Verissimo Publicado Dezembro 22, 2008 Share Publicado Dezembro 22, 2008 (editado) Boas, Tive já de inicio oportunidade de aumentar a litragem do aquário sem ter de gastar mais € decidi avançar já que o nano ainda era muito recente, e assim começo com mais calma, cabeça, tronco e membros! Setup: Aquário: Aquário 100x40x50 200L brutos Sump: 50x25x30 37L brutos OverFlow canalizado 32mm DIY com grande ajuda do Bruno Quinzico Retorno: NewJet 1200l/h Iluminação: DIY 6xT5 39w -> 3xATI Aquablue Spezial + 3x Osram blue Escumador: Deltec MCE 600 Circulação: 1x Tunze 6045 4500l/h + 1x SunSun 3000l/h + 1x koralia 900l/h Substrato: 3/4 cm de Areão de coral de 2mm Filtragem: 31kg Rocha Viva Aquecimento: Aquaszut 250w + 250w marca desconhecida Reposição: Reactor de Kalk DIY tubo 400mm altura, 120mm diametro Peixes: 1x Zabrasoma Flavescens 1x Ctenochaetus strigosus 1x Synchiropus ocellatus 1x Amphiprion Ocellaris 1x Cryptocentrus Cinctus Invertebrados: 1x Lysmata Amboinensis 2x Lysmata seticaudata Corais SPS: Acropora Rosa Seriatopora caliendrum Seriatopora hystrix LPS: Trachyphyllia Geoffroyi Caulastrea furcata verde fluorescente Euphyllia Glabrescens Euphyllia parancora Duncanopsammia Moles: Zoanthus Green star polyps À medida que for adicionando os vivos actualizarei o setup. Agradeço Criticas construtivas e destrutivas, tudo de forma a melhorar o funcionamento do meu reef. Abraço Editado Fevereiro 4, 2009 por Verissimo Citar Feedback das minhas vendas Aqui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Verissimo Publicado: Dezembro 22, 2008 Autor Share Publicado: Dezembro 22, 2008 (editado) Layout: EDIT para troca de foto. Abraço Editado Dezembro 23, 2008 por Verissimo Citar Feedback das minhas vendas Aqui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Conceição Publicado: Dezembro 24, 2008 Share Publicado: Dezembro 24, 2008 Só uma pergunta....vais meter mais rocha? E como está agora o aqua? Citar MEGA ARQUIVO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Verissimo Publicado: Dezembro 25, 2008 Autor Share Publicado: Dezembro 25, 2008 Olá, Não era minha ideia preencher o aquario com mais rocha, nao queria atafulhar muito o fundo do aquario, mas se tiver de ser optarei obviamente por juntar a pequena ilha do lado esquerdo ao restante conjunto de rocha. O aquario parece estar a dezenvolver, ja se vê alguma coralina, e a equipa de limpeza que la anda parece feliz... Ainda não fiz testes porque estou a espera que cheguem, para fazer todos de uma vez e se estiver tudo certo avançar com o resto dos vivos... A foto é actual! Abraço! Citar Feedback das minhas vendas Aqui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Pedro Conceição Publicado: Dezembro 25, 2008 Share Publicado: Dezembro 25, 2008 Acho que necessitas de mais um pouco de rocha, mas podes colocar dentro da sump, quando a tiveres! E mais fotos? Citar MEGA ARQUIVO Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Verissimo Publicado: Dezembro 26, 2008 Autor Share Publicado: Dezembro 26, 2008 Ola, O aquário não vai ter sump, pelo menos por agora, o movel nao o permite e não posso ter ainda mais barulho no quarto! Talvez um pouco mais tarde quando mudar o aquário de local!! Umas fotos: Os vidros estão sujos, e ãinda não consegui irradicar as micro bolhas do escumador... Abraço! Citar Feedback das minhas vendas Aqui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
FilipeASilva Publicado: Janeiro 11, 2009 Share Publicado: Janeiro 11, 2009 Boas, o aqua está a ir num bom caminho! No entanto gostaria de dar uma opinião comprares umas lages para te ajudar no layout... Coloca mais fotos sff Citar Coral Gigante! (clica) O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira... Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
