Recommended Posts

Publicado

Boas!

Tenho andado nos últimos tempos a vasculhar o fórum para me informar sobre o que é necessário para montar um aquário. Tenho lido boas dicas, mas, na verdade, acho que a informação está um pouco dispersa e torna-se (na minha opinião) mais difícil de assimilar. cheers

O que eu propunha era a criação de um tópico, de preferência inamovível, onde se fizesse um apanhado do material necessário e das suas características. O que não falta no fórum são set ups de aquários, mas não chego a perceber quais são as "regras" para a escolha do equipamento (embora já tenha visto "aqui e ali" algumas indicações). Em vez da indicação de marcas e de modelos, o que propunha era as características gerais.

Por exemplo, o termóstato: quantos watts por litro? Há excepções à regra? Em aquários muito grandes é preciso mais de um termóstato? Se sim, a partir de quantos litros?

Filtro: qual a capacidade de filtragem em função do volume do aquário (tipo 5 ou 6 vezes o volume do aquário por hora)? Há excepções (tipo, os aquários de ciclídeos, pelo que percebi, precisam de uma maior capacidade em relação aos outros tipos de aquários).

Bomba de ar? Necessária? Desnecessária? Capacidade?

Power-head? Idem...

Substrato: que tipo de substrato para os diferentes tipos de aquário. Substrato fino ou grosso? Substrato claro ou escuro?

Plantas: sim, ou não, dependendo do aquário?

Iluminação: que intensidade luminosa, por litro de água, dependendo de o aquário ter plantas ou não?

Peixes: quantos cm por litro de água? Excepções?

Deve haver mais pormenores que me estão a escapar, agora, mas os entendidos com certeza hão-de lembrar-se...

Bom, esta é a minha proposta... Acho que facilitava muito a vida a quem está a começar neste hobby... e evitavam-se os tópicos constantemente repetidos... Se acharem que não tem interesse, queiram ignorar, por favor... :lol:

Fiquem bem

P.S. - Não coloco o mesmo post na parte dos salgados, mas acho que teria utilidade a criação de um tópico idêntico por lá... :lol:

Publicado:

Amiga Totinda :

A sua questão é pertinente , mas tudo bem , embora eu também esteja de acordo na colocação de um tópico inamovível , esse tópico teria que ser na minha opinião extremamente pequeno e portanto talvez por isso ainda o administrador não o criasse , dado que pessoalmente não aconselho ninguém a começar com um aquário acima dos 60 litros , e óbviamente será sempre com um pequeno filtro interno ou melhor ainda com um FBF , só com um aquecedor , um termómetro para controlo , a luz pode ser a de origem , e por aí fora , areão de granulometria média 3-6 mm de tom entre o cinza e o acastanhado , se for plantado o que álias eu aconselho ! deverá ter plantas resistentes expecificas para iniciados , e peixes também resistentes de meia água , bem como alguns de fundo e chega ! , uma dúzia no máximo ! , não são precisas pedras difusoras , nem powerheads , sistemas de introdução de CO2 , ou de controlo contínuo de pH , nem todo aquele "lixo" que normalmente eu vejo dentro de certos aquários tidos como muito bem arranjados ( !?!?! ) , é muito simples : quanto menos tralha houver dentro do aquário melhor , lembre-se sempre de que as coisas simples funcionam sempre melhor , o que para um iniciado é sempre entusiasmante , pois não há nada mais aborrecido para um principiante do que ter um aquário cheio de problemas , pois normalmente ele não saberá sequer como resolvê-los e que poderá eventualmente decambar no abandono da aquáriofilia por ser " muito difícil " , portanto é bem melhor começar por baixo com uma coisa pequena e simples mas sem problemas !!! , a título de exemplo o meu filho mais novo começou ainda cá em casa , há uns seis anos , com um aquário de 15 litros e com meia dúzia de guppyes , dois limpa vidros e três coridoras aneus lá dentro , mais meia dúzia de pés de peste aquática e dois de anúbia barteri nana , a iluminação era a que o aquário dos mais baratos de hipermercado trazia de origem , apenas teve de comprar um relógio dos baratos para controlar o tempo de iluminação , tinha um FBF e uma resistência de 25 Watts das mais baratas , o areão era de cor castanha com grão médio , não tinha areação nem rigorosamente mais nada lá dentro a não ser o termómetro , e você nem sonha a felicidade dele quando ao fim de digamos dois-três meses deu com as guppyes fêmeas a darem á luz , daí e enquanto esteve cá em casa nunca largou esse hobby nem esse aquário ! , pelo contrário passou a dedicar-lhe ainda mais tempo , depois disso anos mais tarde , com mais conhecimentos e já em casa dele montou um outro com cerca de 120 litros que nunca funcionou em condições , o porquê era simples tinha lá dentro tralha a mais ! não era por ter o dobro da capacidade ! , resultado final , depois de se chatear durante cerca de um ano ( e também a mim ! ) para tentar resolver os problemas que estavam constantemente a aparecer , desmontou-o e abandonou a aquarófilia , foi triste !

Adeus , :D

EP

NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!

Publicado:

Eu acho que teria alguma utilidade a criação do tópico inamovível que referi, porque, pessoalmente, estou a ter alguma dificuldade em assimilar tudo o que por aqui tenho lido. Talvez se deva, em parte, ao meu actual estado de cansaço, mas parece-me que a informação está um pouco dispersa, o que é natural num fórum... :D

A verdade é que me perco entre tantas "particularidades", e se houvesse uma espécie de "guia prático", penso que facilitaria em muito o "arranque" neste hobby. Com o tempo e a prática, logo se vai aprendendo as tais particularidades. Bom, esta é a minha opinião... :oops:

Sugeri a criação do tópico por ter notado que as perguntas dos novos membros são repetitivas, os membros mais antigos sugerem invariavelmente que se utilize o motor de buscar para pesquisar o tema, o que eu compreendo, pois não deve haver nada mais aborrecido do que responder à mesma pergunta 500 vezes. Penso que um tópico inamovível, em local bem visível, evitaria essa situação. Senão, vejam o número de tópicos relativos à iluminação que estão na "primeira página" do fórum "Equipamentos e Manutenção". :oops:

Publicado:

Boas

Mas esse manual de iniciados existe... e muito muito completo.

O pessoal é que é preguiça para o ir ler :D

Dá uma vista de olhos aqui : http://faq.thekrib.com/pt/

Está lá tudo o que um novato precisa de saber para começar. É preciso é paciencia para ler tudo o que as faqs têm mas depois fica-se com um conhecimento bem aprofundado sobre o que é manter um aquário.

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Publicado:

Bom, esse já eu tinha espreitado... Confesso que não li em pormenor, por falta de tempo... :D

De qualquer modo, esse site não faz parte deste fórum... ou faz? :oops:

Publicado:

Não não faz...

Mas se temos um guia com a qualidade deste, com o nivel de detalhe que este tem e ainda por cima em Português para que vamos estar a re-inventar a roda?

Nunca iriamos fazer algo melhor ou mais completo e por isso é sempre preferivel mandar o pessoal ao thekrib do que estar a criar uma faq aqui que nunca seria tão abrangente.

Eu pelo menos acho isso. Eu li as faqs todas de ponta a ponta e são um auxiliar muito importante para nos orientarmos pois dão-nos o B-A-BA :D

Nuno Antunes

Mantenho:

Tropheus brichardi ujiji "Katonga"

Tropheus moorii Lufubu

Apistogramma hongsloi

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!