filipeafonso Publicado Agosto 22, 2004 Publicado Agosto 22, 2004 Há necessidade de colocar para além do filtro a bombear agua de uma pedra difusora? A minha duvida existe pk ja vi pessoal aqui que diz que há sempre necessidade de colocar para as plantas n morrerem um adicional de co2 durante a noite agora sinceramente não sei se se justifica, o meu aqua tem 100cm e 100 litros tb tem um filtro com motor de 1000l/h as plantas que tenho aqui sao as echinodorus e anubias, axam mesmo necessario? Cumprimentos Filipe Afonso Citar
Luís Fortunato Publicado: Agosto 22, 2004 Publicado: Agosto 22, 2004 Viva. Por experiência própria, não vejo qualquer problema em não teres uma pedra difusora ligada durante a noite. Estas, são sim aconselhadas para pessoas que tenham um reactor de CO2 a bombar para o aquário. Como é óbvio, depois durante a noite ficarias com as plantas, peixes e reactor a largar CO2 p dentro do aqua. Excessos de CO2 que eu saiba começariam a matar-te os peixes antes que as plantas. Mas pronto, eu não conheço o setup e os habitantes pormenorizadamente do teu aqua, se calhar até tens alguma espécie que necessite de águas bem oxigenadas (como os Discus, salvo erro) e aí sim, será melhor comprares uma bomba de ar. Nem que seja para a ligares apenas de noite. Enquanto mantiveres a água a circular com um bom caudal e com uma certa agitação superficial (para ajudar a oxigenar a água) creio não haver problema. Espero ter ajudado. Cumprimentos. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
ep Publicado: Agosto 23, 2004 Publicado: Agosto 23, 2004 Caríssimos : A introdução de CO2 durante a noite é na maioria dos casos contraprudecente , tal como uma boa agitação superficial do aquário ou a introdução de ar através de uma pedra difusora ,pois também na maioria dos casos , não serve para nada , excepto para nos livrar rápidamente do CO2 e em relação á quantidade de O dissolvido o aumento é relativamente pequeno pois depende essencialmente de outros factores ! além disso a grande maioria das plantas cresce melhor num ambiente calmo sem correntes , muito embora os peixes por seu lado gostam de ter alguma pequena corrente localizada para de vez em quando nadarem contra ela provávelmente como exercício ! Adeus , EP Citar NINGUÉM É TÃO SÁBIO QUE NÃO TENHA NADA PARA APRENDER E NINGUÉM É TÃO BURRO QUE NÃO TENHA NADA PARA ENSINAR !!!
Luís Fortunato Publicado: Agosto 24, 2004 Publicado: Agosto 24, 2004 Viva. A introdução de CO2 durante a noite é na maioria dos casos contraprudecente , tal como uma boa agitação superficial do aquário ou a introdução de ar através de uma pedra difusora ,pois também na maioria dos casos , não serve para nada , excepto para nos livrar rápidamente do CO2 e em relação á quantidade de O dissolvido o aumento é relativamente pequeno pois depende essencialmente de outros factores Exactamente, a introdução de uma bomba de ar nocturna (chamemos-lhe assim) serve apenas para eliminar qualquer excesso de CO2 que se possa "acumular" durante a noite. Eu pessoalmente, uso um reactor de CO2 com uma pedra difusora e não o retiro de noite nem ligo bomba de ar nem coisíssima nenhuma. Os meus peixes aguentam-se bem, nem ficam ofegantes nem andam à tona d'água à procura de mais O2. Até os encontro, a maior parte, após a luzes se apagarem, escondidos debaixo de folhas ou de troncos ou outros elementos decorativos do meu aquário. Cumprimentos e obrigado pelo reparo ep. Luís Fortunato Citar Não respondo a dúvidas por MP... Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.
Recommended Posts