Recommended Posts

• Replies 60
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Publicado:

pois já tinha visto que as condições da agua nao eram identicas... tambem gosto dos que falaste à pouco, tambem sao bonitos..

quanto ao CO2 ainda nao tenho nada.. tenho andado em pesquisas mas ainda ando um bocado "à deriva"..

tenho de investigar mais essa parte..o ph é qaue continua a nao querer baixar....

Jukaa

Por aqui sempre a aprender...

Publicado:
pois já tinha visto que as condições da agua nao eram identicas... tambem gosto dos que falaste à pouco, tambem sao bonitos..

quanto ao CO2 ainda nao tenho nada.. tenho andado em pesquisas mas ainda ando um bocado "à deriva"..

tenho de investigar mais essa parte..o ph é qaue continua a nao querer baixar....

o ph só baixa se meteres akadama em substrato...ou se meteres co2..ou se meteres um tronco que liberte ácido...isso nota-se porque a agua fica castanha..nos troncos tratados isso já não acontece.

o co2...é relativamente fácil... uma chávena de açúcar.... uma colher de chá de bicarbonato de sódio...uma colher de chá de fermento BIOLÓGICO (fermipan por exemplo) e cerca de um litro de água.. convém ficar cerca de 7/8 cms de ar para o liquido não entrar no tubo. O ponto critico do co2 caseiro não é a mistura liquida em si...isso não falha... o que falha é o furo na tampa para passar o tubo...tem mesmo que ficar bem isolado... faz um furo ligeiramente mais pequeno que o diâmetro do tubo...mete o tubo... e depois deita super cola por dentro e fora da tampa...vais ver que fica fixe. experimenta 1º num copo de agua para te certificares que as bolhas estão a sair e que o liquido não sai. mete uma pedra difusora na extremidade do tubo...

dicas... se quiseres podes alisar o bordo do furo passando uma chama de isqueiro por 3/4 segundos...fica lisinho

também podes usar apenas a ponta de uma canela para forçar o tubo a alargar após este ter sido passado pela tampa e aperta a ponta contra o furo apra ficar tdo bem apertadinho e justo..e deixa la estar a ponta. existe outra receita com gelatina..mas eu recomendo que comeces por esta

cumps

entremargens6hc1.png

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Publicado:

Humm.

não sei se arrisque se peço a alguem para arriscar fazer isso por mim.. ;) é que tenho um certo receio de fazer asneira... vamos ver se me sai algo de proveitoso...

Ora pois ontem introduzi 2 corydoras albinas que me ofereceram muito bonitas.. entretanto deixo-vos umas fotos..

Cumprimentos!

Jukaa

Publicado:

Boas a todos!

Tall como prometido cá vão as fotos da corydoras albinas:

Uma

EPSN5120.jpg

E outra, a mais timida... ;)

EPSN5133.jpg

Até já... ;)

Jukaa

Publicado:

Mais uma vez.. Olá!! :tongue:

Ando com algumas duvidas quanto ao sistema de CO2 que deva utilizar...

E para ser sincera tenho algum receio de fazer asneira com o CO2 caseiro...Preferia comprar algo já "feito"..Aconselham-me algum em especial???

Obrigado! :sorry:

Jukaa

Publicado:

boas Jukinha

bem começaste logo em grande com uma banheira é assim mesmo já ficas servida por muito tempo. :discuss_gathering:

o uso de CO2 no teu aquario depende muito do que queiras fazer em relaçao ao que queiras plantar no aquario

tens bastantes plantas que subrevivem em bom estado sem ele.

mas em todo o caso até para essas plantas é sempre uma mais valia.

se tens oportunidade, a melhor ipotece para essa litragem seria CO2 pressurizado de botija pois sao mais fiaveis e o caudal constante para que nao tenhas oscilaçoes de ph e as plantas tenham sempre o mesmo equilibrio diario de nutrientes a desposiçao.

se nao há ipoteces para já de adequirir um sistema desses sempre tens a opçao caseira para o desenrrasque

se nao tiveres jeito para os diy ao fazer a garrafa para que fique bem isolada sempre tens a opçao de comprar

a garrafa da JBL BioCo2 e usares a receita caseira nela.

a receita

700ml de agua

1chavena e meia de chá de acucar

2 colheres de café de fermento de padeiro exem: " fermipan " é muito bom

2 colheres de café de bicarbonato de sodio

dura-te umas duas semanas a trabalhar em força depois começa a perder aos poucos e tens de fazer nova recarga :roflroll2:

abraço.

