Curujinha Publicado Agosto 24, 2004 Publicado Agosto 24, 2004 Alguém sabe como se processa a reprodução nas Corydoras? Adopta-me! www.companhiadosanimais.com/forum/index.php
pandadosmares Publicado: Agosto 26, 2004 Publicado: Agosto 26, 2004 Uma fêmea para vários machos alteração de temperatura normalmente induz a desova ter atenção que por vezes comem os ovos Qual a cory em causa? As corys são peixes de cardume Salvem a Natureza, Reciclem www.pandadosmares.net Antes de colocarem tópicos sobre "peixes-gatos" leiam http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=9252
zita Publicado: Agosto 26, 2004 Publicado: Agosto 26, 2004 Olá ! Digam-me lá uma coisa : só as corydoras podem comer os ovos ? Então e peixes tipo escalares e outros não os podem comer ? Os ovos das corydoras são depositados onde ? Nas plantas ?
Duarte Publicado: Agosto 26, 2004 Publicado: Agosto 26, 2004 OI! no outro dia, estava a fazer a manutenção do aqua, quando vi as minha três coris aeneus (uma albina) - são as mais fáceis de induzir à reprodução- a desovarem, plo que vi (e tb já tinha lido) a fêmea punha a boca no abdómen do macho que lhe aperecia à frente (como disse o panda dos mares, vários machos pra uma fêmea) e punha um ovo numa folha e fertilizava-o com o esperma que tinha na boca. Fui a correr buscar uma maternidade para cortar as folhas e por a maternidade debaixo da saída do filtro, mas quando lá cheguei.... almoço! Diferenças sexuais: fêmea maior e mais roliça quando cheia de ovos Aquilo foi uma surpresa pra mim, pois eu tinha um cardume de coris (7) com mais de um ano de idade, e mudei-as pra um aqua maior, mas, infelizmente morreram todas gradualmente excepto uma, a albina que tem agora quase dois anos, e quando as vi acasalar fiquei bué contente, pois nem fiz nada de especial, apenas mudo 10L de água á segunda e quarta-feira ; como disse o panda , provavelmente foi da mudança de temperatura. Se tiveres acesso ao livro "criação de peixes de aquário" de ines scheurman, ela pos lá um desenho da portura de coris (é muito realista) O acasalamento de coris é muito interessante de ver Cumps Duarte Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...
zita Publicado: Agosto 26, 2004 Publicado: Agosto 26, 2004 Obrigada pela dica do livro, Duarte ! Vou ver se o arranjo !
pandadosmares Publicado: Agosto 26, 2004 Publicado: Agosto 26, 2004 Um dos motivos de uma para vários é o de a fêmea so continuar a desova quando os ovos estiverem todos fecundados. Então e peixes tipo escalares e outros não os podem comer ?Comida viva algo que é apreciado por todos os peixes Os ovos das corydoras são depositados onde ? Nas plantas ? Algumas das corys andam com eles nas barbatanas ventrais, acabando por serem espalhados por todo o lado Salvem a Natureza, Reciclem www.pandadosmares.net Antes de colocarem tópicos sobre "peixes-gatos" leiam http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=9252
Nrc Publicado: Agosto 26, 2004 Publicado: Agosto 26, 2004 Uma fêmea para vários machosalteração de temperatura normalmente induz a desova(...) Viva, No meu aqua, pelo menos por agora, já tenho peixes suficientes; aliás ao contrário da maioria, eu não tenciono "produzir" descendência dos meus peixes, em princípio... No entanto, tenho 3 corys aeneus (albinas) e gostaria de saber qual é esse intervalo de temperatura onde é potênciada a desova... para prevenir a dita (o que mesmo em condições ideais não deverá acontecer visto que só são 3... apesar de 2 estarem sempre juntas ) Cumps Nuno RC O meu FEEDBACK "Build a fire, a thousand miles away, to light my long way home..."
