New Wave


R4Rus

Recommended Posts

Desde que me conheço no mundo da aquarofilia sempre mantive centro-amerianos, especies magnificas de cores fabulosas e feitio marcante, mas como tudo na vida, por vezes alteramos a nossa filosofia podendo até inconscientemente estarmos a colocar a fasquia onde não temos pernas para lá chegar...

O que me levou principalmente a alterar, foi a ''monutonia'' que um aquario de ciclideos centro americanos pode se tornar (tambem devido ao meu fraco empenho) a baixa manutenção, especies resistentes e com grande esperança de vida, e o facto de não poder adicionar novas especies no aqua devido ao temperamento territorial das especies ai existentes (quer dizer... poder podemos).

 

Pic_10889_4.jpg

 

Tenho oportunidade de no meu local de trabalho (na minha hora) fazer a limpeza geral do aquario sem problemas (tenho de pedir ajuda de braços para o carregar e transportar)de molhar isto ou aquilo, e com espaço para o manusear.

Adquiri na Ramirezi o material necessário para fazer esta calha que podia ser um pouco diferente mas ... foi a 1ª e aprendi com os erros.

DSC01794.jpg

 

Aspecto final com iliminação

DSC01795.jpg

 

Tive tambem de planear o enriquecimento com CO2, não dar muito dinheiro por material que não justifica esse valor, optei por ser eu a criar o meu sistema.

DSC01814-1.jpg

 

Afinal o eu quero deste aquário e que seja um semi-plantado (será que a designação se pode aplicar) com especies sul americanas tendo com principal atrações os discus.

Alguns passos da montagem

 

DSC01807.jpg

DSC01813.jpg

DSC01811.jpg

 

Houve um pequeno (grande) precalço, a minha falta de experiençia ou mesmo burriçe, ao começar a encher o tanque os trocos começaram a flutuar, fazendo com que o trabalho que tive em colocar as plantas onde desejava fosse por água abaixo, tendo de replantar com uma pedra em cima dos troncos.

DSC01817.jpg

 

Ficando a ver-se a a camada por baixo da ada aquasoil amazonia(akadama)

Irei comprar mais uns kilitos para quando os troncos tiverem submersos poder tapar e dar mais um toque nas plantas.

Para já está a ciclar

 

Setup

 

Data da montagem

24/12/2008

 

Aquário

Aquatlantis 120x55x45 (alterado)

 

Capacidade

300 lts brutos

 

Aquecimento

Rena 300w

 

Iluminação

Calha DIY 4x54w T5 (4200k - 6500k - 8000k - Grolux)

 

Substrato

Tetra Complete Substrat

Akadama

Ada Aquasoil amazonia

 

Fertilização

Tetra Plantmin

Seachem Flourish Exel

Nutrafin Plant Gro NPK

CO2 pressurizado(garrafa 2kg) valvula soneloide, redutor, e difusor c/ conta bolhas 1bps

 

Flora

Lilaeopsis novae-zelandie

Anubia barteri var. Nana

Bacopa monnieri

Echinodorus bleheri

Anubia congensis

Tigerlotus red

Criptocornye walkeri

Alternanthera reineckii var. Lilacina

1 especies por identificar

 

Fauna

2 Corydoras scwartzi

 

Parametros

24/12 29/12

Ph 7.4 6.6

Dh 3 2

Kh 4 3

NO2 <0.3mgl <0.3mgl

NO3 5mgl 35mgl

NH3 Comprei mas o teste veio imcompleto -

NH4 '' '' '' -

PO4 0.1mgl 0.25mgl

FE 0.0mgl 0.0mgl depois de fazer o teste adiciono 10ml plantmin (diariamnete)

Temp 26 26

 

O meu objectivo e establizar o aquario de modo a conhecer as suas necessidades e intrevir antes de ter algum problema, mas para isso tenho de contar com a vossa boa vontade em queres ajudar

A minha maior dificuldade e entender e alterar os paramentros da agua, as tpa's ajudam bastante mas gosto de saber o porque das coisas.