BrunoMachado Publicado: Janeiro 11, 2009 Share Publicado: Janeiro 11, 2009 Layout 5* Vai adicionando 1 ou 2 corais moles daqi a 1 ou 2 meses banana rock Superficie da agua agitada isso é importante . Parabens está a ir pelo caminho correcto :b Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Verissimo Publicado: Janeiro 11, 2009 Autor Share Publicado: Janeiro 11, 2009 (editado) Boas, Pontos a alterar ou adicionar: - Substituição da bomba de circulação esquerda Sunsun 3000l/h por Tunze 6045 4500l/h - Adição de pelo menos mais 10kg de rocha viva ou o suficiente para tapar grande parte da lateral esquerda do aquario. - Pequena DSB na Sump - Adição de Macro algas na DSB - Adição de reactor de kalk Grande agradecimento ao Bruno Quinzico pela paciencia e grande ajuda na construção do overflow, ao Anthony pela paciencia, conselhos e guarda dos meus corais que estão lindissimos ainda no aquario dele. BrunoMachado, Obrigado!! Não estou muito virado para os corais moles FilipeASilva, As lages para cobrir o lado esquerdo do aquario são realmente uma opção a considerar! obrigado!! Amanha coloco fotos Editado Janeiro 20, 2009 por Verissimo Citar Feedback das minhas vendas Aqui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
BrunoMachado Publicado: Janeiro 11, 2009 Share Publicado: Janeiro 11, 2009 Sim coloca as fotos :b Amanha cá estarei para ver e dar a minha opiniao Abraço pá Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo.rod Publicado: Janeiro 12, 2009 Share Publicado: Janeiro 12, 2009 Boas Ya mete ai umas fotos a mostrar bem o overflow, e claro o resto tambem. Cumps Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Silveira Publicado: Janeiro 12, 2009 Share Publicado: Janeiro 12, 2009 Boas Ya mete ai umas fotos a mostrar bem o overflow, e claro o resto tambem. Cumps Axo que sim!! Umas fotos vinham mesmo a calhar Citar Cumprimentos Ricardo Silveira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Verissimo Publicado: Janeiro 14, 2009 Autor Share Publicado: Janeiro 14, 2009 Boas, Actualizando... - Adicionados + 10kg de Rocha viva no lado Esquerdo, o que acho que ficou bem melhor, tentei usar umas lages mas não gostei do aspecto ou nao as soube colocar da melhor maneira...ficou na sump - Rocha viva na sump Julgo estar terminado o ciclo, ja se vê muita coralina na rocha, e só vejo o areão e os vidros sujos regularmente de verde acastanhado, vou reduzir o fotoperiodo um pouco para ver o que acontece... Fui buscar alguns dos meus corais, e tetnho muito pouca equipa de limpeza neste momento, este fim de semana devo ir buscar mais hermitas e burries! Em relação as fotos, Amigos eu tentei mas o jeito não é muito Um pedra com xenias e zoanthus(não sei o que fazer com esta pedra visto serem dois corais que se propagam com muita facilidade, neste momento está no areão) Um dos meus preferidos.. O meu Ocellaris que procura uma namorada! O Rei do aquario.. e uma panoramica... Desculpem a qualidade das fotos,não sou grande fotografo de aquarios e nem uso photoshop... Obrigado a todos! Cumps, Citar Feedback das minhas vendas Aqui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rui Feliciano Publicado: Janeiro 14, 2009 Share Publicado: Janeiro 14, 2009 Olá Verissimo, Gostos não se discutem seja mulheres, carros, futebol, politica ou...aquários Tendo dito isto, penso que tens aí rocha que te permitirá tornar o layout mais dinamico ao mesmo tempo que foges do classico "paredão" de rocha tão classico em aquários de recife assim o decidas fazer. Neste momento o layout está monótono, não tens pontos focais que se destaquem, a linha de rocha no topo está horizontal, sem recortes. Se recortares qualquer parte da fotografia frontal do teu aquário e a substituires por qualquer outro recorte de iguais dimensões vai ver que o que vais alterar é, nada pois está tudo muito igual. Essas dimensões de aquário são complicadas para se trabalhar pois a profundidade é quase inexistente mas, querendo, penso que consegues dinamizar mais o layout. Depois não te esqueças que os corais crescem..e muito, com o tempo, tens de deixar espaço para o crescimento destes e para os peixes nadarem à vontade, penso que tinhas quase tudo isso *antes* de teres juntado esta ultima quantidade de rocha. Just my .02 Eurocents Rui Feliciano Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