Curujinha Publicado: Agosto 26, 2004 Autor Publicado: Agosto 26, 2004 A questão deve-se a que uma das minhas corydoras albinas (a de maior tamanho, apsar de serem as duas da mesma idade) apresenta o ventre dilatado. Não é muito, mas o suficiente pra se notar a diferença. No entanto come e anda pelo areão tudo normalmente. Não noto mais nada estranho Adopta-me! www.companhiadosanimais.com/forum/index.php
pandadosmares Publicado: Agosto 26, 2004 Publicado: Agosto 26, 2004 As corys andam sempre em grupo, por vezes oferecendo um bailado espetacular, o que não indica que estejam a acasalar ou a reproduzir. Apenas é uma questão da vida e trato da sociedade das mesmas. Na reprodução das mesmas se não pretendemos a reprodução destas nada á fazer, apenas não tratamos dos alevins ou dos ovos Salvem a Natureza, Reciclem www.pandadosmares.net Antes de colocarem tópicos sobre "peixes-gatos" leiam http://www.aquariofilia.net/forum/viewtopic.php?t=9252
Duarte Publicado: Agosto 26, 2004 Publicado: Agosto 26, 2004 Nrc: mesmo que queiras prevenir a reprodução de coris ñ consegues! talvez haja até centenas de pessoas que têm coris e elas já desovaram os donos nunca deram por isso! mesmo que ponham ovos, eles, quase de certeza que 50% vão encher a pança do papá ou da mamã, o resto, mesmo que ecloda, não tem grandes fontes de alimento, pois num aqua bem tratado não há muitos infusórios; e...mesmo assim... ñ é assim tão fácil reproduzir coris (não é só regular o termoestato e já está!), pois as coris podem ser bem exigentes (ex.: corydora sterbai). Mas, pra quem quiser tentar reproduzir coris: mudar cerca de 10% da água e repor fazendo algum barulho e agitação com água mais fria (estação das chuvas) todos os dias (pra quem não tiver tempo, dia sim dia não); ph: - de 7, dureza: baixa (água destilada, cuidado com a água da chuva em caso de se querer usar!); muitas plantas frondosas e finalmente uma boa alimentação (viva de preferência) e uma ou duas fêmeas pra 4/5 machos (o ideal é formar um cardume grande) adultos. Cumps Duarte Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...
Nrc Publicado: Agosto 26, 2004 Publicado: Agosto 26, 2004 Hum... acho que cá é tudo muito macho Quanto aos "bailados" é bem verdade, ou estão refasteladas no areão como se tivessem dado à costa e ficado por lá a molengar, ou andam no constante patrulhamento do aquário, ou... lá andam com coreografias de meter inveja a muito ginasta olímpico :D Já agora, elas têm pálpebras?? Pode ser uma pergunta idiota mas vejo-as de vez em quando a "piscar"... Já pensei em meter mais 2 mas... enquanto não vir como se vão dar com o tapete que pretendo fazer de glosso não arrisco. Cumps NunoRC O meu FEEDBACK "Build a fire, a thousand miles away, to light my long way home..."
Duarte Publicado: Agosto 26, 2004 Publicado: Agosto 26, 2004 Não, elas não têm pálpebras, nenhum peixe tem eu tb já vi as minhas fazerem isso, o que se passa é que as coris como alguns peixes, podem virar os olhos a cerca de 180º para baixo, cima e lados, logo, daí parece que pisacm os olhos Queres fazer um tapete de glosso com coris á solta?! das duas uma: ou tens muita paciência pra por todos os dias a glosso no fundo, ou nem coris nem glosso (tapetes com coris não funcionam: experiência própria; tentei com musgo de java, pareciam gatos com um novelo a brincar). Cumps Duarte Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...
Nrc Publicado: Agosto 26, 2004 Publicado: Agosto 26, 2004 Pois eu estava a achar estranho... nunca tinha ouvido dizer que peixes tivessem pálpebras mas nunca se sabe o que se "inventa" com reproduções selectivas. Aliás, por isso mesmo, nem convém ligar as luzes bruscamente, ou seja, passar da escuridão total para efeito discoteca. Enfim seja como for, aqueles olhinhos mexem bem rápido... Quanto ao tapete, vou tentar; tenho musgo de java numas rochas e elas gostam de pousar lá em cima, mas sendo glosso e no chão estou preparado para trabalho pelo que já li Cumps Nuno RC O meu FEEDBACK "Build a fire, a thousand miles away, to light my long way home..."
