C Mocho Publicado Dezembro 24, 2008 Share Publicado Dezembro 24, 2008 (editado) Olá pessoal, quero-vos mostrar o meu Betta e o seu novo aqua. Durante cerca de 6 ou 7 meses, viveu no comunitário plantado, mas acabei por entender que embora não houvesse nenhum vizinho que lhe pudesse fazer fente, o baixo PH constante (cerca de 6,5º) acabou por detriorar um pouco a sua linda caudal (desculpa Martinho, Bettas já eu tinha tido, plantados é que não). Assim sendo, entendi que o melhor para ele seria dispôr de uma casa própria, adaptada às suas necessidades. Agora venho-la mostrar para que me apontem algum aspecto que eu possa eventualmente melhorar ou corrigir, e para que os menos experientes vejam como um aquário com só um Betta pode ser agradável (Pois! Esta opinião já é discutível...) Setup: Montagem: 09-Dez-2008 Aqua: 40 x 20 x 25 (20 Litros brutos / 15 Litros reais) Substrato: Areão negro de granulagem fina (silica?) Hardscape: Pedra calcárea; Basaltos; Tronco de Videira (DIV) Termostáto: Submersível Hydor – 25W Filtragem: Filtro de cascata Niagara 190 – 190 l/h (não acredito no caudal anunciado!) Iluminação: 8W - T8 Flora: Anubias barteri var. nana (Petite?, pelo menos uma delas...); Cardamine lyrata; Cryptocoryne wendtii”brown”; Cryptocoryne willisii; Microsorum pteropus Fauna: Betta Splendens var. Black Copper, Halfmoon, made in Martinho Planorbarius corneus “blue” (não moram cá, nunca os vi à venda, mas se os vir é certinho -) O Ph está estabilizado em 7º; As fertilizações são mínimas, da Ocean Nutrition: Fertil+: 3 gotas/dia; Trace+: 2 gotas/dia; Iron+: 2 gotas/dia Críticas, sugestões, (e Planorbis azuis), são bem vindas. Editado Dezembro 24, 2008 por C Mocho Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Daniel Vicente Publicado: Dezembro 24, 2008 Share Publicado: Dezembro 24, 2008 tirando o betta que tem um pouquinho a barbatana "estragada" penso que fizes te uma optima solução ja que 20 litros e muito bom para apenas 1 betta quanto ao aqua tabem esta formidavel, cuidado com a pedra calcaria pode disparar o ph vai estando atento, cumps Ex-Prum"Beginning" 60L Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Cristina_ Publicado: Dezembro 24, 2008 Share Publicado: Dezembro 24, 2008 Muito bonito, parabéns Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
C Mocho Publicado: Dezembro 24, 2008 Autor Share Publicado: Dezembro 24, 2008 ...cuidado com a pedra calcaria pode disparar o ph vai estando atento, ... Obrigado pelo comentário, de facto a pedra calcária é uma adição que à partida eu também não recomendaria, mas neste caso trata-se de uma pedra que pareçe muito maior do que é na realidade (ela é plana e "fina"). Coloquei-a para compensar a acidificação provocada pelo tronco. funcionando como uma espécie de buffer natural. Como disse, o PH está estabilizado nos 7º, e a existir alterações, com a maturação do aquário e a inerente acumulação de carga organica, julgo que será para descer ligeiramente. Não tenho teste de Gh, mas o KH está entre 3º e 4º, logo suponho que ela esteja a cumprir a sua função. Muito bonito, parabéns. Obrigado Cristina, eu também gosto muito dele. É uma pena não podermos ter um aquário grande cheio de Bettas, pois são lindos... Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
José Garcia Publicado: Dezembro 24, 2008 Share Publicado: Dezembro 24, 2008 Boas lindo aquário : esse betta também não fica atrás. Cumps José Garcia O meu Blogue.....Aquariumslife Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
C Mocho Publicado: Dezembro 25, 2008 Autor Share Publicado: Dezembro 25, 2008 Obrigado José, Boas festas. Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Manuel C Publicado: Dezembro 25, 2008 Share Publicado: Dezembro 25, 2008 Boas, Está muito bom sim senhor, apenas desgosto um pouco do areao preto. Cumps, O meu aquário em construção Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
C Mocho Publicado: Dezembro 26, 2008 Autor Share Publicado: Dezembro 26, 2008 Obrigado pelo comentário, Manuel C Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
António Lourenço Publicado: Janeiro 3, 2009 Share Publicado: Janeiro 3, 2009 Olá Carlos Mocho Cá vão umas sugestões:deslocar o termometro para o lado esq., colocar umas plantas flutuantes ou colocar uma planta que chegue à superficie acho que o teu betta ia agradecer em relação ao que procuras:CRYSTALRED.EU pelo menos algum tempo atrás tinham. Cumprimentos antónio Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Martinho Brazão Publicado: Janeiro 4, 2009 Share Publicado: Janeiro 4, 2009 Carlos esta exelente, Gostei bastante Fico contente em saber que o betta esta tratado como um rei no seu palacio. Martinho. Enjoy life today, because we don´t know what comes tomorrow Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
C Mocho Publicado: Janeiro 4, 2009 Autor Share Publicado: Janeiro 4, 2009 Olá António, obrigado por comentares e tentares ajudar. De facto visto de frente o termómetro parece perturbar bastante, mas o ângulo “usual” de observação é outro: Visto deste ângulo, o que me perturba é o termostáto! Já pensei em deslocá-lo para o canto à direita, mas nesse caso, devido à diferença de altura do areão, fica ligeiramente enterrado no areão, o que não sei se será boa ideia. Relativamente às plantas flutuantes, eu também concordo que o Betta ia adorar, só que a luz disponível é demasiado fraca para comportar plantas flutuantes e plantas no substracto. A minha esperança é que a Cardamine cresca o suficiente para ficar com algumas folhas à superfície e assumindo assim o lugar das plantas flutuantes (nem que tenha de guiá-la com um palito de espetadas). De facto já tinha visto no site da CrystalRed.eu que eles têm (ou costumam ter), os Planorbis Azuis... só tenho estado a ganhar coragem porque fazer uma encomenda de 2 ou 3 caracóis parece-me um bocado... “ridículo”? Mas como estou a gostar imenso deste aqua pode ser que até venha a encomendar um substrato fértil para remontar tudo outra vez. Martinho, fico feliz por saber que gostaste. Obrigado pelos Bettas e continua esse excelente trabalho. (Já agora ficas a saber que a fêmea também está linda) Panorâmico 140 / Pedras pretas – 60P / O Rei Morreu... Viva o Rei!... / Stepback Um abraço, Carlos Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts