Bateria


Júlio Santos

Recommended Posts

E tenho a hipótese de fazer sump's em todos os aquas, com acrílico fazendo um fundo falso neles todos roubando 6 centímetros a cada aquário em todo o seu comprimento para fazer a tal sump individual...

 

Hummm. não percebi se isso fica fora ou dentro do aquario, mas fundo falso parece dentro...e como é que fazes a manutenção a sump :Fade-color

ha aquarios que tem os filtros com as massas filtrantes ao alto colados de lado e sempre da para limpar por cima

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois, mais uma questão colocada de parte...

Vou mesmo para a tua ideia que parece ser a indicada para o meu problema.

Agora coloco outra questão, qual o tamanho da sump? tenho espaço para fazer uma até 107 de comprido, 20 de altura e 21 de largura, faço mesmo do tamanho total ou não?

E como faço as divisórias da própria sump, não percebo nada disto?

Agradecia ajuda.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hummm, pelas minhas contas quando a bomba começar a trabalhar a agua vai baixar uns 25L na sump, isto calculando que suba uns 2cm 2.5 cm em cada aquario, a diferença entre a parde de baixo dos buracos de saida e o nivel onde a agua que vai estabilizar "nivel onde a que sai é igual a que entra".

...e com as medidas que tens para a sump o melhor é aproveitar tudo C100xL21xA20 =+-40L

 

por isso penso que deves fazer uma sump deste genero:

 

sump.jpg

 

como nunca usei sump é melhor esperares que algum entendido aprove!

 

Atenção que quando a bomba parar a agua vai continuar a cair dos aquarios durante 1 ou 2 minutos e o nivel vai subir para o maximo, por isso quando encheres começa pelo aquario de cima e vai deixando chegar ate a sump. ficar cheia. e só depois ligas a bomba.

Editado por CostaAzul

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades sobre o tópico...

Encontrei uma vidreira que faz os furos, mas... tenho que levar só o vidro que é para furar, e mesmo assim não se responsabilizam por algo que possa acontecer... quer dizer que tenho que descolar um vidro lateral de todos os aquas...

Se alguém poder ajudar com outra solução, estou aberto a novas soluções.

Já agora os furos faço a um dos cantos ou ao centro do aqua?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ajuda com leitura destas medidas.

Passa muros:

gallery_10793_975_52559.jpg

 

Tenho buraco feito nos aquários de 35mm e espaço entre os dois aquários do mesmo patamar +- 35mm também, será que utilizando duas peças destas e com um tubo para as unir dá?

Não entendo muito bem estas medidas, alguém pode ajudar, obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ajuda com leitura destas medidas.

Passa muros:

 

Tenho buraco feito nos aquários de 35mm e espaço entre os dois aquários do mesmo patamar +- 35mm também, será que utilizando duas peças destas e com um tubo para as unir dá?

Não entendo muito bem estas medidas, alguém pode ajudar, obrigado.

Olá VMAX,

 

A equivalência é a seguinte: na Coluna G "1/2 - a rosca tem 2,5 cm de altura e dá para um tubo de P.V.C. de 2cm de altura (medidas oficiais, fui medir), a coluna A deve de estar em mm. A tua medida deve ser "3/4.

 

Não precisas de duas peças do "passa muros", basta uma peça, o vidro fica no meio da peça, o lado que não tem a rosca fica no lado de dentro do aquário e o lado de fora fica a porca. (Fica a foto que é mais perceptível)

imagem_01_1174_000.gif

Podes depois colar um tubo por dentro.

 

Com 35mm de espessura do vidro também podes usar as mesmas junções que usei no meu brinquedo (Maternidade), ou seja:

Furar_Vidro_Red_25mm.jpg

Dá perfeitamente, no meu a rosca era um pouco curta (vidro 60mm), mas no teu fica muito melhor. Tens é que comprar com as medidas acima das que eu usei.

 

Agora tudo depende da forma como vais colocar as junções, se as entradas e as saídas forem através do vidro lateral, basta o "passa muros", se fizeres buracos no fundo, usaria as junções que eu usei.

 

Isto é a opinião de um amador, aliás a minha pequena aventura foi um ensaio para um futuro aquário com Sump, esta a opção mais económica. Ideias sobre uma Sump tens aqui (SUMP-D.I.Y.).

 

Valter

Cumprimentos,__________________________________________Black Soul Paradise - Malawi 250 (DIY)

Valter Cardoso__________________________________________DIY - Maternidade em cima do aqua principal

 

"QUEM PEIXE PROCURA… PEIX'ACHA!"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, estou a ver que isso vai mesmo andar !