 

Neste momento estou convosco :discuss_gathering:

Editado por R4Rus

Cumps

Nuno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 53
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Paramentros

29/12/08

 

PH 6.6

DH 2

KH 3

NO2 <0.3mgl

NO3 35mgl

PO4 0.25mgl

FE 0.0 adiciono diariamente depois dos teste 10ml , a leitura do valor do FE são passadas 24h

Temp 26

Cumps

Nuno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Na altura que os troncos incharem e deixarem de flutuar tenho de remodelar as plantas e a disposoção dos troncos , nessa altura coloco mais ''areão'' e dou um jeitinho nesses zig-zag's :transport027:

Cumps

Nuno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Na altura que os troncos incharem e deixarem de flutuar tenho de remodelar as plantas e a disposoção dos troncos , nessa altura coloco mais ''areão'' e dou um jeitinho nesses zig-zag's :dance:

 

Boas,

o aqua está muito bom, o 1º também não lhe fica atrás :transport027: parabéns

 

Podes deixar assim ás ondas o areão, dá um ar mais natural...na natureza as coisas não estão todas perfeitinhas alinhadinhas...por isso deixa estar assim :drinking:

 

Já deves ter lido que os discus não são para principiantes, se és principiante, não sei...mas se fores, tem cuidado na escolha dos peixes...e não te esqueças de juntar mais umas 4 ou 3 corydoras a essas!

 

Cump

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

o aqua está muito bom, o 1º também não lhe fica atrás :yb668: parabéns

 

Podes deixar assim ás ondas o areão, dá um ar mais natural...na natureza as coisas não estão todas perfeitinhas alinhadinhas...por isso deixa estar assim :)

 

Já deves ter lido que os discus não são para principiantes, se és principiante, não sei...mas se fores, tem cuidado na escolha dos peixes...e não te esqueças de juntar mais umas 4 ou 3 corydoras a essas!

 

Cump

 

Boas...

Obg pela opinião

 

No que diz respeito a discus posso te dizer que não tenho grande experiençia visto que este aquario foi alterado para os receber pela primeira vez, como tinha referido.

No entanto tenho 3 aquarios no trabalho (sou um priveligiado) num deles tenho 3 discus há um ano e tenho-os mantido bem, não e nenhum bicho de sete ou mais cabeças como são pintados, e claro que tenho de ter cuidado com alguns parametros da agua e questões de limpeza da mesma.

Quanto ás corydoras sei que apreçiam companhia e irão te-la oportunamente.

Cumps

Nuno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

muito fixe a montagem, vai ficar um lowtech á maneira.

 

nao sei se é tua intençao fazer o tapete completo com a Lilieopsis, se assim for podias a ter separado mais e espalhado mais pelo aquario, sempre se desenvolvia e completava mais depressa.

 

atençao a essa anubia que nao se deve de enterrar o seu rizoma no substrato.

abraço e boas festas

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Tenho estado a pensar na opção do tapete, que e a evolução natural dessa especie mas para isso tenho de fazer como me aconselhas-te, delinear um espaço e separa-la mais ... olha que não vou descartar essa possibilidade mas para já os troncos são a prioridade.

Tive o cuidado de não enterrar os rizomas das anubias(congensis e nana) mas vou retficar.

 

Obg e Boas entradas para 2009

Cumps

Nuno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou a gostar muito de ver cabecadura

pena essa akadama se misturar :S essa cor cinza fica muito bonita mesmo.... eu gosto de akadama, mas tb gosto de areao escuro...parece-me que esse akadama é uma boa soluçao para um futuro aqua meu:p

pq é que tens as duas variedades de cor?

 

tens ai umas plantas bem bonitas e a combinação que fizeste das mesmas com as pedras ficou muito bem

 

as ondas no areão dão bastante carisma ao aqua sem dúvida

 

que mais peixes é que pensas aí colocar?

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

 

Obgrigado pelo comentário

 

A akadama e uma das camadas que tenho o problema foi os troncos que flutuaram e tive de replantar, visto que a ada aquasoil amazonica''camada cinza mas e negra'' e cara e só comprei 5kg :?

A solução e a seguite, quando tiver os troncos inchados ou seja mais pesados do que a agua, voltar a replantar e adicionar mais uns kilos de aquasoil para tiras o castanho , que sinceramente não estava nos meu planos.

Quanto á fauna quero manter discus (estirpes ainda por defenir) um cardume de tetras e um casal de apistos ou ramirezis!!

 

PS: se quiseres saber peru-menores da akadama apita

Cumps

Nuno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

i like very niiiiiiiice :huh:

 

kill them physas!!! bigsmile

 

as corys sao porreiras estao com muito bom aspecto

 

essas plantas com essa altura de agua dão uma agradavel sensação de imensidao...os discos vao gostar

 

olha...vi um post a dizer que o ada akadama africana rapidamente se desfaz em barro enquanto as outras akadamas se aguentam...engraçado que falam la no teu aqua como comparaçao...mas o teu aqua tem akadama nova...suponho que nao faça sentido comparar a nova com a usada durante um ano...que parece ser o caso relatado....

so digo isto pq falaste em comprar mais do mesmo...por isso...vê lá... nao sei...nao percebo muito de akadama

 

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah! Cá está o teu post...

A calha sempre era para pendurar nas traves francesas bigsmile bem me parecia!

Está realmente bem feita!

O layout também está interessante. Tal como já te disseram, podias alisar melhor o substrato, deixando na mesma algumas "ondas" mas mais longas e suaves ;) e também, como o Tiago te disse, separar a lilieopsis seria boa ideia para formar tapete mais rapidamente, embora já tenha lindo que essa planta é algo lenta a formar tapete :huh:

Antes de pensares em adicionar pesos pesados no aquário, tem cuidado de adicionar primeiro uma equipa de limpeza substancial para te ajudar a controlar as algas que poderão surgir... como tens fertilizado? Ou ainda não começastes?

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pedrioo

 

Já respondi á comparação o meu aquário ali não serve de exemplo porque quando os trncos flutuaram a akadama tinha 5min de água...

 

Boas Diogo

 

O layout vai ser ''retocado'' quando os troncos incharem contudo terei em conta as vossas sugestões.

Pois é ... as algas esse grande ''parasita''. Começei por comprar 2 schwartzy para ajudar a ciclar, mas hoje já notei nos vidros uma suave mancha verde.

 

Parametros dia da montagem

24/12/2008

 

ph 7.4

dh3

kh 4

no2 <0.3mgl

no3 5mgl

po4 0.1mgl

fe 0.0mgl

 

01/01/2009

 

ph 6.6

dh 2

kh 3

no2 <0.3mgl

no3 35mgl

po4 0.1mgl

fe 0.0mgl os testes teem sido feitos antes de fertilizar com ferro

 

O que me leva a crer aqui são os nitratos um pouco altos hoje fiz uma tpa 30% falta-me fazer os testes.

Tenho fertilizado com tetra plantmin , tem ferro.

Comprei Flourish Exel e pareçe-me bem melhor tenho adionado 10ml/dia.

E ponho Plant Gro NPK 10ml de 3 em 3 dias

Falta-me O KCI que ainda não comprei, neste campo estou um pouco verde e a vossa ajuda e sempre bem vinda.

 

Quanto á ''equipa de limpeza'' e o meu proximo passo talvez ainda este fds

Cumps

Nuno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com essa fertilização!

Convém adoptar um método de fertilização que não deixe grandes desiquilibrios entre os nutrientes na coluna de água. Quase toda a gente começa por ir fertilizando conforme testa a água, e essa é também uma boa maneira de ires aprendendo :sick003:

Tens razão em teres os nitratos um pouco elevados. Para os baixares: mais TPA e aumentar um pouco os fosfatos (até no máximo 1 - 1,5ppm e já é muito!), e fertilizar com potássio e micronutrientes, mantendo CO2 (ou excel) e iluminação em bons valores.

Não gosto muito desses npk, não têm as concentrações ideais para plantados, mas servem num aquário mais virado para o lowtech. :(

 

E o truque maior dos aquariofilistas: TPA TPA TPA ;)

 

"The more TPA you do a day, more you keep seakness away!"

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Muito fixe o teu aqua.

Na minha opiniao,acho que tás a fertilizar em excesso, tens uma montagem recente,substrato fertil e o aquasoil .... acho que devias esperar pelo evoluir das plantas, e não te esqueças que tens ai muitas plantas de crescimento lento e baixo consumo.

Deves tentar acertar os valores NPK .... eu pessoalmente não utilizaria o tetra plantmin.Só mesmo acertar os valores de no3,po4 e k.

Devias tambem introduzir comedores de algas .... ottos, nereterinas, sae ,lda25 ou caridinas japonicas.

É que se começas a ver uma suave mancha verde no vidro ..... tpa`s e valores correctos em termos de nutrientes.

Vai actualizando e dando noticias ;)

Editado por canito
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Cuidado com essa fertilização!

Convém adoptar um método de fertilização que não deixe grandes desiquilibrios entre os nutrientes na coluna de água. Quase toda a gente começa por ir fertilizando conforme testa a água, e essa é também uma boa maneira de ires aprendendo :o

Tens razão em teres os nitratos um pouco elevados. Para os baixares: mais TPA e aumentar um pouco os fosfatos (até no máximo 1 - 1,5ppm e já é muito!), e fertilizar com potássio e micronutrientes, mantendo CO2 (ou excel) e iluminação em bons valores.

Não gosto muito desses npk, não têm as concentrações ideais para plantados, mas servem num aquário mais virado para o lowtech. ;)

 

E o truque maior dos aquariofilistas: TPA TPA TPA ;)

 

"The more TPA you do a day, more you keep seakness away!"

