Raia,Discos... HELP


Taz_Pb

Recommended Posts

Boas

Estou com alguns problemas pois um amigo quis se desfazer de uma "raia"(nao sei o nome do peixe) e 4 discos tenho ja um aqua nove encomendado (120x50x60) que so estara pronto na proxima semana ate la os "bixos" estao no meu antigo 100x30x40.

O meu problema não é só um são varios:

1-a raia dá-se com os discos?

2-quais os parametros da agua para eles? ( tenho o ph a 6.2 e os testes de Kh dão-m um valor muito baixo e os de Gh dão valores altissimos(agua muito dura)fiz agora um TPA mais logo digo quais os novos valores a temperatura é de 29º mas com o TPA baixou um pouco)

3-Só tenho estes 3 testes Ph Gh e Kh mas ja vi aqui algo escrito acerca de Dh??? o que é?algum teste particular ou um calcolo com os anteriores?

Quem me deu os peixes nao me deu qualquer informação e ate me disse que nunca tinha medido nada de Ph nem nada( biggrin.png' alt=':biggn:'> incrivel) e pronto tenho medo que isto morra tudo biggrin dava-me geito alguma ajuda.

Obrigado a todos

Editado por Taz_Pb

* Assinatura removida *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

São compatíveis sim... tens de por umas fotos da raia! Em principio é uma raia também amazonica como os discus pelo que os parametros nao diferem muito.

Testa nitratos, nitritos e amonia, porque já se sabe como são os discus com compostos azotados na agua :coffee:

Tens boa filtração? Os discus são grandes e sujam muito :laugh:

TPAs com força nisso e em principio não terás problemas.

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu ate punha a foto aqui mas... (pergunta de noob) como se faz?o botao de adicionar imagem so da se a foto ja estiver na web como faço?

o filtro que tenho não é grande coisa mas é provisório(filtro interno tetratec in 600) so até ao fim da próxima semana depoix virá o outro aquario e novas questões sobre como o equipar.

os discos não são muito grandes 6cm 3 e o outro 8cm a acrescentar a isto estao tambem(au...) 2 dolares grandes mas calmos e um poixe gato que tambem não sei bem o nome.

o meu Ph continua a 6.2 (Nutrafin) axo que está bom agora o que me preocupa é o Gh tambem da Nutrafim sem contar com a primeira gota tenho que deitar 15 gotas até ter a mudança de cor na tabela diz para multiplicar por 20 bem ate me passa da escala... estou preocupado em baixar isto já mudei 50% da agua e obtenho este valor(antes do tpa parei de contar as gotas no 20) não vou fazer mais nenhum pta hoje mas amanha faço outro de 50% alguma dica para ajudar será bem vinda,mais uma vez obrigado

* Assinatura removida *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

fala com o membro severum, pois pelo que tenho lido ele é o entendido em raias

 

cumps.

Cumprimentos, Ricardo Vieira / Aquariofilia copo de Whisky
jpmartins Zaratrusca Hugo Monteiro ric17fcp
alvarenga

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Severum é o man da "raia".Mas o aqua não será demasiado pequeno para ela?Pergunta estúpida.Estás a fazer os testes logo a seguir á TPA ?Se for isso não o faças pois os valor não são os correctos.Espera pela dia seguinte para fazeres os testes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim o Aquario é pequeno para todos os peixes juntos a raia tem bastante espaço no fundo porque retirei todas as pedras que tinha assim ela tem mais espaço mas como ja disse é provisorio.

Digam-me so mais uma coisa a dureza da agua tem s ver com a sujidade?ou é algo que ja possa vir na agua?ainda não me lembrei de fazer o teste á agua antes de por no aquario e cinceramente a esta hora tambem ja não sou capaz... amanha é um bom dia :music_singguitar:

comprimentos a todos e obrigado.

* Assinatura removida *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

Infelizmente não vou puder pôr as fotos dos bixos ainda porque tenho um bug no explorer e não concigo fazer o upload das fotos para o photobucket e para já estou sem tempo para formatar isto mais logo irei fazer novos testes á agua para ver s houve alguma alteração.

Tudo parece bem os discos estão com as barbatanas todas abertas com umas cores lindas a raia farta-se de passear pelo aquario até se "cola" no vidro e parece que o meu peixe gato anda a cata-la :flick_tongue:

Na altura da alimentação tambem foi tudo normal,os discos comeram(granulado da sera(dia de artémia é hoje)) a raia axo que tambem comeu disso pois não concegui ver mas concegui ver ela a apanhar as pastilhas da Nutrafin que caiu encotada ao vidro da frente punha na boca e depoix largava e voltava a por na boca e voltava a larger... axo que estava a comer.

Editado por Taz_Pb

* Assinatura removida *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

e pronto cá vão os meus novos valores

PH-6.6/6.8

KH-sem contar com a 1ª gota deitei uma e a cor mudou na tabela dá-me 20mg (Nutrafin) na tabela diz "ajustar com defensor apropriado" que defensor?

GH-sem contar com a 1ª gota deitei 10 gotas segundo a tabela são 200 e diz Agua moderadamente dura mas ja está no maximo quase a passar para agua muito dura(Nurafin)

Vou fazer um TPA de cerca de 40/30% gostaria que alguem me disse-se se estou a fazer tudo bem ou se existe outras formas ou algum complemento para melhorar.

Obrigado

 

Ps.Gostaria tambem de saber quais os valores ideais de KH e GH o PH se não me engano deve estar entra os 6 e os 6.8(axo eu)

* Assinatura removida *

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...Hum... não encontro o perfil do membro severum alguem me pode dar o link?

 

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showuser=12990

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Recebi a tua mensagem e já li o tópico.

 

Se a raia que tens é igual à da foto, pois bem, já deves saber que tens uma MOTORO. São raias ideias para iniciados, muito resistentes. Só têm um problema, no teu caso, ficam enormes. As fêmeas, por norma, crescem mais que os machos. Um aquário de 120cm é curto. Dá para algum tempo mas não é definitivo. Cuidado, é possivel manter raias com Discus, mas em aquários muito grandes. Em aquários pequenos, e visto que as motoros podem chegar ao 1m de diâmetro, poderão ser comidos. Mas até lá poderás contar com 2 anos, se for bem alimentada.

 

Relativamente ao PH, 6,2 é óptimo. Sem problemas.

 

Quanto à alimentação se já come granulados, óptimo. De qualquer modo podes dar-lhe alimento com casca, ou seja, caranguejos, caracois de água e camarão com casca. Podes complementar com peixe e minhocas.

 

Atenção ao termostato. Deve estar protegido. As raias são animais de sangue frio e queimam-se.

 

Mais, com esses peixes todos deves fazer TPA's (trocas parcias de água) com muita frequência. Tenho um aquário de 450l e faço TPA's de 10% diariamente. Fico mais descansado assim :wink:

 

Se quiseres vê este meu tópico http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=61287 que encontras muita informação. Se quiseres podes também ler um artigo que escrevi para este último número da bioaquária que está interessante ;)

 

E pesquisa muito.

 

Se tiveres duvidas avisa-me que dentro dos meus conhecimentos ajudo o mais possivel :Smile-PT:

 

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.