nes Publicado Dezembro 16, 2008 Publicado Dezembro 16, 2008 Boas pessoal, Eu sou iniciante nisto da Aquariofilia e gostava da vossa ajuda, tenho um aquário a pouco tempo e os meus peixinhos estão a suja-lo muito o filtro que tenho lá é "fraco" (digo eu) pois a água está um pouco turva. Vou hoje pela 1º vez fazer a 1º TPA mas penso que o melhor era também aspirar o areão pois tem muita "mer**" dos meus peixinhos, estão sempre a fazê-la.... Necessitava da vossa experiência para me ajudar nisto, pois não sei como hei de fazer... Deverei retirar os peixes para outro lado para lavar o aquário todo? ou deixar um pouco de água no fundo com os peixes dentro do aquário e trocar somente 50% da água? Deixo aqui o link para o Setup do meu aquário: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...0&start=100 Citar ------------------------------------Nes Photography
jpospr Publicado: Dezembro 16, 2008 Publicado: Dezembro 16, 2008 A TPA nao deve ser de 100% a não ser que estejas com um problema muito grave no aquário, deverá ser de cerca de 20%. Para aspirares o areão tens de ter um "sifão" um tubo que te puxa a água para um balde e te tira a água do aquário, e ao mesmo tempo que tira essa água com a pressão de sucção aspira-te o areão. Mais alguma duvida...pergunta! Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
PBas Publicado: Dezembro 16, 2008 Publicado: Dezembro 16, 2008 A TPA nao deve ser de 100% a não ser que estejas com um problema muito grave no aquário, deverá ser de cerca de 20%. Para aspirares o areão tens de ter um "sifão" um tubo que te puxa a água para um balde e te tira a água do aquário, e ao mesmo tempo que tira essa água com a pressão de sucção aspira-te o areão. Mais alguma duvida...pergunta! Essa foto ilustra bem o processo... mas se tiveres substrato fertil não é conveniente aspirar assim tão profundamente. Citar
nes Publicado: Dezembro 16, 2008 Autor Publicado: Dezembro 16, 2008 Eu não tenho plantas neste aquário, pois não tenho ainda iluminação para tal, em relação a esse "sifão" alguém me sabe dizer marcas ou preços dos mesmos? neste caso que me aconselham para eu fazer hoje? troco 20% da água e deverei remover o areão para o limpar ou deixo-o assim até comprar o "sifão" ?? Obrigado pela vossa ajuda... Citar ------------------------------------Nes Photography
jpospr Publicado: Dezembro 16, 2008 Publicado: Dezembro 16, 2008 Não necessitas de ser tão limpinha/o com o teu areão e ter um cuidado tão exaustivo logo de inicio. Se não tens o aspirador agora, retira a água sem aspirares o fundo não é assim tão grave se nao o fizeres. Eu nao aspiro o areão, pq como tenho tapete de plantas no fundo nem sequer consigo e nao tinha efeito nenhum. Preços existe muitos este tipo de aspirador manual é barato, funciona atraves de gravidade e não precisa de pilhas ou esta rligado à corrente. Qualquer loja de animais tem ou mesmo um hiper-mercado na zona dos animais tem e é tudo a mesma coisa. Não te preocupes com as marcas. Deverás só de ter atenção é ao diametro do tubo, quando este maior for, mais rapido vai fazer a TPA mas tb maior poder de sucção vai ter, tens de comprar um à tua medida Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
nes Publicado: Dezembro 16, 2008 Autor Publicado: Dezembro 16, 2008 Obrigado mais uma vez pela vossa ajuda. Eu já deixei 2 garrafões de 5litros de água. cheios a repousar para hoje a noite quando chegar a casa fazer o TPA, vou ter de retirar a água com um copo, pois ainda não tenho material nenhum para fazer isso, esse sifão fará esse trabalho não é? Citar ------------------------------------Nes Photography
jpospr Publicado: Dezembro 16, 2008 Publicado: Dezembro 16, 2008 Yep, com um copo vais ter um trabalhão!! Não podes adiar a TPA por 2 dias e comprar o aspirador entretanto? Não é por nao fazes a TPA hoje que te vão morrer os peixes. Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
