barrocas Publicado Dezembro 23, 2008 Publicado Dezembro 23, 2008 (editado) Boas pessoal, gostava que me esclarecessem uma dúvida, se for possível. O ictio são pontos brancos pequeninos nos peixes, certo? Eu tenho uns peixes bebados a "ajudar" a fazer o ciclo, e de vez em quando apresentam uns pontos brancos, que depois desaparecem, depois aparecem noutro sitio do peixe ou em outro peixe. É isto o ictio? Ou o ictio aparece e não desaparece até ser tratado? Se alguém souber responder, agradecia desde já. Obrigado Editado Dezembro 23, 2008 por barrocas Citar JC
Luisa Fonseca Publicado: Dezembro 23, 2008 Publicado: Dezembro 23, 2008 Olá, Não sei se será íctio, já tive peixes doentes com os pontos brancos, mas só desapareceram depois de terem sido submetidos a tratamento. Não consegues umas imagens de boa resolução para alguém mais experiente ver? Luisa Fonseca Citar
barrocas Publicado: Dezembro 24, 2008 Autor Publicado: Dezembro 24, 2008 Pelo que tenho lido por aqui, é muito provavelmente ictio. Infelizmente não consigo uma foto muito boa, pois a máquina não é grande coisa e os peixes são um pouco pequenos. O aquecedor está no máximo e não passa dos 27º. O que é que aconselham? Um segundo aquecedor para atingir os 29º/30º? Medicamento para o ictio? Ou os dois? Boas festas a todos. Citar JC
Ricardo Ruffo Publicado: Dezembro 24, 2008 Publicado: Dezembro 24, 2008 (editado) Experimenta só subir a temperatura, se com isso não passar é que optas pelo medicamento. Cump Editado Dezembro 24, 2008 por Ricardo Ruffo Citar
pedrioo Publicado: Dezembro 24, 2008 Publicado: Dezembro 24, 2008 deve ser ictio... o parasita entra no peixe...e passados uns 3 dias sai e liberta cistos com montes de novos parasitas...a temp superior a 28º destrói os mesmo... no entanto ha casos em que a temp por si só nao mata. o melhor será comprares tratamento para o ictio...antes de o fazer muda uma boa parte da água..faz o tratamento..(costuma ser uma semana...depende da marca)... se nao funcionar...volta a repetir.... e depois entao compra o termostato.... é o k eu faria se nao kisesse gastar muito € cumps Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Ricardo Ruffo Publicado: Dezembro 24, 2008 Publicado: Dezembro 24, 2008 Mas se ele aumentasse a temperatura, e se o ictio passar é melhor, do que estar a submeter os peixes ao medicamento. Se só com a temperatura não passar é que se recorre ao medicamento, salvo as excepções em que a doença já esteja num estado avançado, aí sim aplica-se logo o medicamento. Citar
pedrioo Publicado: Dezembro 26, 2008 Publicado: Dezembro 26, 2008 Pois...realmente é melhor assim... mas no tal caso de os peixes não estarem muito fracos ou contaminados. Se ficar resolvido com a temp daqui a uma semana.. continua com a temp elevada durante talvez mais uma semana para teres mais garantias que o parasita está morto... e quando baixares a temp, fá-lo muito lentamente...1 ou 2ºC por dia é o mais seguro...e alimenta bem os peixes...com comida viva ou congelada para lhes dar força. se depois vires que não está a resultar.... da-lhe também com o tratamento. tem cuidado pq ha plantas que nao gostam muito da temp alta... e começam a se desintegrar cumps Citar Grupo Entre Margens Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa
Recommended Posts