Frenchy Publicado: Agosto 26, 2004 Publicado: Agosto 26, 2004 E com botias? O tapete aguenta-se? Aguenta-se com qual tipo de peixes? Portem-se, Cláudio Espírito Santo P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/
Duarte Publicado: Agosto 27, 2004 Publicado: Agosto 27, 2004 Acho que se aplica tambem para botias, pois essas ainda fazem mais confusao do que corydoras. cumps duarte Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...
Frenchy Publicado: Agosto 27, 2004 Publicado: Agosto 27, 2004 Então se houver tapete, é melhor esquecer peixes de fundo? Menos os limpa vidros, e esses....É assim? Portem-se, Cláudio Espírito Santo P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/
Duarte Publicado: Agosto 27, 2004 Publicado: Agosto 27, 2004 Pois... acho que se pode esquecer os "limpa-fundos" com tapetes; tanto que se pesquisares na net, não há muitos aquas de tapete com corys. Uma boa opção são as cobrinhas kuhlis, pois não fazem confusão, são pequenas e comem o que cai no fundo. cumps Duarte Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...
zita Publicado: Agosto 27, 2004 Publicado: Agosto 27, 2004 A propósito de cobrinhas kuhlis, eu tenho uma... Quer dizer, acho que tenho !... É que já há imenso tempo que não a vejo... Mas, houve uma vez, que pensei que tivesse morrido e, uma linda noite... lá andava ela a rodopiar... É normal que desapareçam tanto tempo ?... Digamos que a Kuhli em nada serve na decoração do aquário !... Ter e não ter é a mesma coisa !
Tiago Proença Publicado: Agosto 27, 2004 Publicado: Agosto 27, 2004 As cobras kuhlis costumam esconder-se no areao,ja passei semanas sem ver as minhas EX-Naysel
Duarte Publicado: Agosto 28, 2004 Publicado: Agosto 28, 2004 Zita, se for ao site www.aquahobby.com , verá lá uma história de um homem que tinha uma khuli, deixou de a ver, fez uma limpeza ao aqua, pôs as pedras num balde e os peixes noutro (e nada de khuli...) quando montou de novo o aqua lá estava ela. MISTÉRIO...... eu tb queria uma khuli, mas depois de ler e reler desiti da ideia, pois se nós compramos peixes é pra os ver, certo? uma outra hipótese são os crossocheilus siamesis, que quando pequenos não estragam nada e comem de tudo (inclusivé algas); adquiri um à uma semama tem 4/5cm , limpa as algas e não mexe em nada (cresce é até cerca de 15cm). cumps Duarte Não é importante o tempo que vivemos, mas sim o que fazemos com o tempo que nos é dado para viver...
Ramos Publicado: Outubro 9, 2004 Publicado: Outubro 9, 2004 Existem umas pequenas incorrecções por ai... Para já, os machos agarram a femea com a barbatana, pelos barbilhos dela, ela poes os oves dela, entrte as duas barbatanas de tras, que fecha em concha, o macho liberta o esperma e fertiliza os ovos, ela deposia-os e volta tudo a repetir-se. A fêmea distingue-se por ser maior e mais gorda. Os meus coridoras ja desovaram varias vezes, eu passei os ovos para uma maternidade de guppies, eles nasceram por duas vezes, com um intervalo de posturas de 1 semana e tal, ja tinha uns com duas semanas e outros com uns dias quando um fim de semana tive de sair, e quando voltei estava tudo morto, é que tem de se ter muito cuidado pra n se deichar acomoilar detritos. entretanto comprei krtibenis, e sempre que eles desovam os kribensis n me dao tempo para retirar os ovos.
Recommended Posts