Juwel Rio 240 L

Recommended Posts

Boa tarde!

Estou a pensar comprar um aquário destes em 2ª mão.

Gostaria de saber se será possivel modifcar a calha deste aquário que vem de origem com duas T5 de 54 w colocando mais duas, para chegar a uma relação próxima de 1w/L. Será que alguém já fez isto ?Sei que existe um kit de extensão da marca (ver aqui) mas não sei se valerá o preço e o facto de aparentemente estar limitado por só aceitarem lampadas da marca Juwel?

Alguém que tem esta aquário está mesmo satisfeito com ele ?

Cumprimentos e Bom Ano Novo.

Nunca se é demasiado grande para aprender, nem demasiado pequeno para ensinar !

Partilhar nas redes sociais

Boa tarde!

Estou a pensar comprar um aquário destes em 2ª mão.

Gostaria de saber se será possivel modifcar a calha deste aquário que vem de origem com duas T5 de 54 w colocando mais duas, para chegar a uma relação próxima de 1w/L. Será que alguém já fez isto ?Sei que existe um kit de extensão da marca (ver aqui) mas não sei se valerá o preço e o facto de aparentemente estar limitado por só aceitarem lampadas da marca Juwel?

Alguém que tem esta aquário está mesmo satisfeito com ele ?

Cumprimentos e Bom Ano Novo.

Boas Neon Tetra,

Eu fiz isso ao meu aqua da juwel Rio 180.Adicioneu outro balastro da juwel(lampadas de 45W) e respectivas tampas.(porém tive que cortar as tampas, porque o kit de expansão não está muito bem feito a nivel de medidas das tampas).

Se quiseres posso postar logo as fotos para tu veres.

Ao todo tenho 4 lampadas de 45W(4200k,6500k,4200,9000k) e reflectores.

Boas Neon Tetra,

Eu fiz isso ao meu aqua da juwel Rio 180.Adicioneu outro balastro da juwel(lampadas de 45W) e respectivas tampas.(porém tive que cortar as tampas, porque o kit de expansão não está muito bem feito a nivel de medidas das tampas).

Se quiseres posso postar logo as fotos para tu veres.

Ao todo tenho 4 lampadas de 45W(4200k,6500k,4200,9000k) e reflectores.

Eles no site dizem que o kit multilux dá para todos os aquários com essas medidas ( 120 x 50 por exemplo, no Rio 240 ). É estranho ter de andar a cortar as tampas. O 2º balastro já vem incluído ?

Correcção: Parece que o kit dá para 2 lampadas de 38 W o que é um pouco diferente de mais 2 x 54 W. Será qie percebi bem. Serão T5's ? Os modelos anteriores só vinham com T8's. Estou um pouco confuso ?

Eles no site dizem que o kit multilux dá para todos os aquários com essas medidas ( 120 x 50 por exemplo, no Rio 240 ). É estranho ter de andar a cortar as tampas. O 2º balastro já vem incluído ?

Correcção: Parece que o kit dá para 2 lampadas de 38 W o que é um pouco diferente de mais 2 x 54 W. Será qie percebi bem. Serão T5's ? Os modelos anteriores só vinham com T8's. Estou um pouco confuso ?

Calma...

Que grande confusão que vai pra ai...

então é assim :

Eu tenho um Juwel 180 que veio com um balastro(High Ligth Unit - T5) 2 X 45W.

E fiz um upgrade para comprando um KIT balastro mais tampas.

Este kit consistia em um balastro (High Ligth Unit - T5) 2 X 45W e as tampas.

Porem as tampas por algum motivo não batem a bota com a perdigota...isto porque são mais largas do que deviam.E tenho a certeza disto porque a loja enviou as tampas 2 vezes e duas vezes vieram as mesmas.Por outro lado a Juwel recuso-se a dar-me as medidas das 3 tampas.

Por isso tive que as cortar.

Ou seja comprei isto :

438425.jpg

Tal como na foto se reparares não existe espaço para os 2 balastros. Logo tens que fazer um ajuste.Porque não sei mas a Juwel não me quis responder.

Isto é a tampa do meu aqua :

DSC00155.jpg

Basicamente o que tens que comprar é o balastro High-Lite Light Unit 120 cm, 2 x 54 W + Set Flaps for Multilux IV 120 x 50(possivelmente cortar as tampas para que em caixe tudo na perfeição).