Publicado:

Olá!!

kryptical este é o meu 2º aquario, mas o primeiro em experiencias com plantas ! o meu outro basicamente está repleto de guppies, platys e mollies! biggrin.png' alt=':biggn:'>

Pois em principio vou mesmo apostar na hipótese da botija, ja andei aí a sondar numas lojas, mas quero ver se na net vejo algo mais...quero primeiro ter a certeza de que adquiro coisa boa! 8)

Já agora aproveito para tirar umas duvidas... :tongue: Está-me a acontecer algo de estranho com as Cabombas.. estão a ganhar um "fiozinhos" brancos que crescem até ao areão... biggrin

O que será? ? ? Já tentei pesquisar mas nao encontro nada parecido...

Cumprimentos! ! ;)

Jukaa

Publicado:

Viva :arrow:

fiosinho branco? :S será porcaria acumulada do melting? nao tou a ver o k seja...fibras de materia filtrante do...filtro? lol

mete fotos...ja tou a ver k nao sei dizer o k é...mas agora tenho curiosidade :coffee:

eheh cumps

entremargens6hc1.png

Publicado: (editado)
Viva :puppydogeyes:

fiosinho branco? :S será porcaria acumulada do melting? nao tou a ver o k seja...fibras de materia filtrante do...filtro? lol

mete fotos...ja tou a ver k nao sei dizer o k é...mas agora tenho curiosidade :closetema:

eheh cumps

boas penso que estejas a falar de raizes adventicias.

Raízes adventícias: são todas aquelas que, secundariamente, independentes da raiz primária do embrião, nascem nos caules ou nas folhas de qualquer vegetal.

provavelmente poderás nao ter nutrientes desponiveis na coluna de agua ou no substrato e ela crie esse tipo de raizes para ir a procura de alimento ou entao encontrou uma maneira que mais condicoes tem desponiveis de o absorver sem que se esforce demasiado para isso :D

Editado por krypticall
Publicado:

Bons Dias! !

Pois é amigos.. penso eu de que o meu aqua está a começar a ganhar algas....... :bs_quesexclaim:

EM baixo deixo as fotos dos "fiozinhos brancos" que vos falei, e uma foto de outro planta que quase de certeza está com algas..

EPSN5136.jpg

EPSN5142.jpg

E algas????? certo??

EPSN5141.jpg

Ajuda precisa-se p.f...... :bs_quesexclaim:

Beijinhos

Jukaa

Publicado:
boas penso que estejas a falar de raizes adventicias.

Raízes adventícias: são todas aquelas que, secundariamente, independentes da raiz primária do embrião, nascem nos caules ou nas folhas de qualquer vegetal.

provavelmente poderás nao ter nutrientes desponiveis na coluna de agua ou no substrato e ela crie esse tipo de raizes para ir a procura de alimento ou entao encontrou uma maneira que mais condicoes tem desponiveis de o absorver sem que se esforce demasiado para isso bang

pois... é isso... as minhas cabombas nao tinham disso... embora outras plantas tivessem...

isso nao me parecem algas na ultima foto...parece sim detritos... mas nunca tive algas porque nao tenho grande luz e tenho sempre os nitratos baixissimos... mas espera por opinioes mais certeiras

cumps :)

entremargens6hc1.png

Publicado:

Será mesmo apenas detritos?!? ;)

Quantos aos fiozinhos brancos, para além de "cápsulas" da tropica para a raiz, estou agora a utilizar o Liquido da Sera "Florena" para fertilizar...

A ver vamos se será suficiente...

Vou dando noticias... :shocked028:

beijinhooos e obrigado!

