duvida de principante


29André

Recommended Posts

olá a todos

tenho um aqua com 54 litros (60x30x30) e tenho como habitantes 3 corydoras albinas e 2 ottos. em relação as plantas tenho varios pes de vallisnerias e outros tantos de cabombas. adquiri a pouco mais de 3 semanas eleocharis parvula com o objectivo de fazer um tapete, e para se formar mais rapido tenho co2 DIY a cerca de 2 semanas. ja se notam as cabombas e as vallisnerias a crescerem mais, mas nada na parvula. tenho 15 wats aqua-glo, pois nao posso ter mais, sera disso? e assim tao pouca luz? alguem tem sugestoes???

 

cumps. e obrigado a todos :|bang

logofino320x76.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não, não basta aumentar a luz

 

As plantas têm necessidades diferentes, e logicamente tb de nutrientes diferentes.

 

Deves antes de mais saber os teus valores de Fosfatos (PO4) e Nitratos (NO3), sem estes compostos, as tuas plantas não irão crescer.

 

PO4 deves ter até 1ppm

NO3 deves ter até 10ppm

 

Se não tiveres o aquário nestes padrões, deverás fertilizar com o que te faltar, e fazer uma relação para o Potássio.

 

Ajuda tb se fertilizares com micro-elementos, se são o complemento para que as plantas cresçam saudaveis. E claro aumentar a luz, nem sempre, mas no teu caso aplicaria a regra de 1w por litro.

 

Com a relação entre o KH e o pH deverás tb saber qual é a cocentração de CO2 no teu aquário, nao deverá ser muito baixa por causa das plantas nem muito alta por causa dos peixes.

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Tenho alguma experiência com essa planta, e posso-te dizer que é uma das plantas mais exigentes que já tive.

15w para 54L não é nada para essa planta.

 

Posso-te dizer que só a consegui ver a crescer em condições, no meu nano de 25L com 30W em cima.

Tenho-a no meu comunitário de 135L com 84W e digo-te que vou desistir dela, porque aquilo não cresce, pelo menos ao ritmo desejado.

 

Se fosse a ti, optava por trocar a iluminação para 2x24W T5 ou 1x55W PLL, ai sim verias resultados. Ou então desiste dessa planta, existem plantas que te podem dar o efeito de tapete e não são tão exigentes.

 

Como o jpospr disse e bem, só a luz em si não faz milagres, depois vem o resto... Fertilização e CO2.

 

1 Abraço

Editado por Mário
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá viva,

 

A Eleocharis não é uma planta complicada, uma vez que para manter é bastante simples. No entanto para a fazer crescer a um bom ritmo é necessário, como sempre, controlar os principais Macro-Nutrientes e aliar a um bom doseamento de CO2.

 

A Eleocharis é uma planta que não é exigente em luz, mas sim em CO2. Tens de perceber se o que estás a dosear de momento é suficiente!

 

Cumps

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais