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Boas

Tenho ciclídeos africanos há vários anos e as baixas têm sido raras pois tratam-se de peixes em geral robustos.

Acontece que há cerca de 3 semanas montei um aquário novo de 360 litros para tanganicas (ultimamente só tinha malawis..).

A água foi preparada a partir de água de osmose com adição de sais próprios ficando com kH de 15 e pH de 8.4.

Tenho, nesse aquário, 2 filtros externos, um Eheim de 1200 l/hora e um Sera 400 com UV. Para não ter de esperar pela maturação do sistema apliquei massas filtrantes provenientes de aquário antigo de Mbunas (sem doenças aparentes) e bactérias da Sera. Rápidamente começaram a surgir vestigios de nitratos na água e com o decorrer da alimentação dos peixes, alguns fosfatos e nada de amónia ou de nitritos.

Para travar um pouco o crescimento da algas coloquei valisnérias e massa filtrante JBL Clearmec, desaparecendo completamente os fosfatos e os nitratos.

Nesta ambiente teoricamente óptimo habitam 15 Cyprichromis juvenis, 4 Neolamprologus Brichardi juvenis, 4 Neolamprologus Leulepi juvenis, 4 Neolamprologus Multifasciatus juvenis e 1"micro" Synodonctis Multipuntactus, adquiridos ao mesmo tempo, na mesma loja, aparentemente saudáveis...

Na última semana notei que as fezes de alguns Cyprichromis eram finas compridas e filamentosas e não tinham muito apetite embora fossem comendo. Dois dias depois notei umas pequenas manchas brancas de 2 a 3 mm no corpo dos pequenos Multifasciatus e as barbatanas de lira dos N.Brichardi a ficar sem as pontas. Observando melhor verifiquei que muitos dos meus peixes tinham as barbatanas caudais ratadas... mas com excepção dos Cyprichromis ainda se alimentam bem. Há 2 dias apliquei Sera Ectopur e ontem como não notasse qualquer melhoria apliquei Sera Bactopur (liquido) e reduzi a duração e intensidade de iluminação para reduzir o stress. Mantive os mesmos parâmetros e temperatura da água (25º) e hoje alguns Cyprichromis continuam sem se alimentar, com as barbatanas caudais ratadas (o que é natural pois ainda é cedo para notar melhoras), mas 2 deles viram-se de lado quando param de nadar...

O que será?

Tenho pouca experiência com doenças pois, embora tenha aquários há 40 anos tenho em geral poucas e esporádicas perdas por doença e os peixes morrem de velhos... tenho Tetras com 5 anos...

Será uma infecção bacteriana secundária a alguma parasitose que os peixes traziam?

Na loja onde os comprei ainda há exemplares de todas as espécies, da mesma remessa, excepto de Cyprichromis, com aspecto saudável...

Peço ajuda urgente aos entendidos na matéria, pois receio ter várias baixas em breve.

Planeio amanhã aplicar a 2ª dose de Bactopur, como o recomendado pelo fabricante.Devo juntar o Bactopur direct ou outro qq. tratamento?

Saudações aquariófilas. :puppydogeyes:

Duque

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Viva José

Vou te pedir que me digas as dimensões desse aqua, o GH e volta a medir o pH.

Qual a periodicidade das TPA, como prepara/afinas a água para os Tanganyikas, qual o produto que usas (marca e qual o efeito descrito desse “Buffer”. Qual a comida que estás a dar, marca/tipo…

 

Se os parâmetros de GH estiverem acima dos 14 e o pH se manteve nos 8.4, não estou a ver o que possa ter atacado os teus peixes…À primeira vista eu apontava para uma “quebra” no pH, mas só tu podes confirmar isso…

 

Para já e antes de me responderas às perguntas que te fiz, a única coisa que te aconselho a fazer é adicionares sulfato de magnésio, numa dosagem de 4 colheres de sopa por cada 100lt…esta dosagem é superior ao normal, mas vai ajudar os peixes a se restabelecerem…a dosagem normal que uso é de uma colher de sopa por 50lt…mesmo que o Buffer que uses seja especifico para Tanganyika, deves sempre adicionar mais magnésio…

 

O Synodontis que compraste não é um Multipunctatus, mas sim um Synodontis lucipinnis (também chamado de S.petricula dworf), e palpita-me que o que chamas de N.brichardi, são Neolamprologus splendens…mas posso estar enganado, claro…

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

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Bom, a respeito do diagnóstico deixo o mesmo ao Mestre Bentes, depois de ele ter is dados que pediu... quero apenas fazer uma pequena chamada de atenção. Com o Sera bactopur não foste apenas combater qualquer eventual infecção bacteriana, mas também atacaste o suporte biológico de filtragem, pelo que nos próximos tempos o ritmo e volume de TPAs vai ter que ser bastante aumentado, até o filtro recuperar.

 

Boa sorte.

Cumprimentos

 

Ricardo Fonseca (APC #5 APK #272)

http://aquaraf.blogspot.com

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Obrigado pela resposta breve.

O aquário tem 120x 50x60.

O gH é de 20.

Habitualmente faço, nos meus aquários, trocas parciais de 30% da água todas as semanas. No caso presente ainda só fiz uma troca no dia de Natal, ou seja ao fim de 2 semanas.

Sempre fiz trocas directas com mangueira a partir da torneira, neste caso também.

A água é adicionada lentamente, vou adicionando "Nutrafin Aqua plus"para neutralizar o cloro e os metais pesados e depois adiciono "Aqua dur Tanganica/Malawi" directamente no aquário para se dissolver lentamente com a circulação da água. O pH desce para 8.0 ou 8.2 somente umas horas até à dissolução dos sais. Na preparação inicial deste aquário usei "Instant Ciclid" da Aquarium Systems. Há minutos o pH estava a 8.2. Não uso outro "buffer".

A comida que dou é granulado vegetal da Sera ou da JBL e palhetas para vegetarianos da JBL. 1 vez por semana dou o granulado mais completo para ciclideos da Sera.

O erro que cometo está nas trocas directas, mas sempre o fiz, mesmo noutro aquário de tanganicas que tive na minha anterior residência há 8 anos, com tropheus e sempre sem problemas...Nos Malawi e no plantado com tetras às vezes nem condicionador ponho e "é sempre a andar", e sempre tudo numa boa.

Na realidade não vejo ourtro modo de fazer as trocas semanais pois o aquário dos Malawi tem 2 metros e mais de 400 litros e o plantado é um de canto com cerca de 350 litros...Certo que os volumes úteis não são tão grandes, mas não tenho bidões para estagiar e preparar tanta água, nem a minha mulher permitiria esses volumes cá em casa...

Devo usar algum "buffer" além dos sais que, supostamente já terão algum efeito nesse sentido?

Com um "buffer" as quedas de pH não serão tão acentuadas após as mudanças?

Qual a marca de "buffer" aconselhada?

Logo de manhã vou ver se arranjo o sulfato de magnésio.

Devo manter o tratamento com o Bactopur?

Se sim depois da 2ª aplicação quanto tempo devo estar até trocar parte da água e aplicar Carvão activado no filtro?

Quanto à nomenclatura dos bichos, foi aquilo que li num livro com alguns anos, que tenho em casa e, foi com os nomes correspondentes que fiz a encomenda, mas é um tema que não percebo quase nada...

Mais uma vez fico muito agradecido pelos conselhos dados e aqueles que vier a receber.

Duque

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José pela tua discrição não tenho nada a apontar, infelizmente não és o único que tem de adicionar água directamente da torneira, a única coisa que te posso aconselher sobre esse assunto é fazeres TPA’s mais pequenas 20% no máximo para não haver muita oscilação nos parâmetros…e no Verão toma cuidado pois é normal um dia por semana meterem “clorina” na água de abastecimento…e isso não é eliminado com os produtos normais para eliminar cloro…

 

Quanto à comida, os peixes que tens não são vegetarianos, e no caso dos Cypris demasiada Spirulina, faz aparecer o “green spot”, não é nenhuma doença incapacitante, é simplesmente excesso de pigmentação tipo “sardas”, mas fica inestético…

Eu aconselho-te SERA DISCOS Basic, como comida base e de vez em quando um pouco de flocos vegetais da JBL “Novovert”…

Quanto aos sais que estás a usar, não tenho nada contra e vejo que também não tens dificuldade em “calibrar” a água com eles, mas adiciona um colher de sopa de magnésio por 50lt de água nova

 

Quanto a continuares o tratamento com Bactopur, não te posso ajudar, nunca usei disso, mas como o Ricardo disse isso é capaz de estar a dar cabo da ciclagem do teu filtro, talvez seja melhor limpares já com carvão activado…mas continuas com o problema dos cypris não comerem…e sem ver também não vou afirmar nada, mas para já muda a alimentação para o granulado da Sera discus o granulado da SERA para ciclideos (não presta)…caso as fezes sejam brancas aí podes fazer tratamento com “Flagil” compras nas farmácias, ou se preferires medicamentos específicos de aquário tens o Tremazol da Sera Med.

Os pontos brancos nos L.simillis pode ser ichtio (ponto branco), se achares que é isso 1º faz o tratamento com o Tremazol se achares necessário…o ponto branco em principio com os Tanganyikas não é perigoso, controla se está a expandir e só depois de concluíres o tratamento com Tramazol é que vais fazer o tratamento contra o “ponto branco”, de preferência com Protozin mesmo que os peixes já não tenham pontos brancos faz o tratamento completa, mas nunca subas a temperatura dos Tanganyikas para cima dos 27ºC.

 

Podes por um vídeo aqui para poder avaliar o comportamento dos Cypris?

 

Quanto a identificação das espécies podes usar estes sites:

www.fishbase.org (este convém sabres o nome cientifico correcto para pesquisares…)

http://www.cichlid-forum.com/profiles/ (neste é só uma questão de paciência e curiosidade, ele tem uma lista enorme de espécies e fotos, de ciclideos do Tanganyika e Malawi…)

 

Um abraço e tudo de bom para 2009

José Bentes

APC"134"; APK "214"

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Boas

Para já tudo na mesma, embora me pareça que hoje os Cypris não andam tão de lado. Alguns lá comem mas como o filtro biológico está afectado não me posso alargar em alimentação.Adicionei hoje o Magnésio e fiz a segunda dose de Bactopur, já que iniciei o tratamento agora concluo-o.

Se a amónia não começar a disparar vou fazer uma "papa" de Flagyl e dar-lhes, mas primeiro será conveniente limpar com carvão activado e fazer umas mudanças de água com os cuidados que me aconselhaste.

O site dos ciclideos parece-me muito bom. Obrigado.

Hoje já apaguei as luzes, mas amanhã vou filmar e ver se consigo pôr o filme aqui no forum.

Saudações.

Duque

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Olá

Está tudo na mesma dos 15 Cyprichromis só 5 ou 6 procuram alimentos.

Dos outros a maioria está numa posição obliqua, de cabeça mais baixa e um deles por vezes dá uma volta completa de 360º.

Tentei caçá-lo, mas apesar de doente, o tipo foge bem.

Filmei a cena,mas como calculava não sei inserir o ficheiro no site...Obrigado na mesma.

Duque

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Os Cypris estarem de cabeça para baixo numa posição obliqua é normal…as voltas de 360º, aí já não é nada normal nos Cypris agora nos Paracypris…qualquer posição é normal, cabeça para baixo, cabeça para cima virados de barriga para cima…enfim posições de fazer a gente saltar da cadeira para ver se estão bem…mas isso não tem mesmo nada haver com o teu problema, mas ficas já prevenido se algum dia vires a ter Paracyprichromis prepara-te para apanhar uns sustos…

 

Meteste o sulfato de magnésio? E estás a dar SERA Discos granulado?

 

Um abraço, até breve

José Bentes

APC"134"; APK "214"

http://sites.google.com/site/aquabenfriends/home

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Olá

Já apliquei o magnésio. Após 3 dias da 2ª dose do Bactopur, mudei 50% da água com água de um Aquários de Malawis já maduro e bem establizado, para evitar mais Stress. Apliquei carvão activado num dos filtros, mais sais e bactérias para restaurar rápidamente a flora do filtro.

Hoje os vestigios de amónia desapareceram, o gH e o Kh estão iguais, a 16, o Ph está a 8.2 a temperatura a 25,2ºC e com exepção da maioria dos Cypris os peixes têm comportamento normal e alimentam-se.

Comecei a dar Flagyl na comida para ver se os cypris que ainda se alimentam se safam, mas não tenho muita esperança, pois nestes já houve 3 baixas.

Se o Bactopur tiver resultado, quanto tempo levarão as caudas a recuperar?

Saudações.

Duque