Frenchy Publicado Agosto 23, 2004 Publicado Agosto 23, 2004 Boas, Pois é, a questão é mesmo essa! Eu quero por co2 mas tenho medo que durante a noite a concentração de co2 seja muito grande! Então o que é preferível: ter uma bomba de ar, a bombear durante a noite, ou comprar uma powerhead para agitar a água da superfície durante a noite? Desulpem o incómodo e agradeço desde já os esclarecimentos que vierem! Frenchy Citar Portem-se, Cláudio Espírito Santo P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/
ep Publicado: Agosto 23, 2004 Publicado: Agosto 23, 2004 Amigo Frenchi : Nem uma coisa nem outra , mantenha o aquário calmo que as plantas crescem mais , o CO2 só se mete durante o dia , se utiliza um reactor caseiro ou tira o tubo á mão quando as luzes se apagam ou arranja um sistema eléctrico DYU que deixe escapar o CO2 para a atmosfera nomeadamente com uma electroválvula de máquina de lavar e controlada por relógio como as luzes por exemplo , se usa o sistema de pastilhas ou de garrafa pressurizada é mais fácil , pois as pastilhas deitam-se de manhã e a noite já não tem CO2 , com introdução por garrafa é a mesma coisa , se por acaso usa um kit profissional de introdução de CO2 não sei como pode fazer pois não conheço o seu sistema , mas os sistemas profissionais são programáveis pelo utilizador na unidade de controlo , bem como os computadorizados são ainda mais fácilmente programados . Citar NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!
Frenchy Publicado: Agosto 23, 2004 Autor Publicado: Agosto 23, 2004 Eu adquiri, à bem pouco tempo, um kit de co2 da Nutrafin! Ainda não o pus a funcionar! Com este como faço?! Mas, pessoalmente, acho que o sistema de ir lá todas as noites e tirar a pedra, se for o caso, não é sistema! Um dia vamos de férias e como é?! Não é, é o que é! Por isso acho que quanto mais eléctrico possível, melhor! É apenas a minha opinião! Frenchy Citar Portem-se, Cláudio Espírito Santo P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/
ep Publicado: Agosto 24, 2004 Publicado: Agosto 24, 2004 Amigo Frenchi : OK ! eu conheço o sistema que comprou , não gosto dele pois o aproveitamento do gáz é fraco mesmo depois daquelas voltinhas todas , prefiro os sistemas em que o gáz fica aprisionado num depósito e vai-se dissolvendo aos poucos , dos do tipo Sera pastilhas ou dos da Tetra . Pois é com esse sistema -- que utiliza o princípio da fermentação como são aqueles que o pessoal faz (DYU que saem bem mais baratos !) -- a única coisa que realmente pode fazer , é comprar uma electroválvula para máquina de roupa , e alimentá-la a 220 voltes a partir de um relógio como faz com as luzes do aquário , também tem de meter um T no tubo que sai do fermentador e das saídas do T , uma vai para dentro do aquário e a outra para a electrovávula , a saída da electroválvula fica livre , expliquei-me bem ? espero que sim ! e o meu amigo consiga fazer a coisada a contento . Adeus , EP Citar NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!
Ivo Serralha Publicado: Agosto 24, 2004 Publicado: Agosto 24, 2004 olá, bom esse problema tambem eu tenho mas arranjei uma solução. 1º tens de ver se o ph durante a noite baixa muito em relação ao ph durante o dia, se a diferença for muita (existe muito Co2 e pouco O2 no aqua e o ph tende a baixar) poe o jacto da agua de modo a fazer turbolencia na superficie da agua. assim existirá mais O2. (antes de colocar quaisqueres peixes no meu plantado tive o cuidado de ver as diferenças de ph do dia pa noite, e fui alterando o nivel no difusor da nutrafin mas sempre com alguma agitação na superficie da agua para garantir que de noite haveria O2 sufeciente para a sobrevivência dos peixes) abraços Citar Confiar em alguém? só em mim e ás vezes tenho dúvidas
Just_me Publicado: Agosto 24, 2004 Publicado: Agosto 24, 2004 Há dois dias atras decidi começar a introduzir CO2 no aquario já que tinha tido acesso a alguma riccia. fiz CO2 caseiro, desliguei a bomba de ar e pimbas a pedra lá para dentro! O raio das bolhas não havia maneira de sairem e passado umas horas o nivel de água no tubo tinha subido!(a garrafa está mais elevada) "Alguma coisa se passa mas amanha vejo isso" No dia seguinte só ao final da tarde cheguei a casa e apesar de o CO2 não estar a funcionar(percebi depois que o silicone nao tinha curado e a pressão do CO2 tinha aberto canais no silicone), não ter pedra difusora a aerar o aquario, e não ter agitação superficial...tinha a riccia e as anubias a fazer pearling( O2 no aquario estava saturado) e os peixes todos contentes, os barbos cereja andavam atras de uma femea e a lutar entre eles por quem ia fertilizar mais uma ninhada de ovos que no fim vai servir de alimento aos outros, o ram andava todo contente(normalmente são sensiveis) e o trichogaster andava todo contente a perseguir a femea no intervalo de construir o ninho de bolhas. Isto num tanque que provavelmente está sobrepovoado usando a regra dos 1cm de peixe por litro de água. enfim...um gajo pensa que faz um disparate e os peixes aproveitam para fazerem um autentico sex festival no aquario... Vou de novo tentar fazer CO2 no aquario...mas cada vez mais penso que ter plantas suficientes num aquario dá para ter sistemas muito equilibrados sem grandes problemas....eu diria que são a rocha viva dos aquarios de água doce! Pedro Alves Citar Tantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Frenchy Publicado: Agosto 24, 2004 Autor Publicado: Agosto 24, 2004 Boas, Pois, eu tenho de estudar bem esse assunto! Eu queria uma solução em que eu não precisasse de trabalhar! Não porque não quero ter trabalho, mas sim porque um dia tenho uma impossibilidade, e como é? Tem de lá ir alguém todas as noites, tirar a pedra, ou aumentar a pressão do filtro! Não, não quero isso! Acho que vou mesmo usar o sistema da bomba de ar ligar durante a noite, e zás!! Tá feito! Citar Portem-se, Cláudio Espírito Santo P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/
claudiobruno Publicado: Agosto 24, 2004 Publicado: Agosto 24, 2004 Então como é que é? Quero fazer co2 caseiro.... então, em vez de ter uma cabeça motorizada a agitar a superficie, posso ter uma simples bomba de ar, a oxigenar a água, que faz o mesmo efeito? É que a cabeça motorizada faz um barulhão durante a noite e a bomba quase não se ouve... Citar Claudiobruno
Frenchy Publicado: Agosto 24, 2004 Autor Publicado: Agosto 24, 2004 Ou tens uma coisa ou outra! Eu vou optar pela bomba de ar! Não só por não fazer barulho mas também porque não "agita" tanto os peixes. Citar Portem-se, Cláudio Espírito Santo P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/
Recommended Posts