Oscar "Timido"


Recommended Posts

Boas pessoal!

A minha digressão por este mundo continua e, desta vez, resolvi adoptar um oscar!

Andei a resistir-lhe durante algumas semanas, mas ontem não aguentei mais e lá fui buscar o peixe. Tinha sido paixão à primeira vista, toda a gente ja me tinha ouvido falar do peixe...

 

Enfim, julgo tratar-se de um albino, pois é branco com malhas laranja e olhos laranja (é lindo).

Mas o que me está a deixar preocupado é o facto de ele estar sempre deitado no fundo do aquario. Ontem ainda pensei que fosse derivado a não estar ambientado, deixei-o estar. Esta manha qdo fui ve-lo andava a nadar, mas assim que me viu deitou-se e ainda ali permanece de olhos esbugalhados (sobresaidos do craneo). Será que esta mal ou doente?

 

Como ainda é um minorca de 6cm esta num aquario pequenito, mas ja sei que vou ter de fazer remodelações em breve.

 

Poderá ser falta de companhia? Ele na loja estava com mais 2. Acho que os peixes nao ligam a companhia...

 

Alguem me ajude, por favor!

 

Já agora alguem que me indique algum site com informaçao.

 

Eh pá, agora enquanto preparava a foto para colocar abaixo, resolvi baixar as luzes e correr uma cortina para que ele nao me visse, ja anda a nadar...será normal?

pc310087qj8.jpg

w800.png

 

Abraço

Rui

Editado por Ruy81
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Já o tentas-te estimular com alimento vivo ? os meus só começaram a comer quando lhes dei tenébrios, existem outro tipo de alimento vivo, mas isso já fica ao teu critério.

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alimento vivo? Ainda não!

O que já lhe dei de alimentos foram alguns flocos de ração especifica para cicledeos americanos, uns verdes de uma embalagem preta (não sei se se pode referir aqui marcas, mas traduzudo para portugues é mais o menos Aquatico Natural, hehehe) acho que ele lhes pegou ontem, porque encontei restos mordidos no no fundo do aquario e pela cor das vezes.

 

Hoje à hora do almoço dei-lhe umas migalhas de bife de vaca (hehe não resisti), mas ele nao se mostrou interessado, continuou apatico e as migalhas ainda ali estão.

 

Sei que na loja onde o comprei lhe davam peixes mortos para eles comerem!

Aqui na minha zona, não à lojas com comida viva, apenas congelada e é unica!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é normal. Isso é stress. Luzes apagadas durante uns dias e a coisa passa.

 

Dimensão do aquário?

 

Testa a água e não deixes restos de comida no fundo.

 

Ele ahbitua-se rapidamente a novos alimentos.

 

Cumps

Editado por severum
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é normal. Isso é stress. Luzes apagadas durante uns dias e a coisa passa.

 

Dimensão do aquário?

 

Testa a água e não deixes restos de comida no fundo.

 

Ele ahbitua-se rapidamente a novos alimentos.

 

Cumps

 

Para já, como ele é muito pequeno, está num aquario minorca, ate tenho vergonha de dizer a litragem, mas é uma situação temporaria, (7l).

 

Ele na loja nadava que era uma maravilha e estava numa bateria, não muito maior com outros 2, será falta de companhia?

 

Vou mante-lo sem luzes e retirar os restos de comida ao fim do dia!

Editado por Ruy81
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para já, como ele é muito pequeno, está num aquario minorca, ate tenho vergonha de dizer a litragem, mas é uma situação temporaria, (7l).

 

Ele na loja nadava que era uma maravilha e estava numa bateria, não muito maior com outros 2, será falta de companhia?

 

Vou mante-lo sem luzes e retirar os restos de comida ao fim do dia!

 

Com tão pouca água é natural que o animal se assuste.

 

Para além de ser complicado controlares a qualidade da água. Arranja um aquário maior rapidamente para não teres problemas.

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

De facto 7 litros não tem condições para oscares.

 

www.alimento-vivo.com

 

podes comprar alimento vivo, ou dar peixes, fica ao teu critério como ja te disse.

 

 

Se apagares as luzes como disse o severum, eles vão acalmando, podes ir estimulando a atenção deles dando um pouco de atenção, passa a mão no aquário, mete a mão lá dentro como se tivesses a fazer qualquer coisa tipo limpeza, apenas para ele se habituar á tua presença.

Cumprimentos,

Ricardo A. Silva

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

yap, como disse, a situaçao do aquario é apenas temporaria. Como ele ainda é pequeno, 6cm, julgo nao haver crise de espaço, a não ser a qualidade da agua que fica dificil de manter, mas vou muda-lo o mais rapido possivel para um aquario maior.

De resto...secalhar a companhia esta fora de questão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se forem bem alimentados, com 6 meses são capazes de atinguir 20 cm.

 

Bem pessoal, a coisa ganhou proporções fora de controlo.

Podem ajudar-me e dar-me algumas dicas para a construção de um aqua em vidro de raiz para 3 oscares.

 

Estou a pensar num de 150 a 200l, mais que isso não queria ir, nem tenho onde coloca-lo.

Estou a pensar nestas medidas:

80x50x40 para 160l

ou então

80x50x50 para 200l

 

a espessura do vidro julgo ser de 6mm.

 

ja li muito acerca da colocação do vidro de baixo e da construção com traves, o que me sugerem?

 

Abraço e Bom Ano!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pessoal!

As notícias não são boas, o meu Óscar, acabou por morrer!

Sei que as condições não eram as ideais, mas para um peixinho tão pequenito 6cm, julgo que o tamanho miniatura do aquário não foi a causa da sua morte!

Foram raras as vezes que o vi nadar, estava sempre deitado no fundo, suspeito que a causa da morte foi um liquido desinfectante que, lá na loja, adicionaram à agua do saco onde o trouxe. Talvez uma dose demasiado forte!

 

Enfim nada a fazer...nunca mais vou encontrar um Óscar bonito como aquele!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que vais! tão bonito ou mais, esquece isso porque é normal em aquariofilia...tão normal como respirar.

 

De qualquer forma o aquario que querias construir daria apenas para 1 Oscar...a litragem é muito pequena. Porque não adoptas um já maiorzito? É normal aparecer pessoal aqui no Forum a oferecer Oscares, é só estares com atenção....

 

abraços e boa aquariofilia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Claro que vais! tão bonito ou mais, esquece isso porque é normal em aquariofilia...tão normal como respirar.

 

De qualquer forma o aquario que querias construir daria apenas para 1 Oscar...a litragem é muito pequena. Porque não adoptas um já maiorzito? É normal aparecer pessoal aqui no Forum a oferecer Oscares, é só estares com atenção....

 

abraços e boa aquariofilia

 

Boas Ferreira e restante malta do forum;

Obrigado pelos palavras de incentivo.

Vou ficar atento, mas se alguem do sul tiver algum oscar disponivel já sabe, pode contar comigo para ficar com ele.

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não desistas, mas:

 

1º Aquário em condições para teres animais grandes. A meu ver um aquário de 200lt é curto para um Óscar adulto. Mas esta é apenas a minha opinião.

 

2º Encher o aquário e esperar. Ser paciente. Esperar que o filtro se estabeleça. É fundamental. Esquecer que o aquário existe. Eu sei que é complicado mas há que ter paciência.

 

3º Adquirir os peixes. Introduzir poucos de cada vez para perceber como está o equilibrio do ecossistema.

 

4º TPA's. Muitas e boas ;)

 

É muito simples.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais