Recommended Posts

Publicado:

Eles não dizem como funciona...Quanta água tira...se esta sempre a tirar...etc..etc..

Liga-se á torneira directamente? Se sim...o cloro a entrar directamente no aquario não deve ser lá muito bom...

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

Olá Elio.

Não há nada como uma boa TPA! O esforço para encher garrafões e deixá-los de repouso, idas ao mar para colecta, malta que sobe 4 ou mais andares de bidões às costas, etc, etc, tudo isto para seres recompensado com a maravilhosa visão de um aquário saudável seja ele de água doce ou salgada.

Já não é a primeira vez que vejo um post teu no qual manifestas intenção de ter pouco trabalho com as TPA's ligando de alguma forma o aquário à torneira. Um conselho não o faças!!! Podes ver alguns sistemas pelo fórum de reposição de água automáticos mas estes não substituem as TPA's!

Qual o volume do teu aquário?

Ps: Há aqui um membro do fórum que faz tpa's na varanda do 9º andar é simples retira a água directamente do aquário cá para baixo pela varanda eehhehehehe só visto mesmo :( :D só mais um promenor o aquário tem 700 litros e ele faz tpa's de 50 % :D

Publicado:

Bom se são 120 lt não tens nada que te envergonhar! Eu tenho metade disso :D e outros ainda mais pequenos.

Achas mesmo que não consegues trocar uns 20 litros de água por semana? São só 4 garrafões :(

Publicado:

E com uma mangueira com um calibre decente fazes isso em 5-10m

Ou então uma mangueira maior e um T para 4 saidas com torneirinhas tipo aqueles que se usam para as bombas de ar...e 4 mangueirinhas mais pequenas...não custa nada!

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Publicado:

O problema não é so mudar a agua, mas limpar os vidros e limpar o areão. Demoro imenso tempo. Mas como já se disse o resultado final é lindo. :(

Será que é necessário sinfonar o areão todas as semanas? :D

Publicado:

Em principio não...eu raramente sifono o areao, até porque quero que se transforme em areão fértil...mas o meu é densamente plantado...quanto aos vidros concordo com o governa...são bastante práticos pelo menos no da frente...e nos outros eu nao mexo!

Com estes dois problemas resolvidos...acabaram-se os motivos de queixa!

Podes começar a acartar garrafões alegremente!

:lol:

Pedro Alves

Publicado:

Amigo Elio :

Estou a ver algo de estranho nesta trapalhada , vamos lá a ver uma coisa : -- em primeiro lugar para manter aquários desde 60 até 3 litros em perfeitas condições por vezes é necessário ter alguns conhecimentos pois como lidamos com volumes muito pequenos de água qualquer erro paga-se normalmente muito caro , mas com um de 120 litros já começa a não ser o caso , por outro lado e se o seu aquário é plantado não sei para que quer limpar o areão a não ser que esteja a dar imensa comida aos peixes , também em relação aos vidros lembre-se que existem umas "coisinhas minorcas" chamadas de caracóis que fazem esse trabalho (e não só !) muito bem e de borla !!! durante as 12 horas de escuridão , por outro lado você tem algas como ? muitas ? ou só umas amostras ? , não se esqueça que as algas fazem parte da vida aquática , se o seu aquário é plantado e se elas estão a aparecer demasiado é porque há dalguma forma nutrientes a mais na água ! ou comida a mais ou adubação a mais , ou então o nível de nitratos esta alto !!!! , também podem ocorrer explosões de algas quando há outros desiquilibrios mais específicos no aquário , afinal o que é que se passa ??? .

Outra coisa : -- se o seu aquário estiver muito bem equilibrado basta trocar 1/10 do volume total efectivo de água todas as semanas o que para um aquário com 120 litros efectivos são só 3 garrafões , em menos de 15 minutos faz-se a operação de retirar 3 garrafões preparar outros 3 e deitá-los mesmo lentamente !!!

Adeus , :wink:

EP

NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!

Publicado:

Tenho algas, um nivel saudavel delas...até para os camaroes e os siamensis terem algo que comer para alem da spirulina e dos flocos que roubam aos peixes. A questão é que nos vidros laterais quase não tenho pois são areas pouco iluminada de proposito, e no vidro traseiro...as plantas tapam quase tudo...e as que se veem ficam bem contra a cartolina preta...eu acho!

Pedro Alves

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!