Recommended Posts

Publicado (editado)

Boas

Tenho algumas duvidas!O meu casal de escalares pos ontem ovos no meu aquario comunitario de 200 L, ja preparei um aquario pequeno para hoje cortar a folha onde eles puseram os ovos e intruduzila no aquario que preparei para os receber.Já comprei um filtro de esponja (daqueles proprios para criação) vou enxer o aquario pequeno onde vou colocar os ovos com agua de onde eles foram postos.Mas tem 3 ovinhos que estão brancos,nao sei se estaram com fungos ou se nao foram fertilizados.A minha pergunta é a seguinte acham que deva colocar azul metileno no aquario que vai receber os ovos, para evitar fungos????

Cumps João Martins

Editado por ripper
Publicado:

Boa tarde João,

Há quem aconselhe o uso do azul metileno para prevenir os fungos. Pela minha experiência, os ovos brancos não foram fertilizados. Eu tenho 2 casais a reproduzirem e a quantidade de ovos brancos varia de um para o outro ( um dos machos é mais habilidoso)e tb o local da postura é diferente. Já tive diversas posturas e nunca usei o azul m. e faço exatamente como tu: transfiro a folha com os ovos para outro aquário. Tens é que ter cuidado e manter os ovos sempre submersos durante a transfega. vai também pensando em comprar ovos de artémia para qd eles começarem a nadar lhes dares a 1ª refeição . Boa sorte!

Publicado:

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=30526

Esse tópico merecia mesmo o inamovível :D penso que por aqui quase todos nos guiamos ao inicio :D

Eu sem o azul metileno fungavam todos,podia ser azelhice minha não sei.Não esquecer a TPA de 10% todos os dias e sempre com água do aquário principal,é super importante referir isso.Comida para a primeira semana é aconselhável artémia recém eclodida e depois podes mudar para micro vermes de aveia por exemplo que te fica mais em conta.Para já é as TPA's sem falhar,boa oxigenação nos ovos e temperatura.

Vai dando noticias ;)

Publicado:

Boas Fguedes

Antes de mais obrigado pelo esclarecimento!Então quer dizer que o meu macho é habilidoso pois apenas 3 ou 4 ovos ficaram brancos heheh!Transferi tambem a folha exatamente da maneira que diseste os ovos não tiveram contacto com o ar.e a agua que usei para o outro aquario foi retirada do aquario de onde eles puseram os ovos.Comprei tambem o filtro de esponja que está ligado ao oxigenador e tambem a artemia para eclodir caso nao haja nenhum problema e os alevins realmente nasçam.So tem um pequeno senão o termostato do aquario onde estao agora os ovos ja é antigo e nao está bem regulado a temperatura esta a 26 graus mas estou a tentalo regular para os 28!Espero conseguir que nasçam todos!!Já tive várias posturas mas nenhuma resultou no aquario comunitário, chegaram mesmo a eclodir os ovos e os pais sao estremamente protectores pois os alevins caiam da folha e eles muito cuidadosamente pegavam neles e colocavam nos denovo na folha!Mas devido ao insucesso decidi tentar desta maneira!

Publicado:

Boas Jorge

Achas que deva ja amanha fazer uma muda de 10% da agua com agua do aquario onde eles nasçeram?Ainda sao apenas ovos, mas ja se nota lá um pontinho preto penso que estejam todos fecundados!!Obrigado pela dica!

Publicado:

Repara que não passa da minha modesta opinião; Há quem não prescinda do uso do azul de metileno como o nosso amigo Jorge, e bem faz ele, pois todo o cuidado é pouco. No meu caso em particular explico assim pois consigo comparar a postura de um e de outro casal. Normalmente os ovos brancos, no meu caso só aparecem após a fertilização depois ´não surgem mais. Toma atenção, como disse o jorge, ás TPAs, é muito importante pois o filtro de esponja é muito limitado em termos de oxigenação da água. Não te assustes qd nascerem os alevins se eles estiverem muito parados no fundo do aqua, isso é normal, só ao fim de 2, a 3 dias é q eles começam a nadar e aí sim "bota-lhes" artémia q eles são uns grandes comilões. Se tudo correr bem ( que vai correr) vais ficar admirado com a taxa de sucesso da tua criação! 8)

Publicado:

E se não vires quase nenhum não desesperes porque devem andar escondidos 8) mas não faças como o outro que anda por ai que por meia duzia de alevins preferia parar o aquário e depois quando foi a meter água ou tirar o filtro,nem sei bem é que viu alguns 40 a sair de lá de trás.Por isso é que eu digo luta por eles sejam 1 ou 100 8) e boa sorte ai

Publicado:

Espero que corra bem!Pelo menus tentei aplicar todas as tecnicas que aprendi da melhor maneira de forma a que haja o maximo de subreviventes possivel!Desde ja vos agradeço pelas dicas todas muito uteis!Vou vos deixando a par dos aconteçimentos ao longo destes dias.Mais uma vez obrigado pessoal!

