labutes77 Publicado Dezembro 24, 2008 Publicado Dezembro 24, 2008 boas. ando com a ideia de mudar o meu aqua comunitario para um aqua de discus. ja tive discus a muitos anos , mas nao correu bem ( morreram em uma semana ), ou seja antes de me aventurar estou a tentar encontrar o maximo de informaçao possivel, mais vale prevenir... encontrei alguns topicos e num falam em "20>Gh>10 - 8>Kh>4" , para alem do ph e da temperatura , alguem me sabe explicar o que é isto ? o topico em questao esta bloqueado. esse dito topico fala em doenças e tratamentos de discus. quando o li ,, pensei que era uma viagem a lua , tanta doença e tanto tratamento que ate fiquei tonto. sera assim tao dificil manter discus ?????? tenho um aqua com 120 x 50 x 40 (comprimento x altura x largura) nao sei calcular a litragem ... tenho o aqua bem plantado e 2 troncos , e de momento tambem ... alguns camaroes (madeira e amanos ) 4 gouramis ( sao pequenos e ja nao crescem mais , lol ) 6 neon 6 neon negro 5 arlequins 2 colidoras 2 mollys é muito peixe ? terei condiçoes para ter discus ? se sim , quantos ? tendo em conta que os discus crescem ... os discus criam em comunitario ? tenho mais aquas , mas nesses crio endlers e camaroes ... em media quantos anos vivem os discus ? parece muita informaçao , mas preciso dela , pois nao quero ver os meus discus ( os que pretendo ter ) mal instalados ou mortos. obrigado. " Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "
Godlike Publicado: Dezembro 24, 2008 Publicado: Dezembro 24, 2008 (editado) O GH é general hardness... ou seja dureza geral da água O KH é dureza carbonata.. serve para o efeito tampão Em relação a teres discus... o que tens mesmo de ter é uma boa qualidade de água e boa filtragem... Acho que podias começar com 4 discus de 7 a 8cm, não compres mais pequenos pq mais dificil de os manteres será.. O teu aquario tem 240LT brutos, mas com areão plantas troncos, deve rondar os 200LT uteis. Quando tiveres os teus discus deves tentar variar o maximo a comida, granulado;flocos;artemia;larvas mosquito vermelhas;papa caseira etc etc.. É preferivel dar 5x comida ao dia mas em pouca quantidade do que dar 2x muita comida ao dia. Nas TPAs tenta sinfonar bem o fundo, pois discus defecam muito e logo senão ajudares com as TPAs começam te a subir os nitritos, nitratos, e torna-se mau tanto para os discus como para as plantas! Abraço e boa sorte, se precisares de alguma ajuda, é só avisares como tb sou de STB é na boa, se quiseres ver os meus tb estás a vontade! Abraço Editado Dezembro 24, 2008 por william quoted esnecessário Cumps
labutes77 Publicado: Dezembro 24, 2008 Autor Publicado: Dezembro 24, 2008 O KH é dureza carbonata.. serve para o efeito tampão pois ... o que é o efeito tampao ? tenho aquas a muitos anos e nem teste de ph faço ... ou seja , tenho que aprender tudo. " Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "
Godlike Publicado: Dezembro 24, 2008 Publicado: Dezembro 24, 2008 (editado) Eu não acho que seja muito importante o kh para discus... é muito mais importante para os plantados.. O GH é que é importante O efeito tampão é a capacidade da água absorver acidos carbonatos sem alterar o pH. Editado Dezembro 24, 2008 por william quote desnecessário Cumps
labutes77 Publicado: Dezembro 24, 2008 Autor Publicado: Dezembro 24, 2008 e quanto aos peixes que ja tenho ? posso juntar discus ? ou torna-se muito peixe para os 200l do meu aqua ? " Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "
sarart10 Publicado: Dezembro 28, 2008 Publicado: Dezembro 28, 2008 acho que para cada discu tens que ter 40lt de agua mas como os vais comprar pequenos dá. quanto aos litros a formula é : altura x largura x comprimento/1000 força nisso
labutes77 Publicado: Dezembro 28, 2008 Autor Publicado: Dezembro 28, 2008 boas. tenho de fazer contas aos discus adultos , pois devo manter este aqua. nao tenho espaço nem t€mpo para outro maior. entao se um disco cresce ate aos 20cm poderei ter 4 ? talvez seja melhor reduzir os outros peixes ... estou certo ? " Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "
Recommended Posts