 

Não consegues colocar uma junção femea entre os aquarios e enrroscar os passamuros por dentro de cada aquario, ma coisa do genero do boneco.

Os furos de 35mm é para passar acessorios de 1" "uma polegada" estive a medir a rosca nuns que tenho ali e é isso que tens que comprar tamto a junção femea/femea como os passamuros.

 

ligao.jpg

 

Eu penso é que as junções femea/femea tem mais que 35mm de comprimento e não deve caber, mas se tiveres dificuldade em cortar a medida da distancia e precisares, podes mandar-me as peças por correio que tenho cá um torno e rectifico-te isso, convem ser cortado direitinho para vedar bem e mesmo assim convem levar uns oring's de borracha ou encheres bem de silicone as junções sem depois apertar muito para não escorrrer a silicone toda para fora, de forma a dares alguma flexibilidade as uniões, sanão qualquer torção nos aquarios pode estalar logo os vidros.

Editado por CostaAzul

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Ponto de situação:

- Ligações feitas, tudo ok, sem verter água, mas.... à sempre um senão...

a bomba consegue colocar mais água no primeiro aquário do que aquela que sai, logo faz com que ele fique cheio...

Preciso de uma solução, alguém pode dar-me umas dicas?

Estive a pensar em colocar uma torneira do tubo que leva a água da bomba até ao primeiro aquário e controlar a saída da água dessa maneira, tenho uma duvida é se não vou queimar a bomba por estar a trabalhar em esforço...

 

gallery_10793_975_380456.jpg

 

 

gallery_10793_975_405836.jpg

 

Coloquei já areão em dois, visto não ir colocar todos em funcionamento, assim quando quiser mais, basta parar o sistema da água, retirar a agua do(s) aquários em questão, colocar areão e plantas e voltar a colocar a água que retirei, acho que não estou a pensar mal... corrijam-me se estiver enganado se faz favor

 

Sugestões e criticas são bem vindas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, estrangular um pouco a saida não faz mal a bomba.

Coloca umas fotos em promenor das entradas e saidas de agua e das ligações entre os aquarios, talvez haja algum estrangulamento que não deixe a agua fluir bem, os tubos de descida da agua parecem-me sufecientemente largos para escoar mais agua que a que a bomba devia colocar em cima !

........Aquario DIY ........ Bateria Invertebrados ........ Lago 15.000L ........ FeedBack’s

assaquariofilia.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, estrangular um pouco a saida não faz mal a bomba.

Coloca umas fotos em promenor das entradas e saidas de agua e das ligações entre os aquarios, talvez haja algum estrangulamento que não deixe a agua fluir bem, os tubos de descida da agua parecem-me sufecientemente largos para escoar mais agua que a que a bomba devia colocar em cima !

 

Já estrangulei a entrada da agua no primeiro aqua, com uma válvula, o que se passa é que toda a canalização foi feita em tubo de 1", mas a agua não passa suficientemente rápido do primeiro para o segundo aquas, o que leva ao enchimento do primeiro... e a bomba não coloca agua em demasia, o caudal nem é muito forte, o problema é a saída deste para o segundo a assim sucessivamente...

Neste momento corre um fio de água igual em todos eles. Mas acho pouco.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Já estrangulei a entrada da agua no primeiro aqua, com uma válvula, o que se passa é que toda a canalização foi feita em tubo de 1", mas a agua não passa suficientemente rápido do primeiro para o segundo aquas, o que leva ao enchimento do primeiro... e a bomba não coloca agua em demasia, o caudal nem é muito forte, o problema é a saída deste para o segundo a assim sucessivamente...

Neste momento corre um fio de água igual em todos eles. Mas acho pouco.

Parece que tens algo a impedir a entrada de água nos tubos de saída. Tudo indica que sejam as tais esponjas azuis que tens lá, para os camarões não serem sugados.

Experimenta tirar essas esponjas, como não tens ainda fauna, e vê como se comporta!

 

 

Cumps.

Não vale a pena remar contra a maré... deixa-te levar por ela. É menos penoso!

 

 

 

 

 

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ultimas sobre o tópico:

- Inicialmente tinha uma esponja em cada buraco, o que fazia reter mais a agua, neste momento só tenho uma esponja por cada saída e consegui com que o caudal esteja satisfatório...

- Tinha um único termostato de 300w, já coloquei outro de 100w, para tentar com que a temperatura fique mais uniforme neles todos, existe uma grande diferença entre a sump (onde está o de 300w) e o ultimo aqua... por isso coloquei no aqua da esquerda na prateleira de baixo o de 100w, queria ver se conseguia colocar tudo a 26º +-

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 9 meses depois...
  • 5 anos depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.