PS:As Tpa's devem ser feitas com a agua do aquario de 200L onde foram postos os ovos certo!?

Cumprimentos João Martins

Publicado:

Boas pessoal

Trago novidades!os alevins eclodiram quase todos,alguns estão ainda agarrados à folha mas outros já andam espalhados pelo aquario.Mas surgiu-me uma duvida.Alem do filtro de esponja tenho tambem um difusor com a pedra a oxigenar a agua, mas pareçe me que por vezes eles tentam nadar mas passam ao pé da pedra difusora e andam as cambalhotas ;) .Acham que deva desligar a bomba do oxigenio ou deixo estar assim!?

Bom Ano 2009 !

Cumps João Martins

Publicado:
Boas pessoal

Trago novidades!os alevins eclodiram quase todos,alguns estão ainda agarrados à folha mas outros já andam espalhados pelo aquario.Mas surgiu-me uma duvida.Alem do filtro de esponja tenho tambem um difusor com a pedra a oxigenar a agua, mas pareçe me que por vezes eles tentam nadar mas passam ao pé da pedra difusora e andam as cambalhotas ;) .Acham que deva desligar a bomba do oxigenio ou deixo estar assim!?

Bom Ano 2009 !

Cumps João Martins

a agua tem de estar bem oxigenada mas deves ver que se o filtro estiver a bombiar bem em principio sera suficiente

Publicado:

Ripper, eu não uso pedra difusora... Não facilites é nunca nas TPA´s.

Publicado:

Mas tb não lhes faz mal nenhum algum exercício com essas cambalhotas.

Não te guies pelo meu exemplo, decide tu, de uma maneira ou de outra o importante é q eles nasceram! Se os pais forem saudáveis não é por isso q eles não vão vingar. Agora é dar-lhes morfes e vê-los crescer! Parabéns!

Publicado:

sim não é por ai. eu ficava pelo filtro mas isso é a minha experiencia.

vais ver que com muita paparoca e TPA's tens algo semelhante:

gallery_21093_485_216225.jpg

Publicado:

Ja retirei o oxigenador para por a artemia a eclodir.Penso que demora 24Horas a eclodir.Amanha ja tenho paparoca para lhes dar.Os ovos foram postos segunda feira,mas eles ainda nao nadam pelo aquario tao deitados no fundo agitam se e tal mas ainda teem o saco vitelino que não lhes permite grandes manobras,tambem nao sei se de ja a artemia amanha ou se espere para segunda feira!?

Cristovao tens ai duas belas posturas sabes +/- quantos peixes tens em cada uma delas?Eu penso que tenho cerca de 150 a 200 alevins vivos!

Publicado:
Ja retirei o oxigenador para por a artemia a eclodir.Penso que demora 24Horas a eclodir.Amanha ja tenho paparoca para lhes dar.Os ovos foram postos segunda feira,mas eles ainda nao nadam pelo aquario tao deitados no fundo agitam se e tal mas ainda teem o saco vitelino que não lhes permite grandes manobras,tambem nao sei se de ja a artemia amanha ou se espere para segunda feira!?

Cristovao tens ai duas belas posturas sabes +/- quantos peixes tens em cada uma delas?Eu penso que tenho cerca de 150 a 200 alevins vivos!

eu tirei mais de 20 posturas com dois casais fui vendendo e criando mas neste momento ja nao os tou a criar.

nao des ja artemia em principio so segunda

Publicado:
Sempre do aquário principal.Espera uns 2 meses até fazeres de água "normal"

NUNCA, NUNCA, NUNCA fazer TPAs do aquário principal! Está cheia de amónia e no aquário onde estão os alevins não tens bactérias suficientes para a transformar em Nitrato! Provavelmente o futuros dos pequenotes é a morte por intoxicação!!

SEMPRE, SEMPRE com água nova, vinda da torneira (e passada pelo estágio de repouso para retirar cloro).

Lê o meu arigo aqui no forum (sticky) que está lá tudo surprised

Cumprimentos

Valter Silva

Anti-BAD

KingFish AKA AngelFish :D

Tell me and i forgot, show me and i remember, involve me and i understand. Provérbio chinês

Publicado:

Bem não fazia ideia.Sempre pensei que fosse do aquario de onde eles nasçeram.Mas obrigado pelo esclarecimento!Pois pareçe que não sou o unico que está equivocado..Já li o seu artigo,está muito interessante!Deve me ter passado ao lado essa parte, erro meu!Até tem logica,pois no fundo se estamos a tirar agua doutro aquario não estamos a renovala mas sim a introduzir mais poluentes.Normalmente em todos os meus aquarios deixo a agua a repousar dois dias em garrafoes antes de a introduzir no aquario, mas não entra à mesma temperatura a que está a agua do aquario.Acha que posso deixar a agua simplesmente dois dias num garrafão para perder a amonia e os metais pesados e introduzo logo no aquario dos alevins?ou tenho de introduzir a agua ja condicionada ah mesma temperatura da do aquario obrigatoriamente..???

Cumprimentos João Martins

Publicado:
E se não vires quase nenhum não desesperes porque devem andar escondidos :fcpsmile: mas não faças como o outro que anda por ai que por meia duzia de alevins preferia parar o aquário e depois quando foi a meter água ou tirar o filtro,nem sei bem é que viu alguns 40 a sair de lá de trás.Por isso é que eu digo luta por eles sejam 1 ou 100 :-D e boa sorte ai

Sim, é que andar a investir dinheiro, tempo, electricidade, ocupar os aquários e "reservar" as bombas, filtros e sistemas de iluminação durante meses para meia duzia de alevins releva, claramente, uma atitude inteligente...

Se tem algum problema com a morte de 12 escalares se calhar deveria concentrar-se nos MILHÕES de escalares que morrem vindos de "hatcheries" de países onde a mão de obra é barata.

Agradecia que não viesse falar da minha pessoa para outros "posts" já que não me conhece de lado nenhum e não faz qualquer ideia dos conhecimentos que tenho sobre peixes.

Se você olha para um peixe com sentimentos antropomórficos e pensa que criar um escalar é uma atitude bem pensada, não é por eu discordar com a sua posição que vou para outros "posts" dizer que você não sabe o que diz, que foi o que você fez.

Cumprimentos.

Publicado:
NUNCA, NUNCA, NUNCA fazer TPAs do aquário principal! Está cheia de amónia e no aquário onde estão os alevins não tens bactérias suficientes para a transformar em Nitrato! Provavelmente o futuros dos pequenotes é a morte por intoxicação!!

SEMPRE, SEMPRE com água nova, vinda da torneira (e passada pelo estágio de repouso para retirar cloro).

Lê o meu arigo aqui no forum (sticky) que está lá tudo :transport027:

Cumprimentos

Valter Silva

Pois é Ripper... há muitas opiniões e diferentes procedimentos, conforme te referi outro dia, não te guies pelo meu exemplo... As TPA's sempre as fiz e farei com água da torneira, mas cada um é... cada um! se calhar faço mal qd não uso a difusora, não sei... até agora poucos ovos fungaram. De qq forma deves ter em atenção os tópicos e artigos publicados neste forum ( o Valter parece ser um expert na matéria) para seres tu a definires os teus procedimentos. um abraço e força aí com os teus Escalinhos!

Publicado:

fguedes ate agora tem tudo estado a correr da melhor maneira, os pequenos continuam todos vivos ja lhes dei artemia recem eclodida e passei a fazer as mudas de agua com agua da torneira acondicionada e introduzida no aquario à temperatura do mesmo!Espero que nao haja nenhum percalço entretanto...Eu vou deixando aqui as novidades boas ou más!!obrigado!

Cumps João Martins

Publicado:

Lê o meu arigo aqui no forum (sticky) que está lá tudo :thumbup3:

Cumprimentos

Valter Silva

Boas Valter.

O teu guia é o guia que aconselho a todas as pessoas por cá.Pensei que tinha lido lá que as TPA's eram do aqua principal,mas ainda bem que andas de novo por cá e assim tiraste-me a dúvida :yahoo:

Publicado:

sao opções... eu criei bastantes escalares mesmo...e com o metodo da agua do aquario proncipal e nunca tive problemas com amoniacos ou nitritos... os aquas pequenos dos alevins continham filtro de esponja onde se fixavam bacterias que ajudavam na limpeza. a partir dos dois meses sim ja em aquas maiores usava agua da torneira previamente tratada