Recommended Posts

Pessoal vou hoje fazer co2 para por no meu plantado.

Eu tenhu la discus.

Agora a minha duvida era se durante a noite devo tirar a pedra difusoura do aqua??? Eu não tenhu bomba de ar mas a saida do meu filtro exteriorestava a tona de agua o que fax criar bastante oxigénio.( axo eu)

Como fasso???

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

Partilhar nas redes sociais

Boas,

O ideal é deixares o co2 e comprares uma bomba de ar e um temporizador! Ligas a bomba ao temporizador e fazes com que a bomba se ligue um bocado depois da luz se desligar para compensar a diminuicao de oxigenio, visto que a planta deixa de o criar! Mas se nao tiveres bomba e nao tiveres para a comprar, faz com que haja muita movimentação da água à superfície! Ou então, retira a pedra difusora! Sendo esta hipótese a mais trabalhosa! Tipo, todas as noites ir lá tirar a pedra! E numa noite em que nao vais tar em casa e isso...como é?! Se optares pela bomba, fica tudo na boa!

Frenchy

Portem-se,

Cláudio Espírito Santo

P.S: Visitem: http://contigoecomigo.blogspot.com/

O filtro a agitar-te a água á tona vai promover as trocas atmosféricas estragando completamente o efeito de introdução de CO2. O temporizador é o melhor...Como não tens muitas plantas elas podem não estar a criar oxigénio suficiente para os peixes repirarem de dia e noite...compras mais plantas...ou usas a bomba e temporizador.

Atenção que se não tiveres muitas plantas e como para o CO2 funcionar tens de diminuir as trocas gasosas com a atmosfera ou seja diminuir a agitação superficial, as plantas teem de produzir mais O2 para compensar esta deficiente troca. E por isso com tens poucas plantas tens de observar bem o comportamento dos peixes para veres se não estás com O2 a menos, respiração ofegante, peixes perto do topo a tentar respirar á superficie...etc.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me

E ha algum kit electrico em que eu possar fazer receitas caseiras e ke ha noite o possa desligar com 1 temporizador??

Só conheço 2 coisas sem limites! O Universo e a estupidez humana e quanto á 1ª tenho muitas dúvidas. ALBERT EINSTEIN

OLA A N D R É C O S T A

No meu aquario uso co2 de fabrico caseiro, tanto de dia como de noite nunca retiro a pedra difusora.

O importante nâo e saber mas ter o n: de telefone de quem sabe.

http://groups.msn.com/pigeon

O filtro a agitar-te a água á tona vai promover as trocas atmosféricas estragando completamente o efeito de introdução de CO2. O temporizador é o melhor...Como não tens muitas plantas elas podem não estar a criar oxigénio suficiente para os peixes repirarem de dia e noite...compras mais plantas...ou usas a bomba e temporizador.  

Atenção que se não tiveres muitas plantas e como para o CO2 funcionar tens de diminuir as trocas gasosas com a atmosfera ou seja diminuir a agitação superficial, as plantas teem de produzir mais O2 para compensar esta deficiente troca.

Boas Just, como ando interessado no modo funcionamento do sistema Co2, cá vão mais umas duvidas...

O facto de ter uma forte corrente num aquário ""anula"" o efeito do CO2 caseiro ? ELimina as quantidades de CO2 que se concentrariam na água?

Visto ter dois filtros externos e possuir uma boa corrente no aquário que tem que existir e não posso prescindir dela devido a certos peixes que a requerem, isto tudo significará que sendo assim CO2 caseiro no meu aqua acabaria por não fazer nada?

:wink:

Pic_652_1.jpg

O que interessa é a agitação superficial....podes ter uma grande corrente submarina e quase não notares na superficie.

Se tiveres agitação superficial...promoves as trocas gasosase os valores de O2 e CO2 vao para os valores normais de equilibro na água....

Pedro Alves

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me

resumindo e concluindo :

agitação superficial é desaconselhável, de resto toda a movimentação que ocorra abaixo da superficie é relativa em relação ao CO2...não sendo um factor preocupante, é assim certo ?

cheers

Pic_652_1.jpg

Boas,

Acho que antes de pensar em desligar a injecção de CO2 à noite ou aumentar a circulação à superfície, devem-se medir os valores do ph para saber se isso é mesmo necessário. No meu caso, nunca desligo a injecção nem aumento o arejamento durante a noite e a oscilação do ph não ultrapassa os 0,1.

Em águas muito macias e com fraco poder de tamão, poderá haver oscilações maiores, mas isso só podmos constatar se fizermos as medições...

Cumprimentos,

Paulo Duarte

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!