André Silvestre Publicado: Janeiro 14, 2009 Share Publicado: Janeiro 14, 2009 Olá Veríssimo, Concordo com o Rui no que diz respeito ao layout. A quantidade e forma da rocha têm potencial para fazer um layout mais detalhado, natural. No entanto, a última palavra é obviamene tua e se o layout te agrada, no fundo, é isso que interessa. No entanto, se a tua ideia for mudar, deixo a sugestão de aproveitares a tubagem do overflow para ponto de partida para a construção do layout, com forma triangular, e uma ou outra abertura a simular desfiladeiros, onde poderias mais tarde colocar Montiporas ou outros corais em forma de prato... Em relação à pedra de Xénias, não sei qual a tua opinião dsse coral ( se gostas, senão gostas, se é indiferente) mas, tendo em conta o aspecto da pedra e o facto dos Zoanthus me parecerem bonitos, eu tirava a pedra da água, raspava esses Xénias todos e faria uma ilha com mais algumas pedras onde esses Zoanthus se pudessem desenvolver à vontade ( partindo do princípio que queres que eles se desenvolvam, com alguma restrição). Caso contrário e se as condições forem propícias ao seu desenvolvimento, isso vai virar praga da grossa ( também há quem goste). Nota-se pelas fotos a tal tonalidade azul que falavas. Pessoalmente, não gosto. Acho que está demasiado azul e ao vivo ainda deve ser mais azul, uma vez que as fotos estão com sobreexposição. Mas, como já disse, vai do gosto de cada um. Vai actualizando! Abraço, André Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Silveira Publicado: Janeiro 15, 2009 Share Publicado: Janeiro 15, 2009 Boas Veríssimo Vejo que o aquário vai andando, partilho a opinião do já foi dito, na minha opinião talvez mudasse alguma rocha para tapar mais o overflow e abrir um desfiladeiro a 2/3 do aquário a contar do lado da overflow, não sei se estás a perceber a ideia. Mas o que conta é o nosso gosto. E umas fotos mais em pormenor desse Overflow DIY. Continua o bom trabalho Citar Cumprimentos Ricardo Silveira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Verissimo Publicado: Janeiro 15, 2009 Autor Share Publicado: Janeiro 15, 2009 (editado) Bom dia, Eu ja partilhava da mesma opinião que voces ainda antes de postar as fotos tambem fiquei com a sensação de monotonia e ficar no topo tudo muito direito, e deixei assim mas comecei logo a pensar em alterações. A minha ideia inicial era mesmo essa, tapar o overflow mas deixar o desfiladeitro onde terminava o aglomerado de rocha que ja tinha no aquario, mas quando cheguei com a rocha reparei que tinha ainda menos espaço disponivel do que eu pensava... para subir rocha em quase 50cm de altura com apenas 40cm de fundo corro o risco de ficar ali apenas uma parede de rocha... Sendo assim ontem depois de umas invenções no paint, vou tentar fazer isto da foto... Desculpem, esqueci as fotos do overflow, o overflow esta todo por tras do aquario, vou apenas postar aqui (mais tarde) a foto do projecto, feito pelo Quinzico...Eu copiei e construi com a ajuda dele, mas é facil perceber! Rui, Obrigado, como conferi antes, tens toda a razão! André, ja falei quando ao layout quando tas xenias, sou mesmo capaz de fazer aquilo que disseste, não quero corais nenhuns que sejam praga e a minha ideia era mesmo uma ilha de zoanthus pelo areão afastada de qualquer rocha grande pensei desde o inicio que nao posso nem vou usar montiporas porque roubam muito espaço ao aquario a longo prazo e fazem muita sombra... Na foto é verdade, ficou muito azul, mas é mesmo pela minha falta de jeito, ao vivo não acho que esteja assim tão azul, por acaso nem cheguei a fazer o teste com outra lampada de 14000k antes de avançar para as 3 actinicas, tambem vou experimentar ainda... mas o que é certo tambem e tenho reparado é que no LPS no