Será ictio?


barrocas

Recommended Posts

Boas pessoal,

gostava que me esclarecessem uma dúvida, se for possível.

O ictio são pontos brancos pequeninos nos peixes, certo?

Eu tenho uns peixes bebados a "ajudar" a fazer o ciclo, e de vez em quando apresentam uns pontos brancos, que depois desaparecem, depois aparecem noutro sitio do peixe ou em outro peixe.

É isto o ictio?

Ou o ictio aparece e não desaparece até ser tratado?

Se alguém souber responder, agradecia desde já.

 

Obrigado

Editado por barrocas

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

Não sei se será íctio, já tive peixes doentes com os pontos brancos, mas só desapareceram depois de terem sido submetidos a tratamento. Não consegues umas imagens de boa resolução para alguém mais experiente ver?

Luisa Fonseca

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que tenho lido por aqui, é muito provavelmente ictio.

Infelizmente não consigo uma foto muito boa, pois a máquina não é grande coisa e os peixes são um pouco pequenos.

O aquecedor está no máximo e não passa dos 27º.

O que é que aconselham?

Um segundo aquecedor para atingir os 29º/30º?

Medicamento para o ictio?

Ou os dois?

 

Boas festas a todos.

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deve ser ictio...

 

o parasita entra no peixe...e passados uns 3 dias sai e liberta cistos com montes de novos parasitas...a temp superior a 28º destrói os mesmo... no entanto ha casos em que a temp por si só nao mata. o melhor será comprares tratamento para o ictio...antes de o fazer muda uma boa parte da água..faz o tratamento..(costuma ser uma semana...depende da marca)...

se nao funcionar...volta a repetir.... e depois entao compra o termostato....

 

é o k eu faria se nao kisesse gastar muito €

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas se ele aumentasse a temperatura, e se o ictio passar é melhor, do que estar a submeter os peixes ao medicamento. Se só com a temperatura não passar é que se recorre ao medicamento, salvo as excepções em que a doença já esteja num estado avançado, aí sim aplica-se logo o medicamento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois...realmente é melhor assim... mas no tal caso de os peixes não estarem muito fracos ou contaminados. Se ficar resolvido com a temp daqui a uma semana.. continua com a temp elevada durante talvez mais uma semana para teres mais garantias que o parasita está morto... e quando baixares a temp, fá-lo muito lentamente...1 ou 2ºC por dia é o mais seguro...e alimenta bem os peixes...com comida viva ou congelada para lhes dar força.

 

se depois vires que não está a resultar.... da-lhe também com o tratamento. tem cuidado pq ha plantas que nao gostam muito da temp alta... e começam a se desintegrar

 

 

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.