Recommended Posts

Publicado

boas.

ando com a ideia de mudar o meu aqua comunitario para um aqua de discus.

ja tive discus a muitos anos , mas nao correu bem ( morreram em uma semana ), ou seja antes de me aventurar estou a tentar encontrar o maximo de informaçao possivel, mais vale prevenir...

encontrei alguns topicos e num falam em "20>Gh>10 - 8>Kh>4" , para alem do ph e da temperatura , alguem me sabe explicar o que é isto ? o topico em questao esta bloqueado.

esse dito topico fala em doenças e tratamentos de discus.

quando o li ,, pensei que era uma viagem a lua , tanta doença e tanto tratamento que ate fiquei tonto.

sera assim tao dificil manter discus ??????

tenho um aqua com 120 x 50 x 40 (comprimento x altura x largura)

nao sei calcular a litragem ...

tenho o aqua bem plantado e 2 troncos , e de momento tambem ...

alguns camaroes (madeira e amanos )

4 gouramis ( sao pequenos e ja nao crescem mais , lol )

6 neon

6 neon negro

5 arlequins

2 colidoras

2 mollys

é muito peixe ? terei condiçoes para ter discus ? se sim , quantos ? tendo em conta que os discus crescem ...

os discus criam em comunitario ? tenho mais aquas , mas nesses crio endlers e camaroes ...

em media quantos anos vivem os discus ?

parece muita informaçao , mas preciso dela , pois nao quero ver os meus discus ( os que pretendo ter ) mal instalados ou mortos.

obrigado.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Publicado: (editado)

O GH é general hardness... ou seja dureza geral da água

O KH é dureza carbonata.. serve para o efeito tampão

Em relação a teres discus... o que tens mesmo de ter é uma boa qualidade de água e boa filtragem...

Acho que podias começar com 4 discus de 7 a 8cm, não compres mais pequenos pq mais dificil de os manteres será..

O teu aquario tem 240LT brutos, mas com areão plantas troncos, deve rondar os 200LT uteis.

Quando tiveres os teus discus deves tentar variar o maximo a comida, granulado;flocos;artemia;larvas mosquito vermelhas;papa caseira etc etc..

É preferivel dar 5x comida ao dia mas em pouca quantidade do que dar 2x muita comida ao dia.

Nas TPAs tenta sinfonar bem o fundo, pois discus defecam muito e logo senão ajudares com as TPAs começam te a subir os nitritos, nitratos, e torna-se mau tanto para os discus como para as plantas!

Abraço e boa sorte, se precisares de alguma ajuda, é só avisares como tb sou de STB é na boa, se quiseres ver os meus tb estás a vontade!

Abraço

Editado por william
quoted esnecessário

Cumps

Publicado:

O KH é dureza carbonata.. serve para o efeito tampão

pois ... o que é o efeito tampao ?

tenho aquas a muitos anos e nem teste de ph faço ... ou seja , tenho que aprender tudo.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Publicado: (editado)

Eu não acho que seja muito importante o kh para discus... é muito mais importante para os plantados..

O GH é que é importante

O efeito tampão é a capacidade da água absorver acidos carbonatos sem alterar o pH.

Editado por william
quote desnecessário

Cumps

Publicado:

e quanto aos peixes que ja tenho ? posso juntar discus ? ou torna-se muito peixe para os 200l do meu aqua ?

Publicado:

acho que para cada discu tens que ter 40lt de agua mas como os vais comprar pequenos dá.

quanto aos litros a formula é : altura x largura x comprimento/1000

força nisso

Publicado:

boas.

tenho de fazer contas aos discus adultos , pois devo manter este aqua. nao tenho espaço nem t€mpo para outro maior.

entao se um disco cresce ate aos 20cm poderei ter 4 ? talvez seja melhor reduzir os outros peixes ...

estou certo ?