areão não estão a brilhar muito, o que me faz pensar se calhar vir tambem a adicionar mais 2x39w como tinha pensado de inicio, por agora ainda vou esperar. Obrigado a todos pelas dicas! Cumps, Editado Janeiro 15, 2009 por Verissimo Citar Feedback das minhas vendas Aqui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Paulo.rod Publicado: Janeiro 15, 2009 Share Publicado: Janeiro 15, 2009 Boas Sim, acho que se fizeres como tens na foto vai ficar melhor, e o overflow fica mais disfarçado e já não tem aquele aspecto de parede de rocha que ficava muito monótono. Cumps Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Silveira Publicado: Janeiro 15, 2009 Share Publicado: Janeiro 15, 2009 Boas Assim fica bem melhor. Citar Cumprimentos Ricardo Silveira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
pdias Publicado: Janeiro 15, 2009 Share Publicado: Janeiro 15, 2009 Boas O layout está bem melhor Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Verissimo Publicado: Janeiro 16, 2009 Autor Share Publicado: Janeiro 16, 2009 Olá, Depois de fazer alguns desenhos no paint, ontem meti mãos a obra e acho que consegui algo muito mais decente, pelo menos a meu gosto, mas como gosto sempre de ouvir as opiniões dos outros, aqui ficam as fotos! Como prometido, o Overflow, ainda estou a estudar maneira de o silenciar :s tá dificil... Agoro tenho um "problema"... Não esei o que fazer a bomba de circulação do lado esquerdo... Na terça-feira devo ir buscar mais 2 ou 3 dos meus corais e estou a acabar de produzir o meu reactor de kalk DIY, vamos ver se ele vai trabalhar Obrigado a todos Cumps, Citar Feedback das minhas vendas Aqui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Ricardo Silveira Publicado: Janeiro 16, 2009 Share Publicado: Janeiro 16, 2009 Boas O layout ficou melhor que a imagem do paint. Na minha opinião melhorou bastante. Em relação ao overflow , parece ser fácil de fazer, tenho de experimentar algo do género cá por casa. Citar Cumprimentos Ricardo Silveira Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Verissimo Publicado: Janeiro 18, 2009 Autor Share Publicado: Janeiro 18, 2009 (editado) Depois de andar as voltas a partir a cabeça a procura de um reactor de kalk barato, acabei por fazer a pesquisa certa e com sorte meti mãos a obra e consegui fazer o meu proprio reactor de kalk, e ficou bem baratinho!! Materiais: 1 tubo cola acrilio 5.06€ 2 bases acrilico 130mm x 130mm 6€ 1 tubo acrilico 400mm altura (tinha de ser deste tamanho por causa do sitio onde vai ficar) 3.60€ 1 varão de estores cortado de uma janela 0€ 1 junção femea/femea 32mm 0.70€ 1 tampão 0.70€ 1 bola de luzes coloridas (para retirar o motor) 13.50€ (Quis finalizar o reactor este fim de semana senão arranjava apenas o motor mais barato) 1 tubo branco 6mm 1.30€ Total: 32€ Hoje ainda está em periodo de secagem e so amanha ou depois será testado mas acredito que vai correr bem! Obrigado a todos! EDIT: para colocar foto do reactor concluído. Cumps, Editado Janeiro 20, 2009 por Verissimo Citar Feedback das minhas vendas Aqui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Rui Feliciano Publicado: Janeiro 18, 2009 Share Publicado: Janeiro 18, 2009 Olá Verissimo, como disse anteriormente, o facto de teres pouca profundidade dificulta muito o trabalho criativo com a rocha mas penso que esta mexida melhorou consideravelmente o layout, tem apenas em atenção que todos aqueles buracos possuem algum fluxo de água. Quanto ao reactor de kalk, quando testares diz que tal se porta! Abraço, Rui Feliciano Citar Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Verissimo Publicado: Janeiro 19, 2009 Autor Share Publicado: Janeiro 19, 2009 Bom dia, Rui apenas não percebi o que quiseste dizer com esta frase Obrigado, tem apenas em atenção que todos aqueles buracos possuem algum fluxo de água. Citar Feedback das minhas vendas Aqui Link to comment Partilhar nas redes sociais More sharing options...
Recommended Posts