Recommended Posts

Publicado:
exacto ou são viejitas ou cruzi, as duas é que não dá.

uma coisa é certa, viejitas nã são de certeza.

olha ricardo, pelo que agora estás a dizer, eu fui falar com o proprietáro do aquaplante e fui lá devolver o casal, e perguntei-lhe a origem deles. Ele disse-me que éra apistogrammas selvagens, e adivinha, provenientes do peru.

por isso secalhar eram mesmo verdadeiros Cruzi, ou não... :character0050:

Tudo é possível, mas duvido... ao longo de anos têm sido introduzidas no mercado espécies similares ao cruzi, sem que sejam o verdadeiro cruzi. São espécies, ou sub-espécies, muito proximas e dificilmente destacáceis ao olho menos treinado, mas não são o verdadeiro cruzi.

Seja como for, nem por isso são espécies menos interessantes... dentro dos cf. cruzi há populações lindíssimas, também originárias do Perú.

O mal é que os exportadores geralmente não têm cuidado nenhum na catalogação das espécies, nem revelam os locais exactos de captura, pelo que, a juntar à incompetência de muitos importadores que ainda baralham mais, torna-se difícil a plena identificação de uma espécie em termos geográficos.

Cumps

Cumprimentos

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

Publicado:
Tudo é possível, mas duvido... ao longo de anos têm sido introduzidas no mercado espécies similares ao cruzi, sem que sejam o verdadeiro cruzi. São espécies, ou sub-espécies, muito proximas e dificilmente destacáceis ao olho menos treinado, mas não são o verdadeiro cruzi.

Seja como for, nem por isso são espécies menos interessantes... dentro dos cf. cruzi há populações lindíssimas, também originárias do Perú.

O mal é que os exportadores geralmente não têm cuidado nenhum na catalogação das espécies, nem revelam os locais exactos de captura, pelo que, a juntar à incompetência de muitos importadores que ainda baralham mais, torna-se difícil a plena identificação de uma espécie em termos geográficos.

Cumps

é assim

para eles o que interessa é o dinheiro a entrar nos bolsos quando enviam os peixes.

é asim.

o ideal éra o pessoal se juntar para fazer um encomenda a um fornecedor competente e mandar vir uns apistogrammas.

eu já á muito tempo que ando á procura do bitaeniata mamuri mas tá dificil encontra-los

Publicado:
bitaeniata kleei e os orange (ambos Wild).

Ainda estou para saber ao que é que a Glaser chama bitaeniata kleei, já que kleei é uma denominação alternativa e obsoleta da espécie bitaeniata e orange também não conheço, conheço os "orange fins" que são uma população identificada.

O grande problema destas designações XPTO é que dão ideia que são identificações mais pormenorizadas, mas, na realidade, não adiantam nada e, por vezes, até induzem em erro.

Cumps

Cumprimentos

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

APC-BANNER4b.gif

• 2 semanas depois...
Publicado:

Boas

aqui vai uma pequena actualização do aqua agora com apisto's viejita "fabform" II

não consegui tirar fotos deles porque andavam entretidos no meio das folhas secas e não estavam para posar para a fotografia, quando poder meto fotos deles.

desde já um grande obrigado ao Hugo pelos pisto's

actualizao.jpg

Publicado:

sao lindos os teus appistos,o aquario ta estranho ,mas bonito parece meio amarelado ,é por causa da luz

Publicado:
sao lindos os teus appistos,o aquario ta estranho ,mas bonito parece meio amarelado ,é por causa da luz

não

é por causa das folhas e dos troncos que fazem a água amarelada para dar um efeito aqua blackwater, na amazónia a água é mesmo assim ou ainda mais