JPAM Publicado Dezembro 28, 2008 Publicado Dezembro 28, 2008 Boa tarde, acho que esta pergunta deve ser interessante, será correcto ou errado estabilizar os nitratos quimicamente? Todos sabemos que para baixar os nitratos é usada as TPA's, mas será assim tão errado ajudar a fazer o ciclo completo removendo os nitratos por meio de quimicos? Hoje em dia já há quimicos muito bons que removem completamente os nitratos da agua sem alterar parametros como o PH, a JBL tem uns mesmo muito eficiente, agora a pergunta é, certo fazer isto? Efeitos monetários á parte claro! Fazendo isto ate que ponto se pode adiar as TPA's? Já que não seram necessarias para remover os Nitratos! Deixem as vossas opniões! Cumps Citar
Miguel Reis Publicado: Dezembro 28, 2008 Publicado: Dezembro 28, 2008 Não me vou focar nas duas primeiras questões mas sim apenas na última... Achas que uma TPA serve só para remover esse Nutriente? Sabias que existe muitos mais nutrientes indispensáveis para as plantas sem ser os Nitratos e que esses outros se renovam através das TPA's? Cumps Citar
JPAM Publicado: Dezembro 28, 2008 Autor Publicado: Dezembro 28, 2008 Não disse que a TPA só remove os nitratos, mas que sem químicos é a única forma de os baixar, por mais plantas que se tenha nunca vão ser suficientes para remover um pico alto de nitratos. Sei do que falas Miguel, e nunca despresei o valor das TPA's, tava-me só a referir ao facto dos nitratos serem removidos quimicamente... Sabemos que há muitas formas de o fazer, agora, seram correctas? Cumps Citar
babykhan Publicado: Dezembro 28, 2008 Publicado: Dezembro 28, 2008 Boas Não. Sem correr o risco (mais que certo) de Eutrofização, não há. Não faz sentido nenhum retirar um elemento quimicamente e deixando outros acumular enquanto que outros ainda se exauram. A importância da TPA é essa mesmo, fazer o 'reset' ao sistema tentando manter os elementos equilibrados. Há até um sistema de fertilização baseado nesse mesmo aspecto das TPA. Periodicamente recomeçar do 'zero' para que não haja um acumulo de nutrientes. Abraço Citar O meu Gerador de CO2 Químico O meu Muro das Lamentações (em estrangeiro FEEDBACK )
pedrioo Publicado: Dezembro 28, 2008 Publicado: Dezembro 28, 2008 correcto?..sim..pq nao? só se os produtos químicos usados forem prejudiciais para o ambiente.. mas eu diria que não... para que queres tirar os nitratos durante o ciclo, se durante o ciclo não podes ter la muitos peixes... e os que tiveres também não provocarão grandes níveis de nitratos?....acho que não precisas de tar a mudar a água durante o ciclo. As tpa (como disse Miguel Reis) não servem apenas para remoção de nitratos...mas também para reintroduzir elementos que foram consumidos pelas plantas...e pelos peixes(?...não tenho a certeza). Sei que a dureza da água baixa devido aos processos de transformação da amónia e nitritos... e por isso pode dar lugar a níveis de ph instáveis podendo se tornarem letais. a minha dúvida aqui é: no caso de se usar fertilizante, será necessária a tpa para as plantas?...e para os peixes...existiram elementos que apenas estarão disponíveis numa tpa e ano na comida? a anulação de nitratos na água pode ser visto como um erro...mas será que se tivermos em conta que existem detritos acumulados no areão, e que as plantas conseguem daí tirar o Nitrogénio necessário, será desnecessária a existência de nitratos na coluna de água? Para além de produtos químicos...existem também produtos biológicos, como cerâmicas porosas que proporcionam ambientes anaeróbicos para que se instalem bactérias que removem os nitratos (não sei o nome das mesmas)...tb existe um produto da jbl que consiste em saquetas que reduzem o fluxo de água no seu interior e diminuem o nível de oxigénio criando tb um ambiente próprio para estas bactérias..são soluções mais naturais penso eu esses produtos químicos ou biológicos do tipo "absorvente" podem ser muito benéficos no caso de termos de deixar o aqua muito tempo sem tpa...férias... aí podem ser muito úteis visto que se as não usarmos pode ser letal para os peixes...principalmente os mais sensíveis ou camarões. A melhor solução é para mim ter cerâmicas que reduzam os valores de nitratos...não os anulando...e fazer tpa de 15 em 15 dias se os níveis o permitirem...se não...7 em 7 na mesma enfim...são as minhas opiniões/dúvidas... se alguém estiver souber esclarecer-nos melhor....eu agradeço e acredito que o JPAM também cumps Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
JPAM Publicado: Dezembro 28, 2008 Autor Publicado: Dezembro 28, 2008 Uma coisa é iniciar o ciclo, outra é o aquario em ciclo... o teu aquario esta em ciclo neste momento... quando o montas esta a iniciar o ciclo... tens que esperar que o ciclo esteja completo/iniciado para poderes meter fauna. Cumps Citar
Recommended Posts