Recommended Posts

deparei-me com este site:

http://www.wunderground.com/MAR/wpacm.html

 

vejam na indonésia, onde existe mais variedade de corais chega aos 32ºC, é a temperatura da superficie da água, quentinha não...

 

será que estamos a fazer bem usando temperaturas gelidas?

ok, tem mais oxigénio, gastamos menos electricidade, mas será o ideal?

deduzo que 27ºC deveria ser o minimo aconselhado, eles aguentar aguentam, mas os corais têm de gastar mais energia para obter os recursos.

 

O único episódio de perda de corais que tive coincidiu com uma baixa de temperatura (termostato pouco potente para o frio que está), também com baixa na salinidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

http://www.wunderground.com/MAR/eum.html

http://www.wunderground.com/MAR/

Em Portugal, podemos ver que o mediterrâneo tem um impacto nulo com as nossas temperaturas costeiras...

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que o ponto chave é mesmo o oxigenio. Em aquarios muitas vezes demasiado cheios um aumento de temperatura pode ser desastroso pela falta do mesmo. De qualquer forma existem corais que aguentam essas diferenças de temperatura outros não dependendo de onde e de que profundidade eles vêm.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

acho que o ponto chave é mesmo o oxigenio. Em aquarios muitas vezes demasiado cheios um aumento de temperatura pode ser desastroso pela falta do mesmo. De qualquer forma existem corais que aguentam essas diferenças de temperatura outros não dependendo de onde e de que profundidade eles vêm.

 

Concordo, Com muita carga orgânica, o oxigénio tende a ser mais baixo. E as temperaturas baixas ajudam.

 

Eu próprio, quando liguei o meu controlador de redox (não..não uso ozono), verifiquei baixissimos valores de redox, ter em atenção que é uma forma rude de medir o oxigénio dissolvido, não serve para medir o oxigénio de uma forma rigorosa, mas serve de uma forma indirecta pelo menos para de uma forma simples, termos uma ideia de alguns dos parametros fundamentais.

 

Quando mudo a água este redox BAIXA para valores em redor dos 2xx, depois com boa escumação vai subindo, sinceramente é mais importante a subida ou ndescida dos valores redox que os próprios valores, a sonda pode estar já descalibrada...por exemplo.

 

O meu caso face ao redox baixo e com pouca carga orgânica serviu para melhorar a escumação, e a circulação superficial da água...conseguindo numa semana trazer para nos 3xx de redox...para niveis seguros.

 

Palpita-me que em grande parte dos aquários sem conhecimento dos valores do oxigénio, a temperatura altas que são as normais nos habitats dos corais, temos uma correspondente escalada de mortes, daí as conclusões por vezes erradas de temperaturas abaixo dos 27ºC como óptimas.

 

Não encontro dados, mas parece-me que só existirá estratificação ao nivel de temperaturas em zonas de mar aberto(e com algumka profundidade), a rebentação e as correntes próximas à costa, não devem permitir diferentes temperaturas..pelo menos até 20 metros...

Mas isto sou eu a dizer...

 

quem achar dados que diga...

Abraços!

António Vitor

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais