paulo gomes Publicado Dezembro 31, 2008 Publicado Dezembro 31, 2008 (editado) boas amigos! então é o seguinte: ando completamente apanhado da cabeça desde que vi ao vivo as frontosa burundi...e estou a tentar dentro das minhas possiblidades montar um aqua para eles... tenho 3 aquas...e já desmontei o maior que tinha(comunitario)...para transforma-lo num tanganika(frontosa) o aqua tem 120cm por 50cm por 50cm(acho que uns 250 ltrs) quanto a filtragem...(sei que tem que ser boa...)depois de juntar uns guitos,acabei por comprar um eheim prof.2 de 1000ltrs/h apesar de ter ficado com a sensação que devia ser melhor.... tenho a areia de silica branca,e várias pedras apanhadas junto ao mar(guincho) e tenho ainda uma power head(que ainda estou a pensar se valeu a pena a compra) agora contava com a vossa ajuda e as vossas opiniões no que mais me atormenta a cabeça...que é: o aqua desenrrasca a nivél de tamanho para por uns frontosas?mesmo que seja tipo um macho e tres femeas? mesmo que não ponha mais especies com eles? a vossa ajuda é urgente no sentido de me ajudar a decidir...porque caso não dei-a para frontosas...faço á mesma um tanga com outras espécies,precisarei é de pesquisar para ver quais...(é preciso que eu goste) um grande abraço e muito obrigados! paulo gomes. Editado Dezembro 31, 2008 por paulo gomes
Diogo Lopes Publicado: Dezembro 31, 2008 Publicado: Dezembro 31, 2008 Olá Paulo, Na minha opinião um aquário com 120x50x50 cm dá para colocar frontosas (mas como dizes - 1 macho e 3 fêmeas). Apenas acho que deves rever a filtração - 1000 l/h é muito pouco e colocar as frontosas não muito grandes. Abraço, Diogo
Ricardo Fonseca Publicado: Dezembro 31, 2008 Publicado: Dezembro 31, 2008 boas amigos! então é o seguinte: ando completamente apanhado da cabeça desde que vi ao vivo as frontosa burundi...e estou a tentar dentro das minhas possiblidades montar um aqua para eles... tenho 3 aquas...e já desmontei o maior que tinha(comunitario)...para transforma-lo num tanganika(frontosa) o aqua tem 120cm por 50cm por 50cm(acho que uns 250 ltrs) quanto a filtragem...(sei que tem que ser boa...)depois de juntar uns guitos,acabei por comprar um eheim prof.2 de 1000ltrs/h apesar de ter ficado com a sensação que devia ser melhor.... tenho a areia de silica branca,e várias pedras apanhadas junto ao mar(guincho) e tenho ainda uma power head(que ainda estou a pensar se valeu a pena a compra) agora contava com a vossa ajuda e as vossas opiniões no que mais me atormenta a cabeça...que é: o aqua desenrrasca a nivél de tamanho para por uns frontosas?mesmo que seja tipo um macho e tres femeas? mesmo que não ponha mais especies com eles? a vossa ajuda é urgente no sentido de me ajudar a decidir...porque caso não dei-a para frontosas...faço á mesma um tanga com outras espécies,precisarei é de pesquisar para ver quais...(é preciso que eu goste) um grande abraço e muito obrigados! paulo gomes. Com esse filtro tens garantida uma filtragem biológica eficaz sem grande perda de caudais... contudo eu adicionaria um segundo filtro, mesmo de menor qualidade mas mais capacidade de circulação, dedicado a filtragem mecânica - sendo portanto um filtro com maior intervenção humana que o outro. Um Sacem Marathon de elevado débito, por exemplo, carregadinho de esponjas ou lãs, já seria uma preciosa ajuda. Sempre que visses o caudal do sacem a diminuir, estaria na hora de torcar as lãs e lavar as esponjas. É a minha opinião. Cumps Cumprimentos Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272) http://aquaraf.blogspot.com
diogo martins Publicado: Dezembro 31, 2008 Publicado: Dezembro 31, 2008 O teu aqua e um bocado pequeno para um frontosa adulto mas da para manteres frontosas juvenies ja q eles demoram muito a crescer e duram muito tempo. Como ja disseram devias por + outro filtro.
