares.

É melhor deixar isso para mais tarde, quando tiveres um melhor traquejo da coisa.

 

Se quiseres optar pelo mais básico, deitas uns 4 ou 5 centímetros de areão do rio no Aqua e já está, não esperes é que cresça grande coisa, sem juntares fertilizantes localmente (junto às raízes), além de umas plantas de fácil manutenção.

 

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

se calhar vou por akadama. por exemplo queria por um substracto fertil como base e depois o substracto inerte por cima do substracto fertil. então posso por akadama e depois um substrato inerte por cima correcto???

 

abraço

 

p.s. o meu plantado tem de ter um substracto fertil razoavel pois vai ser + - de méda manutenção

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

...então posso por akadama e depois um substrato inerte por cima correcto?

Errado, a Akadama é inerte, tens que encontrar um substrato fértil e depois é que colocas a Akadama por cima.

 

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ahhhhhhhhhh

 

então que tipo de substracto fertil poderia por?? sem ser muito caro ( mas também não muito barato loooool ) um razoavelmente bom :mrgreen::)?

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Tens o JBL Pro Flora Start que nem é caro nem é barato, muito pelo contrário.

Além dessa característica é bom.

 

 

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

mas que tipo é? laterite? argilas? ou é uma espécie de terra???

 

( lol tou lixado com o substracto fertil, não sei o que ei de por looool )

 

abraços

Editado por djmanu
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.