miguelrosa1 Publicado Dezembro 23, 2008 Publicado Dezembro 23, 2008 Boas pessoal, Montei um aqua de água doce à cerca de 3 meses com as seguintes características: 120x50x70; filtros Rena xp3 + Fluval 305 (um deles com turfa, de resto só filtração mecânica e biológica); 2 termómetros de 200W; troncos; areia branca fina; 3 Echinodorus e flutuantes (ludwigia helminthorriza); 2 lâmpadas grolux e 2 luz branca; Uso água de osmose inversa reconstituida. No começo coloquei cultura de bactérias. TPA de 20% de 2/2 semanas (sou contra TPA mais frequentes, excepto em situações pontuais). Fui colocando peixes aos poucos: 1º um Ancistrus, depois 4 Corydoras adolfoi, a seguir 6 discus e agora mais 6 discus (estou a tentar recriar um biotopo do Rio Negro). Os parâmetros da água desde o tempo zero são: pH=6,5; kH=4; dH=1; amónia=0,6; nitritos=0; nitratos=0 Estes valores de amónia, nitritos e nitratos nunca sofreram alteração. É normal? porque será que a amónia não baixa? e os nitratos não sobem? Todos os habitantes do aqua parecem estar felizes e comem muito bem. Citar
André Geraldes Publicado: Dezembro 23, 2008 Publicado: Dezembro 23, 2008 Boas Se calhar não tens amonia suficiente para arrancar o ciclo....para um aqua com 3 meses e fora do normal...vou seguir este post para ver se descubro o segredo para me livrar dos nitratos e nitritos Cumps Ciclos de azoto mal feitos... Vejam ai e compreendam o ciclo do azoto: [manual]inicio Na Aquariofilia Citar
André Geraldes Publicado: Dezembro 23, 2008 Publicado: Dezembro 23, 2008 Mal feitos como ? O link não me serve de nada...eu conheço o ciclo. O que está mal feito afinal ? Cumps O aqua deveria ter bacterias suficientes para fazer a conversão da amonia em nitritos e depois nitratos... Citar
André Geraldes Publicado: Dezembro 23, 2008 Publicado: Dezembro 23, 2008 OK Até eu entendo...mas a amonia não sobe ! Se a amonia subi-se em flecha eu diria que não tinha colonias de bacterias...mesmo assim é estranho tendo em conta que o aqua tem 3 meses e tem dois filtros. Para min das duas uma: Ou existe algo a baixar a amonia sem gerar os nitritos ou os testes estão fora de prazo. Isto na minha modesta opinião Cumps Eu voto nos testes Citar
Hugo R. Silva Publicado: Dezembro 23, 2008 Publicado: Dezembro 23, 2008 Com discus isso é estranho, ou terias amónia, nitritos ou nitratos (estando o ciclo a funcionar...) O que tens de matérias filtrantes nos filtros? alguma removedora? Citar Alguns dos meus aquários (shrimps)
Paulo A Santos Publicado: Dezembro 23, 2008 Publicado: Dezembro 23, 2008 (editado) Oi qual otamanho dos discus... 12 discus em 350lt... nao sera demais? Quanto a falta de nitratos e esta planta flutuantes (ludwigia helminthorriza) que os esta a consumir... Editado Dezembro 23, 2008 por Paulo A Santos Citar "Muralhas" - "Profundezas"
miguelrosa1 Publicado: Dezembro 23, 2008 Autor Publicado: Dezembro 23, 2008 Com discus isso é estranho, ou terias amónia, nitritos ou nitratos (estando o ciclo a funcionar...) O que tens de matérias filtrantes nos filtros? alguma removedora? Nos filtros tenho apenas filtração mecânica e biológica e turfa num deles. Em relação aos testes, estão dentro do prazo, são da Hagen (parece-me uma boa marca). Citar
miguelrosa1 Publicado: Dezembro 23, 2008 Autor Publicado: Dezembro 23, 2008 Oiqual otamanho dos discus... 12 discus em 350lt... nao sera demais? Quanto a falta de nitratos e esta planta flutuantes (ludwigia helminthorriza) que os esta a consumir... Os discus têm entre 5 e 8cm. Quando começarem a "atropelar-se" logo se vê. Citar
Paulo A Santos Publicado: Dezembro 23, 2008 Publicado: Dezembro 23, 2008 Os discus têm entre 5 e 8cm. Quando começarem a "atropelar-se" logo se vê. Ok Acho muito xixi junto... começa a fazer tpa´s mais frequentes e com alguma agua da torneira tens a dureza um pouco baixa, nao vas ter alguma surpresa menos boa... Atençao ao excesso de comida, é muita boca a comer... Citar "Muralhas" - "Profundezas"
miguelrosa1 Publicado: Dezembro 23, 2008 Autor Publicado: Dezembro 23, 2008 Ok Acho muito xixi junto... começa a fazer tpa´s mais frequentes e com alguma agua da torneira tens a dureza um pouco baixa, nao vas ter alguma surpresa menos boa... Atençao ao excesso de comida, é muita boca a comer... Por causa dos Corydoras, tenho limpo o fundo de 2 em 2 dias. Citar
Paulo A Santos Publicado: Dezembro 23, 2008 Publicado: Dezembro 23, 2008 Por causa dos Corydoras, tenho limpo o fundo de 2 em 2 dias. Ó Miguel ha ai qualquer coisa que nao bate certo... Quanto ao xixi estava a referir-me aos discus, pois defetam muito... Agora estares a limpar o fundo... estas a retirar o alimentos das Corydoras, pois e mesmo para isso que elas servem para limpar os restos de comida... Espero estar a ajudar-te... Um Feliz Natal Citar "Muralhas" - "Profundezas"
miguelrosa1 Publicado: Dezembro 23, 2008 Autor Publicado: Dezembro 23, 2008 Ó Miguel ha ai qualquer coisa que nao bate certo...Quanto ao xixi estava a referir-me aos discus, pois defetam muito... Agora estares a limpar o fundo... estas a retirar o alimentos das Corydoras, pois e mesmo para isso que elas servem para limpar os restos de comida... Espero estar a ajudar-te... Um Feliz Natal Eu também acho que algo não bate certo (se calhar fiz ou estou a fazer algo errado), por isso pedi ajuda ao pessoal e o meu problema continua a ser a amónia que apesar de ser baixa teima em não desaparecer e os nitratos que não aparecem (o que não deixa de ser bom). Vou tirar as teimas com um teste novo de outra marca. Em relação aos corydoras, eles comem a comida deles, a comida do ancistro e a que os discus não querem (estão com uma pança ), mas como andam sempre a meter a cabeça na areia, são mais sensiveis ao lixo que se vai acumulando no fundo (e claro ao xixi dos discus ). Citar
miguelrosa1 Publicado: Dezembro 29, 2008 Autor Publicado: Dezembro 29, 2008 Bem, pessoal, o meu aqua começou finalmente a portar-se "normal". Adicionei mais bactérias e no dia seguinte tinha de tudo com fartura! Conclusão: má ciclagem (alguém tinha razão). Agora só me resta muitas TPAs e mais bactérias. Obrigado a todos. Citar
Recommended Posts