luis_pedro_sato Publicado: Janeiro 2, 2009 Publicado: Janeiro 2, 2009 Eu neste momento tenho 5 frontasas com cerca de 1 ano e a maior tem cerca de 8 cm e a mais pequena 5 cm. Tenho dois eheim 2217 em cada lado do aquario. Gosto imenso das minhas apesar de serem muito timidas e assustadissas As minhas frontosas
paulo gomes Publicado: Janeiro 2, 2009 Autor Publicado: Janeiro 2, 2009 boas amigos... quero agradeçer a todos voçes a preciosa ajuda na minha decisão... fiquei contente...pois apesar de não me poder esticar muito...não deito por água a baixo o sonho de ter uns frontosas no aquário.... vou então ver se arranjo um grupinho de frontosas(uns 6...)e conforme consiga distinguir os sexos....vou tirando alguns do áqua...até ficar com um macho e duas ou tres femeas.... quanto á filtragem....dou-vos toda a razão...e obrigado Ricardo fonseca pela dica....eu era para ter comprado um eheim 2217....acabei por gastar um pouco mais e trazer o eheim prof.2(2026)....pelo facto de ter maior espaço de filtragem...penso que 9ltrs...em comparação com os 6ltrs do 2217.... mas agora fiquei com a ideia de arranjar então outro só para filtração mecanica...e aí acho que o 2217 não era mau...mas vou ver os preços desse sacem marathon(pois não conheço o filtro)....mas isto para quando der...(€€)por agora vai ficar a trabalhar só com o 2026...e com um de mochila(eheim 2042).. já agora....uma vez que o aqua não vai ter plantas....talvez só umas duas ou tres valisnerias....acham que vale a pena montar a power head no áqua?? um grande abraço para voçes....e um bom ano!! p.s-olá luis sato...tudo bem? tenho seguido o desenvolvimento do teu aqua...e das frontosas....está muito fixe...abraço.
luis_pedro_sato Publicado: Janeiro 2, 2009 Publicado: Janeiro 2, 2009 (editado) Para já podes comecar com esse filtro e depois quando elas ficarem maiores comprar o outro filtro. Elas enquanto pequenas nao precisam de tanta filtragem. Já agora aqui fica como distinguir os sexos nas frontasas When & How Can I Sex My Frontosa? by Eric Glab Sexing frontosa is typically difficult at best, even for the experts. I have seen exporters, importers, breeders and aquarists sex frontosa incorrectly. It's not that it can't be done, but it can be difficult. There are several indicators that point to the sex of a frontosa. None of these points can be used until the fish are at least three inches, in my opinion. 1) Behavior- If one has ample time to observe a group of frontosa in a aquarium, there is a chance to sex the fish just on observation. This is especially true if the group had grown up together or at least has spent enough time in a particular aquarium to feel comfortable. When a group of frontosa is grown up together in a group of six or more, it is almost guaranteed that the largest specimen is a male. Males generally grow larger then females and grow more quickly. A male must aggressively to become "king" of the harem. A larger fish has a better chance of being dominant thus the largest fish in a group is a male. If that male is removed from the group, a subdominant male will have a growth spurt and take his place. Quite often a new hobbyist will believe that out of his group of frontosa, the largest is a male and the rest are females. While this may be the case, most likely it is not. Subdominant males may remain small because they have to in order to avoid the dominant male's wrath in the aquarium. Males will also show aggression towards males and try to court females. You must watch carefully and patiently for a male frontosa to show his courting dance. It consists of the male listing to one side slightly while folding his fins. This may be followed by a slow sweeping circular motion over the substrate of the aquarium. It is a gentle gesture and is much harder to spot then many of the rift lake cichlids. Often, sellers of frontosa groups have a more then optimistic idea of how many frontosas in a group are female. Buyer beware! 2) The nuchal hump- The hump on the head of the frontosa is actually an extension of the dorsal muscle. While there is no doubt that large older dominant males can have enormous humps, it is by no means a definite indicator of sex. I have seen females with large humps many would swear are males. I have also seen males that have a hardly any hump at all, many times there were subdominant males. All adult frontosas have a hump to some degree. 3) Venting or tubing- "Venting" or Tubing" actually involves viewing the sex organs of a fish in order to determine sex. This procedure is the most reliable method to sex frontosa, with practice. Larger specimens are easier to sex then smaller specimens. I personally have a hard time sexing a frontosa by venting, if under four inches. Frontosa that have already spawned are also easier to vent as it seems that when a female passes eggs her tube becomes larger. In the photos below we can see pictures of confirmed male and female frontosa. There are two holes on each fish. The one towards the top is the anus. The one towards the bottom, closet to the anal fin, is the sex organ. You will notice that the female sex organ is more rounded and the male is more triangular. Trust me, it gets easier with practice. Some individuals may be harder to sex then others. The male pictured below is a decent example but, I have seen others that were much easier to sex. The sex organ of the some other males I have vented were narrower and more triangular in shape. ______Femea____________Macho Se quiseres daqui a algum tempo posso te dispensar um macho que tenho pelo menos dois (ja andaram a porrada) Editado Janeiro 2, 2009 por luis_pedro_sato As minhas frontosas
paulo gomes Publicado: Janeiro 3, 2009 Autor Publicado: Janeiro 3, 2009 oi luis...obrigado pela informação ...vai dar jeito... penso que daqui a uns 15 ou 20 dias....estará pronto para os novos habitantes... neste momento estou a por as pedras...depois de amanhã já o vou encher.... obrigado por tudo!!abraço.
Recommended Posts