Jukaa

Publicado:
Será mesmo apenas detritos?!? :tongue:

Para já sim... mas não convém deixares eles lá ficarem porque provocam algas! Sempre que remexeres o areão por qualquer razão ou no dia da TPA tenta limpar quaisqueres detritos que se acumulem em cima das plantas e impeçam elas de crescer normalmente :)

dmscaping_mini_forum.jpg

Publicado:

Os fiozinhos brancos são...nada mais...nada menos que...raizes. :sign_welcome:

Quando tiveres algas, perceberás que são.

Estes fiozinhos são brancos, porque são novos, não te admires se ficarem castanhos, é sinal que estão a apodrecer. Muitas vezes os meus ficam castanhos, até pretos.

Publicado:

se arranjares um cae...ou uns otos.... vais ver que ficas com as plantas a brilhar de polidas :bs_quesexclaim:

no inicio tinha plantas com algumas algas... nem as reconheci quando meti dois cae (chinese algar eater)...

mas eu prefiro otos...são mais bonitos...igualmente eficientes na limpeza e nao ficam demasido grande e nao são nada agressivos.

pode ser que por teres as capsulas da tropica estejas a promover o crescimento das raizes.

cumps

entremargens6hc1.png

Publicado:

Hello..

Ora bem ando praki a pensar nos peixes que irei introduzir..

Gosto de ramirezis, cacatuoides, discos.. um destes ( sim porque todos juntos sei que nao é boa ideia!)

No caso dos ramirezis que espécies poderei introduzir mais?!

amanhã vou colocar CO2 e tirar mais umas fotos .. :thumbup3:

Cumps

Jukaa

Publicado:
Hello..

Ora bem ando praki a pensar nos peixes que irei introduzir..

Gosto de ramirezis, cacatuoides, discos.. um destes ( sim porque todos juntos sei que nao é boa ideia!)

No caso dos ramirezis que espécies poderei introduzir mais?!

amanhã vou colocar CO2 e tirar mais umas fotos .. :thumbup3:

Cumps

Como tens 230L até os podias ter todos juntos... o problema, ou melhor, dois problemas são o facto de teres o pH a 7,5 (é muito dificil qualquer dessas espécies se aguentar com este pH) e por outro lado... começar logo com discus... não digo que não resulte, mas é arriscado...

O ramirezi era uma opção razoavel (embora dificil) mas a esse pH eles dificilmente aguentam. Ou então tens de tentar baixar o pH (com a adição de co2 por exemplo).

E porque não começar com umas espécies mais simples e vais subindo de dificuldade?

Ia sugerir por exemplo umas melanotaenia (praecox, boesemani, etc).

dmscaping_mini_forum.jpg

Publicado:

Viva

desses que mencionaste...os mais faceis são os cacatuoides... os rams são muito sensiveis...e normalmente nao sai bem à primeira...eles nao perdoam erros... para qualquer uma das especies precisas de ph mais baixo... quando meteres co2 ele baixa. Se meteres turfa no filtro o ph baixa e a dureza tambem...a agua fica amarela...os peixes gostam muito..ficam mais resistentes e sentem-se mais seguros.. e tem propriedades beneficas para as plantas também.

no 1º aquario tinhas que peixes?

antes de comprares mais peixes, certifica-te que tens o ciclo feito e se sim, vê se os níveis de nitratos estão baixos pq os ciclideos americamos são muito sensiveis à qualidade da água. E ja agora...tb são sensiveis a alteraçoes bruscas na temp e ph da água.

Discos...nao me metia nisso se fosse a ti... é que são uma enorme perca se nao souberes como tratar deles...

tenta cacatuoides... nunca tive mas são menos sensiveis que os rams... antes de comprar qualquer um deles.... informa-te bem

é o conselho de quem já se deu mal mesmo pensando que estava a fazer tdo bem...eu... :S

cumps

entremargens6hc1.png

Publicado:

Boas!!

Sim ja tinha visto a questão do ph por isso referi que todos juntos nao seria boa ideia...

Ora quanto ao ciclo, está completo, para além de estar desde dia 25 de Dezembro ( o que acho que é tempo suficiente) a unica questão, coisa que não está como eu gostava é mesmo o ph, mas penso isso ficará hoje resolvido uma vez que vou instalar o CO2...Depois é observar e ver se a quantidade de CO2 libertada é a correcta para nao ter variações muito graves!