 

Ao contrário de ti a água da minha torneira sai com 0.0mg/l de nitratos o que não e mau (digo eu) para controlar os nitratos - tpa's.

Fiz agora o teste de nitratos , baixou mas não chega ainda a 25mg/l ( fiz uma tps de 30% á tarde e pus 500gr de carvão activado ...ups ) e os fosfatos estão a 0.1mg/l o que e pouco (entre 1 - 1,5mgl) para os subir o que me aconselhas: HK2PO4 ou mais população?

O KCI vou comprar e faço a dissuloção, uso a calculadora.

Não entendi quando disses-te ''mantendo CO2 (ou exel) ''.

Cumps

Nuno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Muito fixe o teu aqua.

Na minha opiniao,acho que tás a fertilizar em excesso, tens uma montagem recente,substrato fertil e o aquasoil .... acho que devias esperar pelo evoluir das plantas, e não te esqueças que tens ai muitas plantas de crescimento lento e baixo consumo.

Deves tentar acertar os valores NPK .... eu pessoalmente não utilizaria o tetra plantmin.Só mesmo acertar os valores de no3,po4 e k.

Devias tambem introduzir comedores de algas .... ottos, nereterinas, sae ,lda25 ou caridinas japonicas.

É que se começas a ver uma suave mancha verde no vidro ..... tpa`s e valores correctos em termos de nutrientes.

Vai actualizando e dando noticias :o

 

Penso que as vossas ideias estão no mesmo sentido.

Vou aproveitar amanha para adquirir essa tal ''equipa de limpeza'' e vou fazendo umas tpa's mais regulares.

Qual e a tua opinião ao Plant Gro NPK ?

Cumps

Nuno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que as vossas ideias estão no mesmo sentido.

Vou aproveitar amanha para adquirir essa tal ''equipa de limpeza'' e vou fazendo umas tpa's mais regulares.

Qual e a tua opinião ao Plant Gro NPK ?

 

boas o problema em fertilizantes completos é que nunca podes fertilizar certos elementos separadamente para os manteres aos teus niveis desejados ou que mais sejao compactiveis ao teu aquario.

 

exemplo fazes os testes e tens 10ppm de nitratos e 0,1 de fosfatos , neste caso apenas necessitavas de fertilizar fosfatos , adicionando o tal fertilizante NPK completo irás subir tambem os nitratos que seriam escusados de fertilizar uma vez que estavam em parametros aceitaveis.

 

o melhor metudo de fertilizaçao é adicionando apenas o elemento em falta consuante os testes o indiquem.

 

quanto ao que o diogo referiu ''mantendo CO2 (ou exel) '' é que serve tambem como uma forte de carbono no aquario, mas claro fertilizar um aquario como fonte de carbono para as plantas atravez do excell nao é opçao muito barata :o

 

se quiseres usar os metudos caseiro tens por exemplo os mais adquiridos

 

KNO3 - nitratos

KH2PO4 - fosfatos

KCl - potassio

 

e a Calculadora

 

abraço.

Editado por krypticall
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas o problema em fertilizantes completos é que nunca podes fertilizar certos elementos separadamente para os manteres aos teus niveis desejados ou que mais sejao compactiveis ao teu aquario.

 

exemplo fazes os testes e tens 10ppm de nitratos e 0,1 de fosfatos , neste caso apenas necessitavas de fertilizar fosfatos , adicionando o tal fertilizante NPK completo irás subir tambem os nitratos que seriam escusados de fertilizar uma vez que estavam em parametros aceitaveis.

 

o melhor metudo de fertilizaçao é adicionando apenas o elemento em falta consuante os testes o indiquem.

 

quanto ao que o diogo referiu ''mantendo CO2 (ou exel) '' é que serve tambem como uma forte de carbono no aquario, mas claro fertilizar um aquario como fonte de carbono para as plantas atravez do excell nao é opçao muito barata :o

 

se quiseres usar os metudos caseiro tens por exemplo os mais adquiridos

 

KNO3 - nitratos

KH2PO4 - fosfatos

KCl - potassio

 

 

abraço.

 

Entendi e claro que tem logica. Mas o NPK comprei por axar que era um 3em1 e é mas tem essa desvantagem.

Quando comprei exel foi-me aconselhado pelo rapaz que fazia a manutenção da parte da aquarofilia, inclusive ele perguntou-me se eu adicionava CO2, eu disse que sim , então indicou-me o exel.

O exel contem ferro... Já agora qual a solução mais viavel para esse nutriente ou o que aconselhas visto que amanha vou ás compras.

Cumps

Nuno Ferreira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.