nes Publicado: Dezembro 16, 2008 Autor Publicado: Dezembro 16, 2008 O aquário somente tem 18litros, penso que não vou ter assim tanto trabalho e a minha disponibilidade de ir comprar o sifão é reduzida, e provavelmente somente irei comprar no fim de semana no RuiMar a loja é muito boa, e o dono da loja é muito simpático e prestável, provavelmente vou lá no sábado fazer umas compras. Quero retirar de lá um coral que tenho artificial, pois os peixes anda-se a roçar nele e tenho 2 peixes que já perderam 1 ou 2 escamas de terem-se roçado no coral... Neste aquário tão pequeno consigo colocar algumas plantas? Se me puderem ajudar, agradecia... Citar ------------------------------------Nes Photography
jpospr Publicado: Dezembro 16, 2008 Publicado: Dezembro 16, 2008 Sim consegues, aliás seria uma ajuda para a manutenção do aquário, pq as plantas consomem nutrientes que estão na coluna de água, evitando o aparecimento de algas. Tens de ver as plantas que se adecuam mais ao teu aquário, tens plantas que querem mais manutenção que outras e deverás saber se o teu substrato serve para ter plantas. Em relação ao coral artificial fazes bem em tirar de lá, os peixes podem-se magoar, mas o comportamento deles de se estarem a coçar pode indicar que eles possam estar com parasitas internos, verifica isso. Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
João Faria Publicado: Dezembro 16, 2008 Publicado: Dezembro 16, 2008 O aquário somente tem 18litros, penso que não vou ter assim tanto trabalho e a minha disponibilidade de ir comprar o sifão é reduzida, e provavelmente somente irei comprar no fim de semana no RuiMar a loja é muito boa, e o dono da loja é muito simpático e prestável, provavelmente vou lá no sábado fazer umas compras. Quero retirar de lá um coral que tenho artificial, pois os peixes anda-se a roçar nele e tenho 2 peixes que já perderam 1 ou 2 escamas de terem-se roçado no coral... Neste aquário tão pequeno consigo colocar algumas plantas? Se me puderem ajudar, agradecia... Bopas, A parte que sublinhei: eles fazem isso com muita frequência? É um típico sintoma de excesso de nitritos causado possivelmente por sujidade acumulada no fundo do aquário. Para já faz uma TPA de 1/3 da água e quando antes arranja esse sifão para aspirares o areão. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
nes Publicado: Dezembro 16, 2008 Autor Publicado: Dezembro 16, 2008 Não é com frequência, ainda ontem vi a passar por trás do coral e bateu nele, notei isso porque o coral mexeu-se... Mas hoje vou tirar o coral e fazer TPA a 1/3, em relação ao Sifão vou tentar arranjar o mais depressa possível para puder aspirar o areão. Obrigado pela vossa ajuda. Em relação a colocar lá umas plantas, vou ver se começo a ler um pouco sobre as mesmas e o areão que necessitam para conseguirem crescer para depois ver se coloco o aquário mais bonito... Se hoje conseguir tiro umas fotos para colocar aqui para o pessoal dar ideias... Mais uma vez obrigado pela vossa colaboração... Citar ------------------------------------Nes Photography
njribeiro Publicado: Dezembro 16, 2008 Publicado: Dezembro 16, 2008 Não é com frequência, ainda ontem vi a passar por trás do coral e bateu nele, notei isso porque o coral mexeu-se... Mas hoje vou tirar o coral e fazer TPA a 1/3, em relação ao Sifão vou tentar arranjar o mais depressa possível para puder aspirar o areão. Obrigado pela vossa ajuda. Em relação a colocar lá umas plantas, vou ver se começo a ler um pouco sobre as mesmas e o areão que necessitam para conseguirem crescer para depois ver se coloco o aquário mais bonito... Se hoje conseguir tiro umas fotos para colocar aqui para o pessoal dar ideias... Mais uma vez obrigado pela vossa colaboração... OH AMIGO COM UMA MANGUEIRA TAMBÉM DÁ.... Citar
João Faria Publicado: Dezembro 16, 2008 Publicado: Dezembro 16, 2008 OH AMIGOCOM UMA MANGUEIRA TAMBÉM DÁ.... Boas, O sifão é mais largo que a mangueira para que a água suba mais devagar permitindo às pedras ou mesmo areão fino de subir devagar e voltar a cair com o seu peso. O lixo, mais leve, segue caminho ascendente até à mangueira, saíndo do aquário. Se utilizares só a mangueira, a velocidade de aspiração é tão elevada que até as pedras do areão grosso são absorvidas. Para usar uma mangueira sózinha apenas se poderia fazer uma aspiração superficial e nunca em profundidade. Espero ter sido claro. Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