Pelo menos este foi o unico stress que tive com o upgrade...cortar as malditas tampas. ;)

Obrigado Milton pelas fotos elucidativas.

Bem se percebi bem o upgrade que preciso não era aquele kit que referi atrás mas sim este.

Aquilo já vem com 3 flaps : um faz a separação das duas calhas de luz que ficam a meio e os outros dois ficam na parte da frente e na parte de trás. Que parte tiveste de cortar ?

Ainda não percebi onde está o 2º balastro ? Onde é que é preciso fixá-lo ?

É verdade que as lâmpadas tem mesmo de ser só da marca Juwel ?

De uma maneira geral estás satisfeito com o aquário. Usas o filtro interno ou retiraste-o ?

O aquário em vista tem dois anos de uso e pedem 250 euros ( já com o móvel). Não sei em que estado está. Que achas.

Cumprimentos

Obrigado Milton pelas fotos elucidativas.

Bem se percebi bem o upgrade que preciso não era aquele kit que referi atrás mas sim este.

Aquilo já vem com 3 flaps : um faz a separação das duas calhas de luz que ficam a meio e os outros dois ficam na parte da frente e na parte de trás. Que parte tiveste de cortar ?

Ainda não percebi onde está o 2º balastro ? Onde é que é preciso fixá-lo ?

É verdade que as lâmpadas tem mesmo de ser só da marca Juwel ?

De uma maneira geral estás satisfeito com o aquário. Usas o filtro interno ou retiraste-o ?

O aquário em vista tem dois anos de uso e pedem 250 euros ( já com o móvel). Não sei em que estado está. Que achas.

Cumprimentos

O preço é muito bom!Vê em que estado está mas o material e os acabamentos são um mimo.

Eu deixei ficar o filtro o interno e adicionei um filtro externo um eheim ecco 2236 E tenho os dois a trabalhar.O interno faz a filtragem biologica e o externo a mecânica.

Os Balastros ficam lado a lado no topo do aquario e as tampas tampam os espaços entre eles.

Vê a foto :

DSC00149.jpg Desculpa mas só amanha é que limpo o pó...lol

O que me fez confusão foi o feedback da juwel porque as tampas eram todas maiores que os espaços.Como é que isto pode ser um kit?Enfim cortei os 3 flaps.

Quanto as lampadas, a tecnologia da Juwel é proprietária, lampadas T5 de 45w daquele comprimento só eles.Porém já vi numa loja online que tinha outro fabricante que fazia lampadas compativeis.Assim como outros balatros compativeis.

Eu optei por aquilo que encaixava na perfeição.Senão levava um tiro da Maria, se isso não fica-se arrumadinho e certinho na sala.No entretanto se encontrar onde guardei o endereço posto aqui o site.

Sim foi esse kit que comprei, mas referente ao rio 180.

Estou muito satisfeito com os balastros e lampadas.

O que me deixou lixado foi ter que cortar as tampas e pela falta de ajuda do fabricante.

Editado por miltonleopoldo

Muito obrigado pela tua atenção Milton. Foste muito prestável e útil no esclarecimento das minhas dúvidas. Agora só falta mesmo ver o dito cujo. Em relação à extensão da calha é uma questão a a decidir mais tarde mas ainda poderei ter a alternativa de arranjar uma calha 4 x 54 w para apoiar em cima do aqua. Não reparei ainda se vem com travessas e se estas são muito vísiveis sem a tampa. Eu pessoalmente gosto dos aquários abertos mas concerteza a minha Maria também perfere o aquário fechado :)

Quanto ao filtro ( acho que é um fluval 4) não sei se ocupa muito espaço. Se o retirar poderei ficar com o velho 2213 e novo 2036 ( Eco pro 300) a bombar externamente.

Depois dou notícias...

Abraço

• 5 meses depois...
O que me deixou lixado foi ter que cortar as tampas e pela falta de ajuda do fabricante.

Caso ainda não tenham reparado, tanto o RIO 180 e como o RIO 240 têm 40cm de largura e os flap kits para 4 lampadas são para aquarios de 50cm de largura. Dai a necessidade de cortar as tampas.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!