Recommended Posts

Publicado (editado)

boas

vou montar um aquário com mais ou menos 16 litros e vou por akadama como substrato e também estava a pensar por umas plantas pouco exigentes... não tenho iluminação e também não tenho CO2 mas posso vir a fazer um caseiro. o meu problema agora era que fertilizante comprar, queria um que já tivesse a maior parte dos nutrientes e que as plantas se aguentassem.

tive a ver no site Tropica e tirei algumas destas plantas pouco exigentes:

Hygrophila polysperma

Microsorum pteropus

Sagittaria platyphylla

Vallisneria americana ''mini twister''

Vallisneria nana

Bacopa australis

Bacopa caroliniana

Cryptocoryne beckettii ''petchii''

Cryptocoryne undulata

Eleocharis parvula

Hygrophila corymbosa 'Siamensis'

Riccia fluitans

Sagittaria subulata

depois vou escolher as que encontrar a venda...

estava a pensar em encomendar o Aquatilizer by FERKA 250 ml

Estes são os fertilizantes de que tanto se tem falado e que já conquistaram os E.U.A, a Asia e a Europa, agora disponiveis em Portugal.

Para os grandes "aqua-paisagistas" a sua qualidade esta para além da dos fertilizantes ada.

Aquatilizer é uma combinação de todos os elementos e nutrientes, essenciais ao crescimento das plantas aquaticas, sendo facilmente absorvido pelas folhas.

Aquatilizer fornece os tres principais elementos, que são potassio, magnésio e enxofre e todos os elementos traço, incluindo manganes, boro, zinco e molybedeno. Aquatilizer contem ainda um outro componente que ajuda as plantas a florir e a manterem-se saudaveis. Esta formula é exclusiva de Aquatilizer.

Aquatilizer é totalmente livre de nitrato fosfatos radicais. Para prevenir quaisquer contaminações, apenas quimicos altamente purificados (qualidade farmaceutica) foram usados.

que podem ver aqui: http://www.crystalred.eu/produtos.php?sub=...fam=3&gpo=1

acham que as plantas com este fertilizante se aguentam?

Editado por jcesar
Publicado:

Olá jcesar!

Bem... isto do usar fertilizante não é assim tão linear... mas qualquer fertilizante serve desde que tenha tudo o que as plantas necessitam: N-P-K (nitrato, fosfato e potássio) e micronutrientes (entre os quais o ferro e magnésio que serão os mais importantes).

Agora uma coisa e importante interiorizares: equilibrio. Não vale a pena aplicares uma dose grande de nutrientes se as plantas não tiverem luz ou co2 suficiente para os consumir. Na maior parte dos casos os aquarios têm baixos níveis de co2 para um grande intensidade luminosa e por isso acabam por aparecer as tão indesejadas algas.

Para as plantas que referistes, muitas delas não são esquisitas com as condições que lhes dás, especialmente musgo, fetos, vallisnerias (muito grandes para 16 litros) e as crypts, quase que se aguentam só com a luz da janela. Mas se queres fazer uma coisa bonita (e há aquários espetaculares com 16L) arranja um candeeiro que dê uns 20W, com uma lâmpada do tipo fluorescente ou uma economizadora (atenção à temperatura de cor - à volta de 6500K, luz branca), faz a garrafinha de co2 (em vez de fazeres em 1,5L faz com 1/2 da dose para uma garrafa de 1L por exemplo) e então pensa num fertilizante que tenha NPK e outro com micros. Assim podes escolher quase qualquer planta da lista da tropica, tens é de ter atenção ao tamanho, porque em 16L muitas plantas são gigantes.

Vai pensar no assunto, dá uma olhada nos pequenos plantados que aparecem na secção de nanos e qualquer duvida, apita :alberteinstein:

dmscaping_mini_forum.jpg

Publicado:

enquanto estava a ler, lembrei.me de uma de uma espécie de "calha" que eu tinha aqui em casa mas só tem 8w (não é suficiente pois não? pelo menos para a plantas mais exigentes?)... em relação aos fertilizantes vou ver o que hã nas lojas de aquariofilia aqui por Aveiro e vou seguir algumas das receitas de CO2 do fórum...

cumprimentos

Publicado:
enquanto estava a ler, lembrei.me de uma de uma espécie de "calha" que eu tinha aqui em casa mas só tem 8w (não é suficiente pois não? pelo menos para a plantas mais exigentes?)... em relação aos fertilizantes vou ver o que hã nas lojas de aquariofilia aqui por Aveiro e vou seguir algumas das receitas de CO2 do fórum...

cumprimentos

8W chega para as plantas que falastes antes :wink:

Quando me iniciei, mantive elodeas, musgo e vallisnerias com apenas 8W para 30L e elas cresciam... no entanto nunca cresciam tão bem como se tivessem mais luz ;)

Nos meus nanos uso candeeiros de secretaria com lâmpadas economizadoras e27 e e14 (são as que encaixam nos casquilho grosso e fino) e dá para manter muitas plantas, podias usar essa calha e completar a iluminação com um candeeiro de secretaria por exemplo... ou então fazes assim mais simples com plantas mais exigentes e apenas com a "calha".

dmscaping_mini_forum.jpg