Sistema de CO2 para aquário de 720l reais


Recommended Posts

Olá, o recomendado para aquarios grandes é os kits de co2 pressurizado juntamente com um reactor (é diferente de difusor de co2),

 

Recomendo uma botija de co2 no minimo de 2kg (as de 500g duram pouco tempo e fica tao caro carregar 500g como carregar as de 2kg)

 

Agora o reactor ja vai da carteira de cada um e se tem interesse estetico.

 

Eu tenho um da aquamedic reactor 1000 que se liga nas tubagens do filtro, este mesmo nao e nada estetico por isso recomendo a sua instalacao dentro do movel. o preco ronda os 60€ no site da aquaristic.

Se preferires algo mais vistoso tens 2 hipoteses o reactor da CAL AQUA em vidro (ja o vi ao vivo) tambem se liga nas tubagens do filtro. ronda os 85€ no site da naturpets

 

Outra hipotese e o reactor da elos at50 tb em vidro e tb muito giro, mas este e interno. o preco acho que fica para la dos 200€.

 

Cumps (desculpem a falta de acentos mas tou online apartir do PDA)

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu sou uma ignorante neste assunto... basicamente esse sistema funciona apenas com um reactor e uma botija? o reactor é conectado às manguerias do filtro?? ou seja, o CO2 passa para água através da saida do filtro, da flauta? e a botija é conectada a esse reactor né? Existem portanto botijas próprias para se conectarem a um reactor desse tipo! A questão estética aí não me parece muito importante uma vez que está junto as mangueiras do filtro que por sua vez está escondido no armário... por isso optaria pelo mais barato, pelo que tens no teu!

 

O teu aquário tem quantos litros?

 

Uma botija de 2kg que quantidade de co2 leva? E quanto tempo me durará? tendo em conta que nunca o desligo!

 

Muito Obrigado!

Editado por David Cabete
Quote desnecessário. DC
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sendo assim opta pelo reactor1000 da aquamedic. mas mesmo que nas especificacoes diga que e so ate 500lt nao te preocupes.

 

A Botija tem de vir equipada com os redutored adequados, valvula solenoide, valvula antiretorno, e reactor...

 

Nao se deve ligar o co2 quando nao temos a luz ligada pois pode-se tornar toxico para a fauna, dai o uso da electro-valvula (solenoide) este mesmo ligamos ao circuito temporizador que temos para controlar as horas de luz no aquario... ou seja na mesma tomada de alimentacao..

 

Uma botija de 2kg dura ente 2 a 3 meses com 8h diarias de injeccao de co2, mas nessa altura recarrega-se a mesma em estabelecimentos proprios.

 

O kit mais em conta que conheco e o da aquaristic, podes dar um olho em www.aquaristic.net penso que ronda os 150€, e la tb consegues ver reactor que falo na parte de "co2 components"

 

espero ter ajudado!

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha a pouco eu tava a rxp do pda e torna-se complicado meter links... mas agora aproveito e meto os links para facilitar a tua consulta.

 

Kit CO2 com valvula magnética

 

Aquamedic reactor1000

 

Reactor CAL AQUA em vidro para 17mm

 

Tens de ter em atenção os diametros da mangueira dos filtros, mas supondo que é de 17mm tens de comprar à parte um adaptador para te fazer a redução de 17mm para 12mm, pois as entradas do reactor da aquamedic penso que tanto o inlet como outlet são de 12mm

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

O meu filtro em um Eheim profissional II 2128 thermo, tive a ver e as mangueiras são de 16-22 mm

Dos três links que me mandaste só necessito dos dois primeiros para colocar o sistema a funcionar certo? O terceiro "Reactor CAL AQUA" é outra opção de reactor, faz a mesma coisa que a primeira opção do "Aquamedic reactor 1000" não é?

 

Na aquaristic também tem esse tipo de adaptadores, dei uma olhadela mas ainda não consegui encontrar!

 

Muito obrigado pela ajuda!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o da cal aqua era somente outra hipotese.

 

Os redutores de mangueira tb existe na aquaristic, procura atraves da marca da eheim que encontras.

 

No post anterior acho q me enganei, o reactor tem entradas 12/16mm ou seja tens de arranjar 2 redutores que reduzam de 16/22 para 12/16.

 

Cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Já encontrei os redutores que preciso e se calhar também convém ter mangueira de 12/16 para conectar o redutor ao reactor, que também ja tive a ver! Não preciso de conta bolhas? uma vez que o co2 vai para o aquário pela flauta do filtro, onde se coloca o conta bolhas?

