Recommended Posts

Publicado

Boa noite...

Gostava que me ajudassem... Em principio nesta terça feira, dia 16, irei remontar o meu aqua... E tenho uma grande dúvida...

Eu gosto de areão, mas ao mesmo tempo sei que é "mau" pois é mais complicado de controlar o lixo...

Ou seja, a minha dúvida é a seguinte:

Não é prejudicial á cultura de bactérias de um aqua?

Eu tenho uma ideia de que sem areão é muito mais fácil de controlar o lixo que se depoista no fundo, que muito mais facilmente é aspirado... Portanto evitamos mudanças na química da água...

Ajudem-me pessoal

Cumprimentos,

João Martins

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Publicado:

As plantas ajudam e bastante a estabilizar um aqua.Controlar tens várias maneiras.

Dar a comida que os peixes assimilem em pouco tempo.

Corys para limpar os restos ou até mesmo uns camarões e até porque não uns camarões Amano que limpam detritos.

Sinfonagem ao fundo do aqua quando fazes as TPA's :lol:

Como estás a ver tens algumas soluções para o teu problema :coffee:

Publicado:

Boas,

Eu tenho uma ideia de que sem areão é muito mais fácil de controlar o lixo que se depoista no fundo, que muito mais facilmente é aspirado... Portanto evitamos mudanças na química da água...

Como já te disseram o aspirador ou sifão é igual e igualmente eficaz em ambos os casos. A química da água só se altera com falta de limpeza, o que não seria o caso, com ou sem areão

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Publicado:
boas

até não é assim tão dificil controlar a sujidade, só se fores descontrolado com a comida.

e como estás a pensar colocar plantas sem substrato?

plantas, neste momento só uso feto de java, musgo de java e monosolenium tenerum... ou seja, tudo plantas que são podem ser presas a troncos... Portanto isso não chateia...

As plantas ajudam e bastante a estabilizar um aqua.Controlar tens várias maneiras.

Dar a comida que os peixes assimilem em pouco tempo.

Corys para limpar os restos ou até mesmo uns camarões e até porque não uns camarões Amano que limpam detritos.

Sinfonagem ao fundo do aqua quando fazes as TPA's ;)

Como estás a ver tens algumas soluções para o teu problema :thumbdown2:

Corys tinha 7... Morreram-me 3... Ou seja, tenho 4... E é por elas me terem morrido que eu estou com estas ideias... E porque vou juntar uns viejita... Camarões amano, eu tenho um neste momento, e a verdade é que ele não limpa assim tanto... Pelo menos no meu aqua... As sinfonagens para mim é um grande problema pois o meu areão tem uma granulometria muito grande, e é muito leve... Ou seja, quando tento aspirar o aqua, sai mais areão do que lixo... É esse o meu grande problema... E a verdade é que por vezes dou-lhes demasiada comida...mas tento sempre ter muito cuidado com isso...

Boas,

Como já te disseram o aspirador ou sifão é igual e igualmente eficaz em ambos os casos. A química da água só se altera com falta de limpeza, o que não seria o caso, com ou sem areão

Cumps.

Falta de limpeza, por vezes é verdade...

Então agora é a parte em que eu pergunto, ter areão se se tiver cuidados de aspirar, não tem qualquer problema... Certo? Mas se optar por remover o areão torna-se dificil de manter uma boa colónia de bactérias? Ou isso não é muito afectado?

Como existem bactérias no areão, ao deixar de ter areão, elas deixam de ter um abrigo... Portanto só estão no filtro... Isso poderá trazer problemas?

Cumprimentos,

João Martins

Aquariofilia copo de whisky, vê, comenta, e manda fazer o teu. Precisamos de mais participantes!

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Publicado:
plantas, neste momento só uso feto de java, musgo de java e monosolenium tenerum... ou seja, tudo plantas que são podem ser presas a troncos... Portanto isso não chateia...

Corys tinha 7... Morreram-me 3... Ou seja, tenho 4... E é por elas me terem morrido que eu estou com estas ideias... E porque vou juntar uns viejita... Camarões amano, eu tenho um neste momento, e a verdade é que ele não limpa assim tanto... Pelo menos no meu aqua... As sinfonagens para mim é um grande problema pois o meu areão tem uma granulometria muito grande, e é muito leve... Ou seja, quando tento aspirar o aqua, sai mais areão do que lixo... É esse o meu grande problema... E a verdade é que por vezes dou-lhes demasiada comida...mas tento sempre ter muito cuidado com isso...

Falta de limpeza, por vezes é verdade...

Então agora é a parte em que eu pergunto, ter areão se se tiver cuidados de aspirar, não tem qualquer problema... Certo? Mas se optar por remover o areão torna-se dificil de manter uma boa colónia de bactérias? Ou isso não é muito afectado?

Como existem bactérias no areão, ao deixar de ter areão, elas deixam de ter um abrigo... Portanto só estão no filtro... Isso poderá trazer problemas?

Nenhum problema.

1) -. as bactérias também se depositam no vidro.

2) -(e mais importante), talvez mais de 90 % da área disponível para as bactérias se depositarem está no filtro. É com esse que é preciso ter cuidado.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Publicado:
Nenhum problema.

1) -. as bactérias também se depositam no vidro.

2) -(e mais importante), talvez mais de 90 % da área disponível para as bactérias se depositarem está no filtro. É com esse que é preciso ter cuidado.

Cumps.

Também se depositam no vidro? Isso já não sabia... Porreiro... ENtaõ assim já tou um pouco mais avontade... O filtro não é problema... A parte das bactérias eu já sabia... Mas não sabia dessa percentagem... Muito obrigado... Então não existem riscos em não ter areão?!... Certo?

Cumprimentos,

João Martins

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Publicado:

Apenas sérios riscos de ordem estética, mas aí a minha Moderação já não vale nada ;)

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Publicado:
Apenas sérios riscos de ordem estética, mas aí a minha Moderação já não vale nada ;)

Cumps.

Na ordem estética? En~tão porque? Não gostas de ver aquas sem areão, ou pensas que pode ficar um bocado "ranhoso"?

Cumprimentos,

João Martins

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Publicado:

Honestamente prefiro com areão, mas gostos são gostos. Os teus é que contam.

Ranhoso? Também não exageremos...

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Publicado:
Honestamente prefiro com areão, mas gostos são gostos. Os teus é que contam.

Ranhoso? Também não exageremos...

Cumps.

Então agora é a parte em que eu me finjo entendido e digo:

"Já ando a estudar esta possibilidade e o layout do aqua sem areão á algum tempo." Ou seja, ando a treinar a layout há uns 5 dias ou 6... Penso que para mim o layout está "óptimo"... Mas assim que resolver uns problemas meto as fotos do layout que pensei, e depois meto do aqua como ficou... Mas sem os peixinhos que isso vai para outra parte para ver se o pessoal vai comentar o meu tópico

Cumprimentos,

João Martins

jpmartins;

Zaratrusca;

Hugo Monteiro;

ric17fcp;

alvarenga;

pp44.

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!