Pensei em por a trufa para baixar o ph mas realmente nao gosto muito de ver a agua do aquario amarelada (a do meu 1º está assim!)...

Mas visto que traz coisas benéficas para todo o aquario......acho que vou pensar melhor..

No primeiro aquario tive Espadas, Guppies, Néons, Plecos, Colisas, Corydoras, um Beta e mais alguns que nao me recordo ..Neste momento está com 10 Platys, 2 Espadas, 2 Corydoras, Um pleco, 5 néons e uma Colisa..

Nesta banheira em ponto pequeno :P para já vou por otos ou Cae, para me tratarem da limpeza, e quando tiver o CO2 e ph controlado avanço para outras especies...

Mas devo confessar que tenho uma vontade enormee de experimentar os ramirezis e discos.... :medieval_mace: Mas tudo com calma claro!!! :D

Nao quero ser mázinha para os peixes...

Jukaa

Publicado:

Olá a todos!!

Ora este fim de semana resolvi adquirir novos inquilinos lá para casa...

Aqui vão umas fotos..

Duas "colisa cobalto" (penso eu..)

EPSN5161.jpg

EPSN5168.jpg

Para além destes meninos adquiri ainda mais 2 Gouramis, que por muito que tente não se deixam fotografar...

Já nem falo dos 2 CAE (Gyrinocheilus aymonieri) que são uns terroristas....

Jukaa

Publicado:

uaaau uaaa wuuu

Essas colidas sim sr ;)

a vermelha julgo que se lhe chamem "lalia" e a azul é "colbato"

a original julgo que seja tipo listada de azul e vermelho... e essas duas que tens são apuramentos de vermelho e azul...eu adoro essa azul...são espectaculares mesmo...

nao recomendo muito colisas para aquas pequenos...ficam danadas e não param de afugentar os outros... mas nesse aqua de certeza que não vais ter problemas... são optima escolha pq são extremamente resistentes...colisas para mim são tao resistentes quando as corys.... maravilha....

pode é nao vir a ser boa combinaçao com os rams... vê la isso...

antes de meteres rams... mete bastantes platas pq qq peixe adapta-se melhor a um aqua com plantas....

e que mais tens feito ao aqua?

ja tens o sistema de co2 a bombar?

cumps

entremargens6hc1.png

Publicado:

Olá!!

Antes de mais deixo fotos dos outros novos habitantes que ainda nao me tinham deixado fotografá-los:

O Pleco Albino, que tem crises de "sprints" pelo aquario !

EPSN5147.jpg

O Gourami que tambem nao é muito amante de fotos...

EPSN5189.jpg

E uma das CAE (Gyrinocheilus aymonieri) num dos poucos momentos de sossego:

EPSN5201.jpg

E ainda uma geral do aquario neste momento:

EPSN5208.jpg

:mrgreen:

Entao aqui vão as novidades do aquario, Quando introduzi estes novos habitantes introduzi tambem mais 3 plantas.Para já ando a tentar identificar todas as plantas para poder por aqui a "listagem" completa.

Quanto ao sistema de CO2 ainda nao o pus a funcionar.. :P é que estes dias não tenho estado muito tempo em casa e quero acompanhar bem de perto toda e qualquer alteração de ph, CO2, nitritos etc para nao ter nenhuma acidente indesejado... como vou agora ter uns diazinhos mais libertos vou aproveitar para por isso em ordem!

Ando tambem a tentar encontrar alguma decoração para colocar no lado esquerdo do aqua..tenho lá um tronco (aquele que está numa das primeiras fotos deste post..) que está a terminar o "tratamento" mas acho que nao vai ficar muito bem..uma questão de colocar para ver..

Jukaa

Publicado:

Olá mais uma vez... :animal_fish:

Pois bem ontem reparei que as minhas plantas têm uma considerável acumulação de detritos... será que ao "aspirar" elas não vão ficar incomodadas? :multi::angry:

Outra coisa.. a questão das raízes que já vos falei, continuam a aparecer..cada vez mais.. :whip:

Bem por hoje é tudo... :lol:

Cumps

Jukaa

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!