jpospr Publicado: Dezembro 16, 2008 Publicado: Dezembro 16, 2008 Alguns sifões no topo, como o meu, têm um filtro que evita que o areao suba mais e acabe por ir parar ao balde Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
nes Publicado: Dezembro 17, 2008 Autor Publicado: Dezembro 17, 2008 Agradeço-vos imenso por todas as explicações de momento já estou muito mais esclarecido, ontem a noite estive a fazer o 1º TPA ao meu aquário com um copo retirei +/- 10litros de água, deixei 5litros da água antiga, não limpei o areão, pois ainda não tenho o Sifão. Retirei também o dito Coral artificial, e notei que os peixes movimentam-se muito melhor... Tentei tirar algumas fotos, mas não ficaram lá grande coisa, hoje irei tentar tirar mais umas fotos para ver se coloco aqui... Citar ------------------------------------Nes Photography
Thtrs Publicado: Dezembro 17, 2008 Publicado: Dezembro 17, 2008 Eu ainda sou muito novato nisto, mas faço as minhas TPA´s com a mangueirinha do chuveiro (sem o chuveiro claro ) e um balde (qualquer espécie de mangueira serve para o efeito). Nem quero pensar o que seria ter que o fazer com um copo. Basta pores um balde mais baixo que o nivel do aqua e sugar um bocado que a água cai imediatamente. E o enchimento exactamente da mesma forma (mas a deixar cair da magueira para um prato de forma a não deixar a água cair com muita força no aqua). Quanto ao sifão que falam, estou a pensar comprar um, mas como o meu areão é muito leve... será que não me vai estragar o layout do aqua (quero dizer se não me vai remexer o areão todo)? Obrigado Citar
alcaide Publicado: Dezembro 17, 2008 Publicado: Dezembro 17, 2008 eu uso um que comprei no bricomarché por 4€ e é bastante eficaz! Citar ALCAIDE
nes Publicado: Dezembro 17, 2008 Autor Publicado: Dezembro 17, 2008 João Pedro consegues arranjar uma foto do teu Sifão para eu ver do que estás a falar? Thtrs eu também pensei nisso, de usar uma mangueira, mas optei pelo copo visto que o meu aquário é somente de 18litros, pensei que não ia ser muito difícil, mas na verdade perdi bastante tempo a retirar a água com um copo... alcaide tens foto do teu Sifão? Obrigado a todos pela vossa ajuda... Citar ------------------------------------Nes Photography
João Faria Publicado: Dezembro 17, 2008 Publicado: Dezembro 17, 2008 alcaide tens foto do teu Sifão? Está lá em cima (post #2). Cumps. Citar Ex-membro Tilapia Não te esqueças de antes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma
alcaide Publicado: Dezembro 18, 2008 Publicado: Dezembro 18, 2008 Não mas posso arranjar Está lá em cima (post #2).Cumps. Citar ALCAIDE
nes Publicado: Dezembro 18, 2008 Autor Publicado: Dezembro 18, 2008 (editado) Boas pessoal eu já comprei finalmente o Sifão, comprei da Tetratec GC30 Vou hoje fazer uma limpeza em condições no meu aquario e comprei tambem o teste de PH da Tetra Vou limpar o aquario e depois mete aqui os testes e as fotos se conseguir tirar alguma de jeito... Obrigado pela vossa ajuda... Editado Dezembro 18, 2008 por nes Citar ------------------------------------Nes Photography
nes Publicado: Dezembro 19, 2008 Autor Publicado: Dezembro 19, 2008 Boas, pessoal Ontem a noite lá fui eu fazer a minha limpeza ao aquário, usei o Sifão que vêem a cima e fiquei satisfeito com o resultado agora ando a notar é água um pouco turva ultimamente, tenho limpado o filtro sempre que faço o TPA e o mesmo encontra-se sempre muito sujo... Será que deverei limpar o filtro dia sim dia não? Testei também o pH da água do aquário após a mudar e tem pH 7 Testei também o pH da torneira e tem pH 7.5 Obrigado a todos pela vossa ajuda... Citar ------------------------------------Nes Photography
jpospr Publicado: Dezembro 19, 2008 Publicado: Dezembro 19, 2008 Turva leitosa , ou turva com particulas e suspensão? Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
nes Publicado: Dezembro 19, 2008 Autor Publicado: Dezembro 19, 2008 João Pedro está turva com partículas sempre em suspensão... Que posso fazer? Citar ------------------------------------Nes Photography
jpospr Publicado: Dezembro 19, 2008 Publicado: Dezembro 19, 2008 Não encontrei o teu Setup no link que enviaste Tem quantos litros o teu aqua e que filtro tem? qual é a l/h? Citar Cumprimentos João Pedro Rodrigues 60L Tanganyika e 540 Aqua Project
Recommended Posts