O meu 1º aquário|

o5car

Recommended Posts

• Replies 71
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Para um aqua de baixa manutenção aconselho fetos, musgos, anubias, vallisnerias...

Podes ver as plantas existentes e as suas necessidades em:

Tropica.com

Cumps

Ah outra coisa q me esqueci no post anterior. Em relação as plantas q sugeres, já visualizei as anúbias, vallisnerias, sõ não encontrei foi os musgos e fetos... têm outro nome, ou onde posso visualizar??

Cumps.

O meu aqua!

img_5816.jpg

Partilhar nas redes sociais

Obrigado André!

Bem, tenho aqui uma pequena lista de produtos q queria mandar vir o mais depresa possível, se possível agradecia q me informassem se é necessário mais alguma coisa, para colocar o aqua a fazer o ciclo do azoto.

Comprar on-line URGENTE

- Substrato Tropica Plant 2.5l

- Areão Aquacolor black 2-3mm 5kg

- termómetro mercúrio

Comprar/arranjar na cidade

- 2 espécies de plantas (a decidir)

- Pedras decorativas

Entretanto falaram-me em substituir os filtros q o meu aqua traz no kit, pois não são nada de especial... o q faço??

Sobre equipamento de testes de água e afins, não preciso de nada para já?

Gostava de aquando fizesse a encomenda, fosse o mais completa possível, para tentar colocar o aqua a fazer o ciclo.

cumprimentos

O meu aqua!

img_5816.jpg

Tras o seguinte:

Aqua Juwel 54l

Luz - https://www.juwel-aquarium.de/en/articleinfo.htm?matnr=31060

Bomba - https://www.juwel-aquarium.de/en/articleinfo.htm?matnr=85500

Termostáto - https://www.juwel-aquarium.de/en/articleinfo.htm?matnr=85600

Filtro - (não sei o modelo) trás 1 esponja azul, 1 verde, 1 preta + 1 fina de algodão. è uma caixa interna com +/- este aspecto: https://www.juwel-aquarium.de/en/filter_full.htm

E é só o q trás, depois preciso de td o resto.

Editado por o5car

O meu aqua!

img_5816.jpg

Penso que todas as plantas fazem isso, mas algumas fazem mais que outras

E é nitratos.

Gosto de ajudar o pessoal iniciante :thumbup3:

Os fundos pretos ou azul escuro fazem sobressair as cores da fauna e flora, eu indiquei aquelas plantas devida a serem plantas relativamente fáceis para iniciantes, existem mais, mas com aquelas já é possivel fazer um aqua bem bonito...

Eu no meu primeiro aqua pus neons, guppys, platys, espadas e pus corydoras para limpar a areia, viveram todos muito bem...

Cumps

O fundo preto ou azul (normalmente mete-se uma cartolina, barato e eficaz) de facto faz sobressair as cores dos peixes e plantas!

Aqueles fundos com plantas, se tiveres ainda pouca cor no teu aquari(plantas e peixes) realmente fica melhor na minha opiniao, embora quando ja tens mais plantas e peixes fique bem melhor o fundo preto ou azul.

Tambem tenho molys e sao faceis de manter, e ao mesmo tempo muito activas, percorrem o aquario todo e da gosto ver, e um bom peixe para começar penso eu ; )

Espero ter ajudado nalguma coisa ; )

O filtro parece ser bom... Compra a areia, acondionadores e talvez 1 cultivador de bacterias (ex:. Sera Nitrivec), testes, termometro e acho que mais nada

Em relação aos acondicionadores... existem váriuos tipos ou é só essa designação q existe??

Os meus agradecimentos

O meu aqua!

img_5816.jpg

• 3 semanas depois...

Boas!

Bem aqui está o meu aqua ja +/- montado, na foto falta uma anubia q foi colocada no lado esquerdo ao lado da pedra. Para já fica assim, mas tenho q substituir a pedra esquerda, pois não gosto do efeito final de todo o conjunto.

img_5714.jpg

Mas para já tenho algumas dúvidas:

1º - Estou a fazer o ciclo do azoto, e não tenho pressa para colocar os peixes lá dentro, por isso penso q não necessite de "quimicos" para regularizar a agua, para já, certo?

2º - Enquanto se faz o ciclo do azoto, o q devo fazer... li qq coisa de colocar alimento para peixes?? é correcto? q quantidade por dia?

3º - Qual o tempo q devo ter a luz ligada?

4º - Sugestões.

Cumps e obrigado.

O meu aqua!

img_5816.jpg

Boas.

1º Correcto,visto não teres peixes não há necessidade de condicionador para a água,mesmo com peixes ou usas condicionador ou podes deixar em repouso 24 a 48h e depois colocar na água.Se optares por condicionador eu aconselhava o Seachem Prime,compensa bem.Os 500ml dá para 20 000L.

2ºNovamente correcto.Tens que alimentar a colónia de bactérias.A maneira mais segura é adicionar uns flocos diariamente de modo a provocar amónia e assim poderes fazer o ciclo em segurança em vez de adicionares peixes para fazer a amónia mas assim ficariam em perigo.

3º 8 - 10h.Eu pessoalmente tenho 8:30h

4º Espero ter ajudado e vai mostrando a evolução :snipersmile:

Boas!

1º - Correcto, só não percebi a parte do repouso... tem a ver com o ciclo do azoto durante 24/48 horas sem peixes??...

2º - Ok, vou então comprar a comida já para colocar... já agora, sei q deve ser difícil, mas qual e/ou como poderei colocar +/- a quantidade certa/aproximada de comida??

3º - Ok, vou tratar de comprar aquelas "tomadas" reguladoras, para ser sempre o mais normal/exacto possível.

4º - Concerteza q vou colocando aqui toda a evolução do mesmo. A tua ajuda foi e é escencial... agradeço imenso a paciência para com estas perguntas básicas, q deves estar farto de responder.

5º - Qual é o pH indicado? para já pretendo colocar uns prai uns 6 neons, por fases como é aconselhado, tipo 2x2x2, q tipo de peixes me sugeres mais?

Com os melhores cumprimentos

Editado por o5car
Quote desnecessário. DC

O meu aqua!

img_5816.jpg

1º Repouso,refiro-me a meteres água em garrafões sem tampa para o cloro sair.Nada a haver com o ciclo.É apenas uma maneira de usares água para a TPA,ou então com condicionador.

2ºNão vale a pena meteres muito,basta umas folhas,umas 4 ou 5.

3ºPodes ligar por exemplo ás 13:30 e desligar ás 21:30 ou 22h.

4ºEstamo cá todos para ajudar conforme saiba-mos.Quando não sei não invento e não respondo,é preferível :)

5º pH de 6 , mas para isso era bom saberes a quanto sai da torneira :(

1º Repouso,refiro-me a meteres água em garrafões sem tampa para o cloro sair.Nada a haver com o ciclo.É apenas uma maneira de usares água para a TPA,ou então com condicionador.

2ºNão vale a pena meteres muito,basta umas folhas,umas 4 ou 5.

3ºPodes ligar por exemplo ás 13:30 e desligar ás 21:30 ou 22h.

4ºEstamo cá todos para ajudar conforme saiba-mos.Quando não sei não invento e não respondo,é preferível :)

5º pH de 6 , mas para isso era bom saberes a quanto sai da torneira :(

Boas!

1º - Ah... ok, pura ignorância, vou tratar disso então, acontece q enchi o aqua com agua directamente da torneira, há problemas agora?? e já agora, tenho mtos garrafões com água da chuva, é de aproveitar?

2º - Fui comprar comida, tive a ver num inúmero de tipos e qualidades, acabei por comprar um q é tipo em pó, Nutraffin basix p/ alevinos, diz na embalagem para peixes tropicais pequenos, e como para já, só penso em colocar neons... deuzi q fosse este, mas cheira-me q meti uma bela da estupidez... O q me dizes?

3º - Ok, vou fazer isso então. ;)

4º - Mais uma vez mto obrigado.

5º - o pH da água da torneira é de 7.5!!

6º - A agua está algo turva, enchi o aqua na 2ª... é normal?

7º - Já tenho lá uma espécie viva, apareceu-me um pequenino caracol, +/- 3/4mm, q deve ter vindo de uma planta q comprei... há problema com tal?

Abraços

Editado por o5car

O meu aqua!

img_5816.jpg

Boas :alberteinstein:

1º Não há problemas em teres metido directamente da torneira,o cloro vai saindo e como não tens peixes não há problemas.Eu não aproveitava a água da chuva.Com toda esta poluição alguns componentes podem ficar na água :? acho que não há necessidade de arriscar.

2ºIsso é capaz de ser demasiado pequeno para os neons.Se não abriste a embalagem podes sempre trocar.

5ºMetes CO2 caseiro a ver quanto baixa é que 7.5 é muito alto para os neons mas bom para guppies.Podes também meter turfa que também baixa o pH.

6ºSim é normal.Mal a colónia nitrificante se estabelecer começa a melhorar e o filtro também faz o seu trabalho.

7º Passa na secção "invertebrados" e em "caracóis" e metes lá uma foto do caracol a já te dizem qual é.Mas pode ser uma physia,considerado o caracol praga,não faz mal mas reproduz-se bem.Mas isso tudo é teorias porque sem foto é atirar palpites ao ar ;)

abraços

Cá estou eu! ;)

1º - Ok, tá concluido este ponto.

2º - Já abri... pronto, paciência, depois ainda experimento, tb o valor não é por ai além. Mas dá para fazer o ciclo, certo?

5º - Como posso fazer esse sistema de CO2 caseiro? ou q sistema de compra aconselhas?

5.1º - Sobre a turfa, pelo q li, convem ser no fundo do aqua, não? ou posso colocar no filtro, é q o meu é interno, com aquelas camadas de "esponja"

Mto identico a este:

filter.jpg

6º - Ok, vamos aguardar então

7º - Ok, já tirei umas fotos, a ver se dá para o pessoal ver.

Abraços

:)

O meu aqua!

img_5816.jpg

8º - Outro pormenor, sobre o pH, estiver a ver o valor da água do aqua, e deu-me ~pH8.0... ou seja, 0.5 mais alto q o da torneira. Poderá ter a ver com as pedras q coloquei?? ou é normal?

Cumps

O meu aqua!

img_5816.jpg

É simples...

Tiras as pedras fora, e deita-lhes vinagre em cima...se fizer efervesncência é porque é calcária e dai o aumento de ph...

Também pode ser de outra coisa, como por exemple, conchas, areia da praia..

Podes optar em retirar as pedras e meter um tronco, que irá baizar o pH

O único sitio que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário. Einstein

Se subiu no aquário algo está fazer subir o pH pois no aquário tende a descer,nem que seja 0,1 mas tem essa tendência.Testa as pedras a ver.

Boas!

Fiz o teste c/ vinagre, como o canheke sugeriu e não notei qq reação... mas se dizes q deveria descer, então talvez as tire para fazer a experiência.... já agora, q tipo, e onde posso conseguir/comprar algumas pedras de decoração?

Cumps.

Editado por David Cabete
Quote desnecessário. DC

O meu aqua!

img_5816.jpg

Pois, as q tenho foram da rua, mas estou a ver q escolher uma simples pedra é mais complicado q parece... vou tentar encontrar outro tipo/caracteristica de pedra.

Entretanto encontrei aqui no forum, como fazer um sistema de CO2, e já está a bombar, ficou um mimo. :discuss_gathering:, só não fiz ainda a leitura do pH para ver o efeito do CO2. Depois coloco o resuldao. :)

Obrigado

O meu aqua!

img_5816.jpg

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!