 

Obrigado! ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá, sim vais precisar de mangueira 12/16 mas muito pouca tipo 20cm deve chegar... o conta bolha convinha ter pois no reactor vai ser dificil de contar...

 

Mas o conta bolhas é barato... podes comprar ou em vidro ou o da aquamedic (plastico) que no teu caso deve ser a melhor opcção visto ser em plastico e ser mais resistente..

 

Conta bolhas

 

Esse não é muito barato, mas acho vale apena e ficas com o conjunto

 

cumps

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, faz sentido, mas se calhar a primeira opção fica mais económica e se o objectivo que é ter co2 para manter um ph mais baixito e manter as plantas bonitas, for conseguido com uma solução mais económica é preferivel... uma vez que já vou ter de gastar bastante com o resto que o aqua vai precisar...

 

Obrigado pela ajuda! ;)

 

O conta bolhas é conectado a onde? Ao reactor? O reactor tem assim tanta saídas?

No sistema que tinha para o aquário mais pequeno (da Hydor green), o conta bolhas estava ligado ao difusor que estava dentro do aquário a libertar o co2!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Em vez de reactores podem também ser utilizados mais que um difusor. Segundo muitos a injecção de co2 por difusor de vidro é melhor que através de reactores inline.

 

Olá Zé,

 

Depende muito do material que "segundo muitos" experimentaram... :mrgreen:

Consegues-me explicar como é que tiras menos proveito de algo que está a ser dissolvido constantemente e não está a ser libertado imediatamente para a superficie?

Falo por experiência própria, Reactor de Co2 é muito melhor que qualquer difusor... agora depende do reactor, porque há reactores e reactores... já experimentei um da Dupla e posso dizer que aquilo e nada é a mesma coisa! Mas acho que sabes do que estou a falar... aliás chamaste-lhe máquina de lavar se não estou em erro... LOL

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Consegues-me explicar como é que tiras menos proveito de algo que está a ser dissolvido constantemente e não está a ser libertado imediatamente para a superficie?

 

 

Explicar não sei, há por aquí no fórum uma discussão alongada sobre as vantagens e desvatagens dos reactores/difusores. Apenas quis dar outra possibilidade de escolha ao autor do tópico, uma vez que a ele foi dado a entender que um reactor seria a única possibilidade. Eu não sou contra a utilização dos reactores, também vejo essa lógica.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zé,

 

Percebo-te perfeitamente!

Apenas discordei da afirmação que um difusor é melhor que um reactor (segundo as teorias e opinião de muitos!)...

Acho que é mais um dos casos que só quem já passou por elas é que tem uma opinião mais formada sobre o assunto; e obviamente depende também muito do material usado...

Filipe Oliveira

 

Assinatura.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Consegues-me explicar como é que tiras menos proveito de algo que está a ser dissolvido constantemente e não está a ser libertado imediatamente para a superficie?

 

O segredo está em não enviar directamente para a superficie, mas em configurar a circulação para que as bolhas sejam arrastadas, passas a ter dissolução por todo o aquário em vez de dissolução apenas num ponto. Tipicamente medições feitas junto as folhas (onde há quebra de circulação) mostram que são zonas de baixa presença de CO2 na utilização de dissolução pontual Vs espalhamento de micro-bolhas.

 

Para além disso as micro-bolhas de CO2 que aderem ás plantas permitem concentrações locais de CO2 muito maiores do que a agua pode "conter" de CO2 sob as variadas formas.

 

Há bastantes provas que se consegue levar mais CO2 ás plantas e ao mesmo tempo ter menor concentração de CO2 na coluna de agua como um todo, ou seja, melhor para os peixes e plantas.

 

O reactor consegue uma dissolução mais eficiente, na medida em que "nenhum" CO2 é desperdiçado ( e mesmo assim é discutivel devido as trocas gasosas no interface ar/agua e concentrações diferentes de CO2 na agua para a mesma entrega de CO2 ás plantas) , difusores e circulação bem configurada permitem com menor concentração de CO2 na agua, uma maior entrega de CO2 ás plantas.

 

Há vantagens e desvantagens em cada um dos sistemas e portanto não digo que um seja melhor que o outro, apenas diferentes e mais ou menos adequados em cada situação.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas. Eu montei um reactor externo DIY num aqua de 500l com SUMP e devo dizer que tive bons resultados na dissoluçãode CO2.

Dá uma vista de olhos neste tópico. Já é um pouco antigo mas acho que está bastante claro na construção de um reactor externo muito acessível.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.