Leonix.sp Publicado Dezembro 19, 2008 Publicado Dezembro 19, 2008 Olá amigos. Tenho uma dúvida: Pretendo colocar um grupo de Labidochromis caeruleus (Yellow e White) no aqua. Corro algum risco de que haja reprodução entre eles? Caso isso ocorra, alguem sabe como será o hídrido desse cruzamento? Aguardo contato. Abraços, Leo.
Diogo C. J. Publicado: Dezembro 19, 2008 Publicado: Dezembro 19, 2008 Existe esse risco uma vez que são da mesma espécie, apenas de populações diferentes... Não faço ideia de como seriam os descendentes, mas uma coisa é certa, seriam peixes que não pertenceriam nem a uma nem a outra população, e devem ser evitados hibridos a todo o custo, pois contribui para o declinio das linhagens puras. Para além disso, se te referes a nkhata bay (brancos), fica sabendo que não se arranjam assim numa loja qualquer de aquariofilia... não existe muita gente a mantê-los, e penso que só os arranjas em importações a criadores estrangeiros... ou com um pouco de sorte arranjas um criador português que já os tenha reproduzido (a reprodução é bastante fácil, à semelhança dos seus "primos" amarelos) Mas para quê "estragar" uma linhagem tão rara e bonita, cruzando-a com outra? (é o que vai acontecer se os juntares com os amarelos) Fiquem bem, Diogo C. J. http://an-outromundo.blogspot.com/ O meu novo blog, ainda muuuito modesto....
Leonix.sp Publicado: Dezembro 21, 2008 Autor Publicado: Dezembro 21, 2008 Olá Diogo! Obrigado pela resposta. Aqui no Brasil encontramos as duas qualidades com certa facilidade. É bom saber que não vale a pena arriscar esse cruzamento, mas ao mesmo tempo fico curioso em saber qual seria o resultado obtido. É isso. Abraço, Leo.
Marco Monteiro Publicado: Dezembro 21, 2008 Publicado: Dezembro 21, 2008 Existe esse risco uma vez que são da mesma espécie, apenas de populações diferentes... Não faço ideia de como seriam os descendentes, mas uma coisa é certa, seriam peixes que não pertenceriam nem a uma nem a outra população, e devem ser evitados hibridos a todo o custo, pois contribui para o declinio das linhagens puras. É preciso ter algum cuidado quando falamos ou utilizamos o termo hibridação. Neste caso não estariamos perante um caso de descendentes hibridos porque a espécie é exactamente a mesma! Desta forma, o resultado seria sempre Labidochromis Caeruleus... Mas para quê "estragar" uma linhagem tão rara e bonita, cruzando-a com outra? (é o que vai acontecer se os juntares com os amarelos) Aqui sim, concordo contigo e acho que devemos tentar manter os cruzamentos entre uma mesma população.... Um abraço, Marco D'Oliveira Monteiro APC #195 Meu Blog
Recommended Posts