Recommended Posts

Publicado

Viva,

tenho um filtro externo Eden 501 de 300 ltrs/Hora para um aqua de 60 ltrs.

Este filtro comprei usado, mas parece-me muito fraquinho... :D

tenho-o a funcionar com cerâmica no compartimento biológico e esponja no compartimento de saída destinado a filtragem mecânica.

Noto que a agua permanece pouco limpa, um pouco turva, por ineficiencia do filtro ou por ineficiencia das materias filtrantes que uso.

Alguém me pode aconselhar que matérias posso usar p/ filtragem biológica e mecânica ?

Um abraço,

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Publicado:

300l/h nun aqua de 60 é abusar da sorte lol qts peixes tens???? e como os alimentas?!?

52.gif4.gif
Publicado:

um filtro de 300 litros/h não xega para um aqua de 60l ?? o Filtro é que não deve tar fazer os 300 litros por hora concerteza!! se calhar tem mangueiras entupidas ou algo do genero, vê o caudal do filtro, agora um filtro desses xega e sobra para um aqua de 60 Litros!

:(

Pic_652_1.jpg
Publicado:

eu também acho que 300 lts hora chega perfeitamente. A ideia é que acho que ele não faz 300 lts/H nem de perto nem de longe. tenho para aí 15 cms de tubo de entrada e 15 cms de tubo de saída de volta para o aqua, isto porque o filtro está ao nível do aqua, por isso a distancia de tubo é pequena. os tubos estão perfeitamente desentupidos. la dentro só tenho esponja e cerâmica (e mesmo desta, não tenho muita, mesmo para testar o caudal do filtro). já testei com o filtro completamente vazio e continuo a achar um débito fraco. já limpei rotor, etc. e continua.

mas que tipo de materiais filtrantes acham que posso usar ?

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Publicado:

oi!

porque é que não poes o filtro na bacia com o tubo de entrada na agua e o tubo de saída para dentro dum copo daqueles com medidas, assim ves quanto tempo ele demora a encher 1 litro e é só fazeres as contas para ver o débito. ja agora passa la o setup do teu aquario.

A Água está cada vez mais Viva!

Publicado:

ora ai está uma boa ideia....na mAior parte dos casos, os entupimentos é na junção entre a mangeuira e o filtro, nos ""canos"" onde as mangeuiras encaixam no filtro, nesses canos é q ta a porcaria toda, que não se ve a olho nu, e so sairá com algumas ""mokadas"" no chão.

:(

Pic_652_1.jpg
Publicado:
oi!

porque é que não poes o filtro na bacia com o tubo de entrada na agua e o tubo de saída para dentro dum copo daqueles com medidas, assim ves quanto tempo ele demora a encher 1 litro e é só fazeres as contas para ver o débito. ja agora passa la o setup do teu aquario.

boa ideia. tenho lá um medidor desses e vou medir para apurar o débito aproximado.

Quando ao Setup, cá vai...

-Aqua 60x30x30

-+- 12 kgs de areão

-1 calha aquapor de 15 cms com uma power glo 15W (18000 kelvin). Modifiquei a calhar para lá meter também uma compact fluorescent OSRAM 840 de 8 watt (4000 kelvin). tive de passar o balastro para fora!

- O filtro externo Eden 501 com cerâmica e esponja

- flora: uma data de plantas que não sei os nomes...

- peixes:

2 tetra santa filomena (olho de fogo)

2 tetra sepae

2 Ramirezi

2 colisas

1 tubarão bicolor

1 flying fox

1 botia palhaço

2 betta macho (ainda mto pequenos, estão aqui temporáriamente. ainda não se agridem um ao outro :lol: )

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Publicado:
eu também acho que 300 lts hora chega perfeitamente. A ideia é que acho que ele não faz 300 lts/H nem de perto nem de longe. tenho para aí 15 cms de tubo de entrada e 15 cms de tubo de saída de volta para o aqua, isto porque o filtro está ao nível do aqua,

Se calhar é por isso que não tens os tais 300 L/Hora, deves baixar o filtro abaixo do aqua e não ao nivel da agua.

Cumprimentos,

Publicado:

Pedro,

Se calhar expliquei-me mal. quando digo que está ao nível do aqua quero dizer que o filtro está assente na mesma prateleira do aqua. estando, portanto, ao mesmo nível do fundo do aquario. devo ter o filtro ainda mais baixo ? tem alguma influencia ? eu julgava que quanto maior fosse a quantidade de tubo entre o filtro e o aqua mais dificuldade o filtro terá, obviamente, em impulsionar agua de volta ao aquario, certo ? agora estás a baralhar-me... :D

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Publicado:

Filipe,

Um filtro externo deve estar sempre que possível abaixo do fundo do aquario ou seja a parte superior do filtro onde saiem as mangueiras devem estar pelo menos ao nivel do fundo do teu aquario, só assim é que ele deve "bombar", e deste modo a 100%.

Verifica o manual de intrução do filtro que lá diz-te precisamente isto, eles até aconselham a colocação do filtro no chão.

Cumprimentos,

Publicado:

obrigado, Pedro,

vou dar uma olhadela nas instruções do filtro. mas tem lógica o que dizes, uma vez que o filtro faz sucção de agua no tubo de entrada e se estiver abaixo do plano do fundo do aquario aproveita a força de gravidade da melhor forma. tem sentido. vou experimentar.

cumprimentos,

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Publicado:

bem, com os vossos filtros não sei como é... mas o manual do meu diz que não deve estar abaixo da linha do aqua, inclusivé ilustra bem com um exemplo... estranho, não ?

mas alguém me pode dar uma ajuda sobre que mais matérias filtrantes posso usar no filtro para tentar limpar um pouco mais a agua ?

Abraço,

Filipe Almeida

APC #484

Publicado:

Olá

Eu acho que as massa filtrantes que estás a usar são as mais adequadas. O problema é memo a qualidade do filtro. Por outra palavras, ou esse filtro não presta ou está estragado.

Jacinto

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!